Recommended Posts

Publicado:

Fico maluco é com o L200 curto bue mesmo mas o meu L600 come esse hehe mas aserio parabens e ja agora onde aranjaste o L200? abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

• Replies 151
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Olá Tat,

Já faz algum tempo que não via o teu tópico. Está muito bom, é muito intressante ver como o aquário se desenvolveu para melhor.

Ora experimenta usar água de Osmose e turfa no filtro em vez de água mineral e verás se estão desinteressados na procriação.

Boa continuação

Cumptrs

José.Dias

Publicado:

Fico maluco é com o L200 curto bue mesmo mas o meu L600 come esse hehe mas aserio parabens e ja agora onde aranjaste o L200? abraço

Boas, o L200 foi comprado numa grande loja de aquariofilia, perto de Benfica ;)

Foi um grande investimento, mas de vez em quando temos de fazer algumas loucuras.

O meu receio é que o gajo continue a crescer como até agora, e o tenha de vender.....

Tens fotos do teu L600?

Publicado:

Olá Tat,

Já faz algum tempo que não via o teu tópico. Está muito bom, é muito intressante ver como o aquário se desenvolveu para melhor.

Ora experimenta usar água de Osmose e turfa no filtro em vez de água mineral e verás se estão desinteressados na procriação.

Boa continuação

Cumptrs

José.Dias

Eles tentaram uma vez a criação sem sucesso. Acho que o culpado foi o L200, que de vez em quando invadia o coco.

Neste comunitario, duvido que se safem com algum alguma postura.

De tal forma, que estou a montar um aquario de 60L, só para eles :)

Publicado:

bem estas ai com uma selva brutal....

esta com um visual muito bonito e agradevel e ver e apreciar.... parabens

• 2 semanas depois...
Publicado:

Desculpa agora disse isto mas agora que olhei bem para o teu aquário tenho a disser que não se parece nada amazónico que era o que querias certo? Mas continua a ser um bom plantado! Os peixes sim podem ser amazónicos (Não tenho a certeza porque não prestei muita atenção a isso desculpa..) MAs o aquário está porreiro óptimo trabalho parabéns outra vez!

Cumprimentos,

Publicado:

Após estar aqui perto de 1 hora a ler este tópico, apenas tenho uma palavra a dizer:

Gostei

Obrigado Vitor.

Ir actualizando o topico, tem este aspectivo positivo, de podermos mais tarde recordar como era o aquario, e ajudar malta com problemas semelhantes.

Por vezes, passo os olhos pelas 6 paginas do topico, e vou vendo como evoluiu o aquario, e como poderia ter sido diferente.

Publicado:

Desculpa agora disse isto mas agora que olhei bem para o teu aquário tenho a disser que não se parece nada amazónico que era o que querias certo? Mas continua a ser um bom plantado! Os peixes sim podem ser amazónicos (Não tenho a certeza porque não prestei muita atenção a isso desculpa..) MAs o aquário está porreiro óptimo trabalho parabéns outra vez!

Boas,

Bem, a ideia inicial, era de facto recriar um biotopo amazonico.

Mas a dada altura desviei bastante desse rumo, e agora limito-me a manter flora e fauna da america do sul.

Agora até a flora, está a desviar um pouco, mas os peixes, mantenho-os 100% amazonicos. Os proximos serão uns camarões.

E entretanto, estou a ganhar coragem para cometer a loucura de juntar 2/3 discos...

Publicado: (editado)

Boas,

Não existem grandes novidades.

Adicionei hoje uma Rotala Indica, veremos se tenho luz suficiente, para puxar pelos vermelhos.

Os apistos vão porreiros. Já se adaptaram completamente á comida seca.

No entanto, continuam a levar um grande baile dos cardinais :tongue:

Curtam:

Editado por tat
Publicado:

Muito louco e ficamos á espera dos camarões (só um ponto para informação são asiaticos..Mas não deixo de sugerir pores uns ai..)

Cumprimentos,

Publicado:

Muito louco e ficamos á espera dos camarões (só um ponto para informação são asiaticos..Mas não deixo de sugerir pores uns ai..)

Estou á procura dos Macrobrachium jelskii, supostamente são camarões amazonicos.

