Recommended Posts

Publicado

boa tarde. é com muito agrado que começo este novo hobby. comprei um aqua mobby dick de 60 lts, nao é muito grande, mas foi o que o orçamento deu....

o aqua traz lampada de 15w,ja sei que e pouco para certas plantas, tem temporizador para a iluminaçao, kit de filtraçao com 3 elementos (filtraçao mecanica, quimica e biologica) , bomba de agua MICRA com regulaçao de fluxo e termostato SCUBA de 100w. acham que foi uma boa compra?espero que sim.

para colocar no fundo do aqua, tinha pensado por areia da praia e areao por cima, e depois algumas pedras.

aconselham por agua da torneira e tratar ou por de nascente (garrafao)

que tipo de plantas devo meter,face a iluminaçao que tenho.

que tipo de peixes.

gostava de perceber mais sobre o ciclo de azoto.se puderem explicar agradecia.

aceito sugestoes e dicas.

obrigado e ate breve

Publicado:

1º nao uses areia de praia, acho que nao vai correr lá muito bem, compra um substrato proprio.

2º usa agua da torneira, depois adicionas por exemplo aquatan para eliminares o cloro e outras coisas menos boas.

3- anubias nana, egeria densa, vallisnerias, fetos de java

4- peixes, bem ainda vao demorar um pouco depende do que quiseres ;)

Publicado:

Olá

Areia da praia vai certamente fazer subir o pH poderá não ser boa ideia.

Ciclo do azoto não é mais do que um conjunto de reacções e transformações que ocorrem na água. Ao introduzires peixes, comida ou outra matéria, vais criar amónia depois esta será transformada em nitritos e estes são transformados em nitratos (são transformados por bactérias).

Os dois primeiros são tóxicos mesmo em baixas quantidades.

No inicio existem dois picos grandes (amónia e posteriormente nitritos) sendo mais seguro começar a introduzir a fauna depois destes picos.

Não nos devemos esquecer que o ciclo não termina, está sempre acontecer, seja quando introduzimos mais peixes assim como quando damos mais alimento.

Publicado:

obrigado pela ajuda. vi em alguns sites em que pessoal poe terra preta no fundo do aquario.posso por? substrato natural.e depois poem outro tipo e por fim uma boa camada de areao para a terra n passar para cima.o k dizem?em relaçao a troncos de madeira a venda em lojas de animais terei de lavar e secar e so depois colocar no aqua?

obrigado

Publicado:

Há quem coloque terra e outras coisas, eu não coloco e prefiro não arriscar.

Troncos de lojas vale a pena passar por água e depois ver se flutuam, caso não flutuem é ir para dentro do aquário, se flutuarem ou deixa-os de molho ou coloca no aquário com algo que os faça ir ao fundo (pedra etc etc). Podem deixar a água de cor mais escura há quem goste e há quem não goste, mal não faz e com as TPA's acaba por resolver grande parte.

Publicado:
Há quem coloque terra e outras coisas, eu não coloco e prefiro não arriscar.

Troncos de lojas vale a pena passar por água e depois ver se flutuam, caso não flutuem é ir para dentro do aquário, se flutuarem ou deixa-os de molho ou coloca no aquário com algo que os faça ir ao fundo (pedra etc etc). Podem deixar a água de cor mais escura há quem goste e há quem não goste, mal não faz e com as TPA's acaba por resolver grande parte.

entao sugere k meta so areao?as plantas vao dar se bem a mesma enterradas no areao?tambem n tho intençao de por muitas.num aqu de 60cm ponho a volta de dex quilosde areao n é?mesmo que ja venha lavado,convem lavar a mesma e ferver n é? em relaçao as plantas axo k so vou meter umas 3.gostava de ver do tronco de madeira ou entao umas pedras.no fim do ciclo de azoto, k sugere para primeiro habitante?

gostava de ter um tubarao, é compativel km outros peixes mais pekenos? numa loja disseram me k podia juntar a vontade. para o fundo e para limpa vidros o k aconselha?

estou a fazer estas perguntas pk nas lojas dizem uma coisa e gostava de saber se era verdade.

obrigado

Publicado:

ora bem. acho que ao areao terás que adicionar o substtrato.

sim 10kg de areao serão suficientes se bem que com 8 ou 9 tb te safas.

pessoalmente aconselho a comprares em loja, eu comprei apenas tive o trabalho de passar por agua para retirar impurezas.

