Recommended Posts

Publicado

Olás,

Tenho lido muito acerca da dificuldade em manter anémonas em cativeiro, sendo que a maioria morre por autofagia (com falta de luz, má qualidade da água e/ou alimentação inadequada, têem tendência para o "suicidio").

Como o meu salgado tem apenas 3 meses, parece-me inadequado tentar manter, para já, uma anémona por mais "fácil" que ela seja.

Tenho há 2 meses um "casal" de occelaris que, nas ultimas 2 semanas, se lembraram de escolher um cantinho para viver. É um canto despido (já coloquei um pouco de caulerpa), mas os bichos teimam em ficar por lá...

No mesmo aquário tenho um sarcophyton grande e muita xénia, os quais parecem não agradar aos palhacitos...:shock:

Se colocar um sarcophyton, que pretendo adquirir, no "cantinho" deles será que os palhaços o aceitam? O facto de passarem muito tempo em cima dele não irá afectar o sarcophyton (pólipos recolhidos, muitos "toques" na pele), stressando-o, mesmo depois de "habituado"?

O mais sensato é esperar que a caulerpa cresça (ou eventualmente colocar um pouco de xénia) , ou posso colocar o sarco? :shock:

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Viva,

Os Sarcophytons nao sao anemonas, sao corais moles :)

Mas ja vi varias imagens de palhaço ke adoptaram sarcophytons. Mas isso ja nao entendo grande coisa.

Cumpts.

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Publicado:

Olás,

Como o meu salgado tem apenas 3 meses, parece-me inadequado tentar manter, para já, uma anémona por mais "fácil" que ela seja
No mesmo aquário tenho um sarcophyton grande e muita xénia,

Não achas que seria contraditório, da minha parte, referir "parece-me inadequado tentar manter anémonas" e logo a seguir dizer "tenho um sarcophyton grande"? :):oops:

Por saber que se trata de um coral e não de uma anémona "para palhaços" (com aspas...claro) é que faço a pergunta. 8)

Cumps,

Nuno Reis

18_3_103.gif

Publicado:

Realmente tens razão, desculpa-la :)

Cumpts.

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

• 2 semanas depois...
Publicado:
Tenho lido muito acerca da dificuldade em manter anémonas em cativeiro, sendo que a maioria morre por autofagia (com falta de luz, má qualidade da água e/ou alimentação inadequada, têem tendência para o "suicidio").  

Como o meu salgado tem apenas 3 meses, parece-me inadequado tentar manter, para já, uma anémona por mais "fácil" que ela seja.  

Oi diesel, tentei procurar a a ficha tecnica do teu aquário, mas não encontrei, para saber a iluminação que tinhas no aquario.........quanto a teres anémonas, não é assim um bicho de 7 cabeças, eu no meu antigo aqua de recife, tinha uma heteractis malu, que me foi oferecida mas vinha completamente despida de zooxanthellae, e ao fim de 4 meses debaixo de uma HQI 150 w 10000k e 4x15 watts de luz actinica, passou de uma cor branca a castanha e triplicou de tamanho, isto sem dar alimentação á mesma anémona.

Se colocar um sarcophyton, que pretendo adquirir, no "cantinho" deles será que os palhaços o aceitam? O facto de passarem muito tempo em cima dele não irá afectar o sarcophyton (pólipos recolhidos, muitos "toques" na pele), stressando-o, mesmo depois de "habituado"?  

O mais sensato é esperar que a caulerpa cresça (ou eventualmente colocar um pouco de xénia) , ou posso colocar o sarco?  

Uma vez um Amphiprion melanopus, meu, durante um ataque de cyano, utlizou estas mesmas bacterias/algas, para fazer o seu territorio, coitado aquilo mexia e ele pensava que era uma anémona...

Diesel, não há nada como experimentares, tudo depende do tamanho dos palhaços e do tamanho do sarcophyton, comp. dos pólipos, possivelmente ate podem não o adoptar como se fosse uma anémona...

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

Viva,

Diesel_Car, eu no meu aquario tenho 2 Ocellaris e estes fazem simbiose com 2 sarcophytons e xénias.