Publicado:

Estou á procura dos Macrobrachium jelskii, supostamente são camarões amazonicos.

fazes bem depois quero ver fotos!

Cumprimentos,

• 2 meses depois...

Boas!

Após quase 3 meses de ausência, venho finalmente fazer um update ao aqua.

Como não têm existido grandes alterações no aqua, e a preguiça tem sido mais que muita, tenho-me vindo a baldar, e a deixar o tópico esquecido.

Mas vamos ao que interessa.

Flora:

Adicionei algumas plantas, e retirei outras.

Tinha a anubia central tapada de algas, na minha opinião por excesso de luz. Por essa razão decidi cobrir a parte esquerda do aquário, com lemma minor, criando uma parte mais escura. Isto foi optimo para a anubia, que ressuscitou completamente, mas foi péssimo para as cabombas que definham, dia após dia.

Conclusão, não consigo agradar a ambas, alguma das plantas vai ter que saltar fora.

No lado direito do aquário, acrescentei umas valisnérias que se tão a safar bem, umas Staurogynas que estão invadidas por algas cabelo, e uma Cryptocoryne que está com as folhas muito mirradinhas.

Tenho CO2 de botija agora, mas num debito muito baixo (1/2 bolha por sec). As algas cabelo estão espalhadas por quase todo o aqua, creio que por defice de CO2, ou por má circulação da agua. Espero resolver este problema durante as próximas semanas, porque já chateia!

Bem tenho portanto agora:

• Cabombas
  • Anubias
  • Echinodorus Bleheri
  • Pogostemon helferi
  • Staurogyn
  • Valisneria nana
  • Cryptocoryne
  • Rotala rotundifolia
  • Rotala green

Fauna:

Em termos de fauna, reforcei a minha equipa de limpeza, adquirindo mais otos e um SAE.

Entretanto perdi algumas corydoras sterbai tendo agora apenas 1, espero dar-lhe companhia em breve.

A tropa de cardinais, perdeu um general ontem(e que gordo que ele estava :( ), são agora 7 autenticos jumbos.

O casal de apistos continua espetacular, e como novidade tenho agora uma farlowella acus.

Peixe muito interessante, e bom deveroador de algas do estilo Green spot. É muito calmo, sempre na boa, sempre tranquilo....

Tenho portanto:

• 5 otos affinis
  • 1 SAE
  • 4 neritinas
  • 1 L200
  • 1 farlowella acus
  • 7 tetra cardinal
  • 1 casal apistos agassize firered
  • 1 corydora sterbai

Acho que ainda tenho espaço para juntar mais uma outra especie, sem comprometer a qualidade de vida dos restantes.

Cheguei a pensar em juntar 1 casal de discus, mas temo não lhes dar depois a devida atenção. Estou a ponderar.....

Para quem não conhece a farlowella, ou peixe-galho:

farlowellav2.jpg

E finalmente uma panoramica:

panoramicav2.jpg

Boas férias pessoal.

Editado por tat
  • 1 mês depois...
Publicado:

Boas,

Após algum tempo sem dar noticias, não posso deixar de partilhar aqueles momentos que estamos á espera.

Por sorte estava em casa no momento em que a femea estava em postura dos ovos.

Deixo-vos o vídeo (HD), vale a pena ver :)

• 5 meses depois...

Boa noite amigos!

Após largos meses sem actualizar este tópico, e com um tempinho livre, decidi que era altura de dar novidades por aqui.

Desde Setembro, algumas mudanças foram acontecendo. A mais negativa foi sem duvida a morte do macho agassizi firered. Apesar dos esforços feitos, tal como descrevi neste topico: http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1, não foi possível salva-lo. Além disso, perdi também a farlowella.

Pelo meio, tive problemas com algumas das plantas, e tive um ataque de algas filamentosas muitíssimo complicado. Em resultado disso, decidi abrandar as fertilizações, e manter apenas plantas de cuidados mais simples.