Publicado:
ora bem. acho que ao areao terás que adicionar o substtrato.

sim 10kg de areao serão suficientes se bem que com 8 ou 9 tb te safas.

pessoalmente aconselho a comprares em loja, eu comprei apenas tive o trabalho de passar por agua para retirar impurezas.

boas.mas que tipo de substrato?a terra normal k ha para plantas?no meu aqua,o tubo por onde vai a agua para a bomba e o aquecedor ficam do lado esq.e nao fika muito longe do fundo.estava a pensar n meter muita altura ai e n meter plantas desse lado.mas sim pedras ou memso o tronco de madeira.nao queria meter nda artificial, pk keremos o mais natural possivel.eu tb comprei o areao, mas dizia para lavar para tirar impurezas e meter um desinfetante.umas xs de gotas.axo k so vou lavar mesmo.

num aqua de 60lt uns 2 peixes de fundo e 2 limpa vidros chegam?

que peixe devo de colocar 1º?

Publicado:
boas.mas que tipo de substrato?a terra normal k ha para plantas?no meu aqua,o tubo por onde vai a agua para a bomba e o aquecedor ficam do lado esq.e nao fika muito longe do fundo.estava a pensar n meter muita altura ai e n meter plantas desse lado.mas sim pedras ou memso o tronco de madeira.nao queria meter nda artificial, pk keremos o mais natural possivel.eu tb comprei o areao, mas dizia para lavar para tirar impurezas e meter um desinfetante.umas xs de gotas.axo k so vou lavar mesmo.

num aqua de 60lt uns 2 peixes de fundo e 2 limpa vidros chegam?

que peixe devo de colocar 1º?

Boas noites pancp.

Ora bem em relação à colocaçao de substracto tens de pensar que tipo de plantas queres ter no aqua. Se vais manter plantas de facil manutencao podes bem deixar a questao de substracto de lado...tens plantas bonitas e de facil manutençao que bem colocadas constituem um layout porreiro :D Mas tens de pensar antes de o fazer....se vais optar por colocares plantas mais dificeis de cuidar teras entao de te preocupar com essa situaçao do substracto e tambem da iluminação, adição de c02, etc...e tudo uma questao de gosto e de orçamentos...:P

Depois quanto aos peixes, deveras coloca-los dentro do aquario apenas quando o ciclo de azoto estiver completado e deveras junta-los aos poucos...teras de pensar se queres um aquario comunitario ou se quererás recriar um biotipo especifico.

Em relaçao aos comunitarios aconselhote optares pelos tetras que para alem das cores fazem "uma figura" com a formçao de cardumes....teras de ter em atençao a compatibilidade de especies, entre outras coisas...

Posso apenas darte uma opiniao, embora seja contra, quando iniciares o ciclo de azoto, para alem de colocares um pouco de comida dia sim dia nao, podes talvez colocar uma corydora que te vai acelarar um pouco esse procedimento...embora eu seja contra a colocaçao de peixes antes de o ciclo estar completo...

Mas cada um sabe de si...

Uma coisa te digo....pensa bem naquilo que gostas, naquilo que gostavas de ter, pois quando o montares é mais facil nao te arrependeres do que te arrependeres e pensares que afinal querias outra coisa e teres de começar tudo de novo..

Desejo-te a maior sorte.

Um abraço

Publicado:
Boas noites pancp.

Ora bem em relação à colocaçao de substracto tens de pensar que tipo de plantas queres ter no aqua. Se vais manter plantas de facil manutencao podes bem deixar a questao de substracto de lado...tens plantas bonitas e de facil manutençao que bem colocadas constituem um layout porreiro :D Mas tens de pensar antes de o fazer....se vais optar por colocares plantas mais dificeis de cuidar teras entao de te preocupar com essa situaçao do substracto e tambem da iluminação, adição de c02, etc...e tudo uma questao de gosto e de orçamentos...:P

Depois quanto aos peixes, deveras coloca-los dentro do aquario apenas quando o ciclo de azoto estiver completado e deveras junta-los aos poucos...teras de pensar se queres um aquario comunitario ou se quererás recriar um biotipo especifico.

