Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde..

Venho aqui para vos fazer uma actualizaçao do status do meu aquario.

Ora entao aqui vai.

Aqua de 100x45x30 - 135l

Filtro externo eheim 2036

2 Aquecedores - um de 300W e outro de 50W

Flora - por enquanto nada pois tinha artificiais e penso comprar agora anubias e vilisnerias.

Fauna - Mantenho peixes de agua fria e agua quente juntos e sem qualquer tipo de problemas.

1 Pleco (cerca de 10cm)

3 Peixes de agua fria (nao sei a especie ao certo) ( cerca de 10 cm)

3 neon negro

6 Tetra Pinguim

2 Corydoras bronze

1 Tetra Imperador

1 otto

1 Viuva

Penso ainda colocar mais alguma corydoras e mais alguma viuva e imperador e talvez mais uns neons negros mas ainda estou em duvida.

Hardscape - Areão normal branco e com algum areão preto para fazer contraste no fundo, um tronco red moor de cerca de 50cm, algumas pedras pequenas de rio, pedra difusora, 2 troncos de pequenas dimensoes.

Iluminaçao nao sei qual a potencia pois na lampada nao tem nada escrito mas queria comprar uma iluminação mais forte pois acho que esta ja tem algum tempo e foi a que veio com o "kit" por isso quase de certeza que ao por plantas naturais nao vai ser suficiente.

Gostaria de saber as vossas opinioes e assim que conseguir colocar algumas fotos para verem como está ;)

Abraços

P.S - o Aquario ja esta em funcionamento à cerca de 7 meses e foi feito o ciclo de azoto normal e a agua mantem os parametros normais...de referir que o ph anda por volta dos 7.2/7.3

Editado por dannymachado
Publicado:
Não querendo ser chato mas sendo... Peixes de agua fria com peixes de aguas tropicais? =/

NunoCAST de forma alguma és chato...lol...andamos por aqui a procura de opinioes e elas boas ou mas sao para ler e reter :medieval_mace:

Em relação a tua opiniao, posso dizer-te que pode parecer estranho mas que gosto do tipo de contraste/estética que esta "mistura" cria no aquario.

Foi uma opção ponderada e só a tomei porque para alem de gostar, informei-me e vi que essa minha opção nao iria trazer problemas a qualquer tipo de peixe, nem aos de agua fria nem aos tropicais...apesar de cada peixe ser um peixe...

Nao fica de todo inestetico apesar que possa causar alguma estranheza...

Os peixes de agua fria sem sem duvida dos mais resistentes e toleram temperaturas superiores (cerca de 25º a 27º) sem problemas...nao sao agressivos para os tropicais e com plantas resistentes como por exemplo as anubias vivem sem qualquer tipo de problemas...

pondo isto...porque nao? :)

Abraços

Publicado:

Em relação a potencia da iluminaçao ja encontrei num cantinho da calha a potência!

Tem uma lampada de 25W.

O que me aconselham a comprar para a substituir? queria dar um efeito as cores dos peixes e que fosse suficiente para de futuro se quisesse introduzir plantas de manutenção mais dificil.

Aguardo sugestoes:)

Abraços

Publicado:

ora aqui vao algumas fotos...desculpem pela ma qualidade mas as pilhas da maquina nao as encontro...teve de ser pelo tlm...

espero que gostem:

2111101642001.jpg

Uploaded with ImageShack.us

2111101642.jpg

2111101642002.jpg

2111101642001.jpg

2111101641.jpg

2111101640.jpg

2111101640002.jpg

2111101640001.jpg

2111101642001.jpg

2111101639.jpg

2111101637.jpg

2111101359001.jpg

2111101358.jpg

espero que gostem!

Publicado: (editado)

danny não penses que és o primeiro a fazer essa mistura, e garanto-te que na tua situação vais ter problemas, sendo bem possivel que os neons possam vir a ser comidos pelos peixes de água fria. Alem de que os peixes de agua fria são mais resistentes, poluem facilmente a água, como nem plantas tens, a unica coisa que garantes no teu aquário é falta de qualidade de vida para os peixes. Não sei que estética ves nisso, na verdade nem estética ves, foi algo que te aconteceu, a mim ocorreu a mesma necessidade de mistura. Agora não fales de estética, onde ela não existe.

tens ainda vários conceitos a reter. Se souberes ler inglês aconselho-te ler: The Complete Aquarium Guide (1995), a maioria da informação que se encontra lá é de grande utilidade e está actualizada, excepto os equipamentos.