Tenho agora plantado:

• Anubias
  • Echinodorus Bleheri
  • Echinodorus Angustifolius
  • Echinodorus Ozelot
  • Valisneria nana
  • Cryptocoryne
  • Rotala rotundifolia
  • Rotala green
  • Sagittaria subulata

A fauna, foi reforçada com os verdadeiros pastores de algas. Os camarões Amano. Estes animais são umas maquinas a devorar algas. Em pouquíssimo tempo eliminaram-me as filamentosas. Um espetáculo!

Por graça, coloquei também 2 khuli ao aqua. São engraçadas, apesar de só aparecerem para comer.

Já o L200 continua espetacular, mas mais malandro. Com a idade deu-lhe para me ratar as plantas. Tenho as anubias, a bleheri e a sagittaria destruídas por ele. Vou-lhe dar vegetais diariamente, durante algum tempo, para ver se o rapaz de barriga cheia, me deixa as plantas da mão. Mas estou com poucas esperanças....

A menina apisto, enviuvou, e ainda estou a pensar se lhe arranjo novo companheiro.

Resumindo, tenho então:

• 4 otos
  • 1 SAE (gordo que nem um texugo)
  • 4 neritinas
  • 1 L200
  • 5 camaraoes amano
  • 6 tetra cardinal
  • 1 femea apisto agassize firered
  • 3 corydora sterbai
  • 2 khuli

E pronto, aqui fica uma foto do pessoal a devorar o belo do broculo #food

horadacomida.jpg

Editado por tat
  • 3 meses depois...
Publicado:

Camarada,

Foi um prazer ler este teu tópico, conteúdo muito interessante e o aquário... Deslumbrante!

Quando tiveres disponibilidade actualiza-nos de preferência com um set de fotos.

Publicado:

Ola Alexandre.

Obrigado pelo elogio. É porreiro registar com alguma frequencia a evolução do aquario, para mais tarde andar para tras, e analisar o que fizemos de bem ou de mal, ou simplesmente como as coisas foram mudando :)

Ultimamente não tenho actualizado muito, porque sinceramente não têm existido grandes novidades.

Relativamente á fauna, desde Fevereiro, desapareceram as khullis e 2 corys, e juntei 2 colisas Chunas. Com o tempo tornei-me menos fundamentalista, não sendo grave colocar 2 colisas num ambiente originalmente amazonico ;)

Relativamente á fauna, as anubias e as echinodorus continuam a sofrer com a boca raspadeira do L200, nada a fazer quanto a isso, não me vou livrar dele. As restantes vou dando uma aparadela, mas como se pode ver não tenho daquels aquarios todos aparadinhos ao milimetro, existindo alguma desordem.

O aquario já vai com ano e meio, bastante estabilizado, em termos de parametros da agua, fauna e flora. Já por diversas vezes me passou pela cabeça lançar-me noutro projecto. Já ponderei um salgado, já pensei numa banheira para ciclideos africanos e inevitavelmente também pensei nos espetaculares discus.

O que é certo, é que por uma razão ou por outra, nunca avancei, e deixa-me que te diga que ainda sinto bastante gosto em contemplar este aqua. A bicharada também não se vai queixando, logo.... :)

Aqui está o cenário:

panoramicageraljunho201.jpg

• 3 semanas depois...

Boas camaradas,

Fiz ontem novo TPA (25 Litros), com agua do Pingo-Doce (ph=5.5).

No entanto, o PH baixou apenas 0.1 para 7.2.

Para registo fica aqui os parametros da agua:

19-12-2010: No3=10,NO2=0.5,GH=14,KH=3,PH=7.2 .

Assim sendo, rendi-me ás evidencias, e decidi adicionar turfa ao filtro.

Adicionei cerca de 100g de turfa ao filtro, vou agora controlar diariamente o PH.

Recordo que o meu objectivo é ficar com um PH de 6.7, que creio ser um valor mais apropriado para manter e mesmo criar apistos, e acaba por estar mais proximo das caracteristicas e um biotopo amazonico.

Fiz ainda as seguintes modificações no aquario:

-> Mudei iluminação para 2x T5 39w - 8000K

-> Substituí as duas anubias que tinha no tronco da esquerda, e acrescentei uma ozelot e uma foxtail.

-> Modificação disposição das seyru stones

Acho que a maneira como coloquei as pedras, acaba por centrar demasiado a atenção nas mesmas.