Em relaçao aos comunitarios aconselhote optares pelos tetras que para alem das cores fazem "uma figura" com a formçao de cardumes....teras de ter em atençao a compatibilidade de especies, entre outras coisas...

Posso apenas darte uma opiniao, embora seja contra, quando iniciares o ciclo de azoto, para alem de colocares um pouco de comida dia sim dia nao, podes talvez colocar uma corydora que te vai acelarar um pouco esse procedimento...embora eu seja contra a colocaçao de peixes antes de o ciclo estar completo...

Mas cada um sabe de si...

Uma coisa te digo....pensa bem naquilo que gostas, naquilo que gostavas de ter, pois quando o montares é mais facil nao te arrependeres do que te arrependeres e pensares que afinal querias outra coisa e teres de começar tudo de novo..

Desejo-te a maior sorte.

Um abraço

obrigado por tudo.

em relaçao as plantas nao kero ter muito trabalho... lol acho k vou optar so pelo areao entao, e meter umas de manutençao facil. em relaçao ao ciclo de azoto sei k ha embalagens de bacterias a venda e k passado uns dias estara pronto para por os peixes.sera mm assim ou sera melhor fazer "manual"?

n m kero arrepender do k vou fazer,pk n kero tar a tirar tudo e voltar a montar o aqua.kero k fike km kero a 1ª.

concordas em n meter plantas do lado do aquecedor e do tubo k vai pa bomba e po filtro? axo k dexe lado tb n devo por muitp areao.em relaçao a filtro.ja ouvi pessoal k tira uma parte k traz, e mete ceramica.é melhor deixar me estar com o k traz ne?temho k meter fotos,mas o site tb vai estar fora de funcionamento,mas dp ponho.

obrigado

Publicado:
obrigado por tudo.

em relaçao as plantas nao kero ter muito trabalho... lol acho k vou optar so pelo areao entao, e meter umas de manutençao facil. em relaçao ao ciclo de azoto sei k ha embalagens de bacterias a venda e k passado uns dias estara pronto para por os peixes.sera mm assim ou sera melhor fazer "manual"?

n m kero arrepender do k vou fazer,pk n kero tar a tirar tudo e voltar a montar o aqua.kero k fike km kero a 1ª.

concordas em n meter plantas do lado do aquecedor e do tubo k vai pa bomba e po filtro? axo k dexe lado tb n devo por muitp areao.em relaçao a filtro.ja ouvi pessoal k tira uma parte k traz, e mete ceramica.é melhor deixar me estar com o k traz ne?temho k meter fotos,mas o site tb vai estar fora de funcionamento,mas dp ponho.

obrigado

se nao queres ter muito trabalho com as plantas entao é melhor optares mesmo por nao pores substractos e assim evitas possiveis problemas no aquario se o substracto entrar em contacto com a agua e nao sei k...

as bacterias "pre-fabricadas" aceleram.te a criaçao de uma colonia mas eu sou adepto de fazer tudo manualmente como dizes...

eu no meu antigo aquario tinha as plantas colocadas perto do aquario pois estas tapavam.me visualmente os tubos do filtro e nao tive qualquer tipo de problemas....

e o filtro que tenho uso as ceramicas de "origem" e nao tive problemas...agora depende do teu ponto de vista e do tipo de peixes que vais ter...existem peixes que precisam de um sistema de filtraçao mais completo que outros....

pesquisa na net os varios sites que existem que vais criar ideias muito bacanas e vais conseguir fazer tudo bem a 1ª..

Abraço

• 2 semanas depois...
Publicado:

bom dia.finalmente ja montei o aqua.brevemente vou colocar fotos.n sei se agora com o novo visual do forum a colocaçao de fotos se mantem.

abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!