Já fazem esta simbose há já uns bons meses e até hoje os Sarcophytons continuam a crescer e bem... :D

kumanomi-01.gif

Abraço

Carlos Nascimento

|---> CjBorn <---|

Publicado:

podes sempre experimentar uma anemona da areia

normalmente os ocealaris tem dificuldade em aceitar estas anemonas mas acabam por la ficar

estas anemonas são muito facei de manter e tem um baixo custo

normalmente eu compro por 9,9€

padisiosub

www.padisiosub.com

Publicado:

Olás,

Entretanto os palhaços largaram o cantinho deles e voltaram a "vaguear" á solta pelo aquário. :cry:

Logo agora que a caulerpa no tal canto cresceu... :lol:

Oi diesel, tentei procurar a a ficha tecnica do teu aquário, mas não encontrei, para saber a iluminação que tinhas no aquario
Só pretendo colocar ficha (e fotos...) quando o aquário fizer 6 meses ou mesmo 1 ano, ou seja, quando me livrar das algas!! Acho desnecessário passar a vida a actualizar a ficha do aquário visto colocar corais todos os meses e o aquário estar ainda no inicio (4 meses).

A iluminação é HQI 150W (10000K) e T8 18-20W (actinica), para um aquário 70c*40l*50a.

tinha uma heteractis malu, que me foi oferecida mas vinha completamente despida de zooxanthellae, e ao fim de 4 meses debaixo de uma HQI 150 w 10000k e 4x15 watts de luz actinica, passou de uma cor branca a castanha e triplicou de tamanho

Outro problema das anémonas é o tamanho...o meu aquário só tem 70cm de comprimento :cry:

Tenho visto muitas vezes Heteractis malu (pelo menos parecem) á venda, mas pelo preço prefiro comprar alguns corais/mudas.

Já pensei numa Quadricolor, mas só daqui a alguns meses...

Diesel_Car, eu no meu aquario tenho 2 Ocellaris e estes fazem simbiose com 2 sarcophytons e xénias.

Tenho lido algumas coisas acerca disto, inclusivé alguns sites onde se afirma que a presença de palhaços aumenta o crescimento dos sarcos (produção de fezes e sua absorção pelos corais).

A dúvida em relação ao "stress" já está esclarecida....

http://www.garf.org/39/fish/pict.html

O meu aquário tem, neste momento, 3 sarcophyton (um deles enorme que cresce todos os dias :P ) e toneladas de xénia, mas os palhaços não gostam de nada! :lol:

Pic_2647_10.jpg

O verde que se vê não são algas...é decoração para o benfica-sporting :twisted::lol:

A xénia encolheu os pólipos...é timida!

Creio que vai ser uma questão de esperar até que aceitem alguma coisa. De momento estão excelentes de saúde, a comer muito bem e a "brincar" um com o outro...é pena serem "sem abrigo", ainda por cima com a vaga de frio que aí vem. 8)

Cumps,

Nuno Reis

18_3_103.gif

Publicado:

Oi...

dá um tempo e vais ver que irão acabar por adoptar um coral... o mais facil é adaptarem as xenias mas com sarcophyton também dá, e com sinularia e com clauvularia e com muitos outros...

mas não te preocupes porque é apenas uma questão de tempo. :(

Abraço...

• 3 semanas depois...
Publicado:

Bom dia Nuno,

Gostava de saber como é que estão os teus ocellaris, também tenho dois que viviam nas xenias, mas quando há dois anos comprei uma heteractis crispa eles adoptaram-na passada uma semana.

Um abraço

Publicado:

Olás,

Os meus occelaris cá estão...todos contentes a passear pelo aquário todo. :)

Já tenho o aquário mais estável, portanto poderei optar por comprar uma E. quadricolor, que me parece a anémona mais "fácil" de manter.

A xénia continua a crescer e, já que não a adoptam, terei de "podá-la" outra vez. :cry:

Não o fiz (correndo o risco de esta tapar a luz a outros corais) para que os palhaços a adoptem...mas sem sucesso.

Também não ligam nenhuma ao sarcophyton... :)

Pic_2647_11.jpg

Cumps,

Nuno Reis

Ps- alguém quer Xénia castanha? :?

18_3_103.gif

Publicado:
:cry: Se estás falar a sério quanto a Xenia, é com muito gosto que fico com algumas "pernas". Moro em Queluz-Monte Abraão, é só dizeres quando e onde. 8)

João Magano

banner_reefforun2.gif

Publicado:

Olás,

Não se tratando este local de um sub-forum comercial :wink: , peço que não façam mais propostas aqui em relação ás xénias...

Qualquer questão será respondida por MP.

Cumps,

Nuno Reis

18_3_103.gif