Mas vou dar mais alguns dias para "digerir" o layout.

Aqua:

aqua21122010resized.jpg

Muito bom, gostei especialmente desta.... Editado por João Cunha
Publicado:

Ola Alexandre.

Obrigado pelo elogio. É porreiro registar com alguma frequencia a evolução do aquario, para mais tarde andar para tras, e analisar o que fizemos de bem ou de mal, ou simplesmente como as coisas foram mudando :)

Ultimamente não tenho actualizado muito, porque sinceramente não têm existido grandes novidades.

Relativamente á fauna, desde Fevereiro, desapareceram as khullis e 2 corys, e juntei 2 colisas Chunas. Com o tempo tornei-me menos fundamentalista, não sendo grave colocar 2 colisas num ambiente originalmente amazonico ;)

Relativamente á fauna, as anubias e as echinodorus continuam a sofrer com a boca raspadeira do L200, nada a fazer quanto a isso, não me vou livrar dele. As restantes vou dando uma aparadela, mas como se pode ver não tenho daquels aquarios todos aparadinhos ao milimetro, existindo alguma desordem.

O aquario já vai com ano e meio, bastante estabilizado, em termos de parametros da agua, fauna e flora. Já por diversas vezes me passou pela cabeça lançar-me noutro projecto. Já ponderei um salgado, já pensei numa banheira para ciclideos africanos e inevitavelmente também pensei nos espetaculares discus.

O que é certo, é que por uma razão ou por outra, nunca avancei, e deixa-me que te diga que ainda sinto bastante gosto em contemplar este aqua. A bicharada também não se vai queixando, logo.... :)

Aqui está o cenário:

panoramicageraljunho201.jpg

Tb gostei mas com muita planta.... :tapfoot:
  • 3 meses depois...
Publicado:

Boas,

O aquario continua montado ao fim de 2 anos :)

Como novidade, 2 discos juvenis (5cms), 1 blue diamond e 1 red marlboro.

Introduzidos há 3 dias estão-se a ambientar bem, apesar de alguma ferrugem que apareceu no red marlboro. Espero que desapareça quando passar o stress.

Em breve espero mudar para um aquario de 300 Litros. Estou a planear cuidadosamente a passagem...

Aqui fica o video, pena a falta de qualidade da maquina, mas espero que gostem:

• 2 semanas depois...
Publicado:

O aquário continua deslumbrante, com um aspecto muito natural e saudável. Parece-me que os novos inclinos vão passar uns belos momentos na nova casa.

Estou curioso para ver esse teu novo projecto desenrolar-se, se partilhares o desenvolvimento connosco, vou segui-lo definitivamente. Boa sorte camarada!

• 3 semanas depois...

Boas camaradas,

Apenas para dar conta dos poucos desenvolvimentos.

Os 2 discus juvenis vão crescendo, com calma....

O red marlboro, ganhou alguma ferrugem, espero que com o tempo vá limpando.

O blue diamond, já vai mostrando um azul bem intenso nas barbatanas.

Estou receoso que os discus fiquem atrofiados. Apenas faço uma TPA de 40% semanal, e alimento 2 vezes por dia (flocos+artemia). Pelo que tenho lido, nestas idades precisam de alimentação 3 ou 4x por dia, e mais TPA's. Bem, espero que mesmo mais devagar se desenvolvam bem....

De resto, como podem ver, está a precisar duma bela poda. A echinodorus bleheri literalmente explodiu, desde que lhe espetei 2 pastilhas (seachem root tabs) por baixo da raíz. As anubias, que toda a gente diz que até se dão bem no fundo dum poço, comigo não há jeito....

Simultaneamente tenho vindo a planear o novo projecto de 300 Litros, que vai tomar o lugar deste. Com muita calma, para não fazer asneiras.... A minha duvida existencial, mantém-se no substrato, ainda nao decidi se vou para areia de filto de piscina se para a flourite black sand. Isto vai devagar, mas vai ;)

As fotos:

os 2 pequenos, acompanhados do destrambelhado do SAE (gordo que nem um texugo).

discusesaev2.jpg

Uma panoramica geral (ignorem a "desarumação" ;) )

panoramicageral.jpg

Editado por tat