-> quanto às lampadas, deves comprar um tubo fluorescente, poupas energia e é o que as plantas precisam.

Editado por Quo
Publicado:
danny não penses que és o primeiro a fazer essa mistura, e garanto-te que na tua situação vais ter problemas, sendo bem possivel que os neons possam vir a ser comidos pelos peixes de água fria. Alem de que os peixes de agua fria são mais resistentes, poluem facilmente a água, como nem plantas tens, a unica coisa que garantes no teu aquário é falta de qualidade de vida para os peixes.

Quo, desde ja obrigado pela avaliação...posso dizer-te que ja os tenho a bastante tempo juntos e nunca aconteceu nada de errado...mas cada dia é um dia e nao quer dizer que nao possa vir a acontecer...:s

Em relaçao as plantas vou compra-las em principio esta semana pois a loja esta a recebe-las e ja as encomendei....apesar de serem por enquanto as de mais facil manutencao como anubias e valisnerias...e penso colocar bastante vegetaçao e por isso gostaria de saber qual a iluminaçao correcta :)

Mas mais uma vez obrigado pelo reparo Quo...fico agradecido :)

Abraço

Daniel Machado

é muito dificil manter plantas com peixes dourados, o meu conselho é pores valisnerias, comer não comem, mas vao levantá-las e sempre melhoram a qualidade da água. "Nunca aconteceu nada de errado" até os peixes caberem melhor dentro da boca.

achas que és o primeiro a fazer isso? olha que eu também fiz, e não recomendo o esforço, pois não vale a pena. O melhor é se calhar teres dois aquarios, um tropical para os outros peixes e um de água fria, APENAS para os peixes dourados, o limpa-vidros tem que estar em água quente e alimentado.

Editado por Quo
Publicado:
é muito dificil manter plantas com peixes dourados, o meu conselho é pores valisnerias, comer não comem, mas vao levantá-las e sempre melhoram a qualidade da água. "Nunca aconteceu nada de errado" até os peixes caberem melhor dentro da boca.

achas que és o primeiro a fazer isso? olha que eu também fiz, e não recomendo o esforço, pois não vale a pena. O melhor é se calhar teres dois aquarios, um tropical para os outros peixes e um de água fria, APENAS para os peixes dourados, o limpa-vidros tem que estar em água quente e alimentado.

de certeza que o primeiro nao sou....lol...vou pensar na tua ideia:) sem duvida que noto que os peixes de agua fria sao muito mais lentos que os tetras e secalhar por isso nao tive problemas de maior....mas...nao quer dizer que nao possa vir a ter....

Pelo que li sobre o assunto sei que os peixes de agua fria sao devoradores de flora, mas existem certo tipo de plantas quer seja pela sua estrutura ou pelo sabor desagradavel que têm que podem viver em perfeita harmonia com os peixes de agua fria...

A temperatura do aqua é de cerca de 26º e eles encontram.se perfeitamente adaptados...faço tpa's semanais de cerca de 20/30% e limpo o filtro de 3 em 3 semanas com a agua do aquario....

Em relaçao a flora é uma questao de experimentar e ver no que da....se começarem a existir demasiados problemas em relação à tal mistura terei mesmo de optar por ter entao os 2 aquarios...

Quo...obrigado mais uma vez :)

Abraços

o problema não é só o facto de comerem, porque há tropicais bem piores, mas sim o facto de serem peixes de grande porte e levarem tudo pela frente, plantas, pedras, troncos... Eu metia vallisnerias rodeadas por pedras na base para eles nao levantarem.

Não dá para decorar um aquario de peixes de agua fria. esse aquario como tu o tens, não é bom para eles, podem arranhar-se com facilidade no tronco.

Aconselho-te antes de comprar qualquer peixe, leres sobre ele:

os dados principais a reter é:

- tamanho maximo que atinge em adulto (aquario deve ter cerca de 5 vezes o comprimento maximo medio do peixe)

- compatibilidade (peixe grande come peixe pequeno, ser for ciclideo ler bem antes de comprar)

- verificar se são peixes de cardume ou não... comprando logo a quantidade de peixes necessária: normalmente os tetras são de cardume, os ciclideos de casal ou trio, os peixes de fundo solitarios, etc.

eu tenho 4 aquários... 3 deles são do mesmo tamanho que o teu, e não me importava de ter mais... se não fosse a falta de espaço e electricidade gasta...

Editado por Quo
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!