RuiMascarenhas Publicado Novembro 17, 2010 Publicado Novembro 17, 2010 Boas hoje estive a medir os paramêtros da água del cano (torneira) pois estou a 15 dias de montar o meu primeiro aquário desde á 12 anos :S Fiz o teste ao PH /GH e KH cujos valores vou apresentar : PH - 7 GH - 6º KH - entre os 15 e os 18º (na embalagem dizia que quando a água passá-se de azul para laranja a qual nem azul ficou passou a laranja ás 15 gotas) Serão ideais estes paramêtros antes de começar a montar o aquário? Citar
FDavidMM91 Publicado: Novembro 17, 2010 Publicado: Novembro 17, 2010 Esses valores são os valores da água da companhia, agora apenas tens de fazer a selecção dos peixes que se adaptam a esses parâmetros de água. Tens de ver as necessidades dos peixes que pretendes pôr no aquário e ver se se enquadram com esses ou se precisas de "tratar" a água antes de encher o aquário com ela. Caso não pretendas fazer esse tratamento, tens sempre a hipótese de enquadrar os peixes em relação aos parâmetros em vez de ser os parâmetros em relação aos peixes. Espero ter ajudado. Citar Saudações aquariofilas. Fernando Macedo
RuiMascarenhas Publicado: Novembro 18, 2010 Autor Publicado: Novembro 18, 2010 Esses valores são os valores da água da companhia, agora apenas tens de fazer a selecção dos peixes que se adaptam a esses parâmetros de água.Tens de ver as necessidades dos peixes que pretendes pôr no aquário e ver se se enquadram com esses ou se precisas de "tratar" a água antes de encher o aquário com ela. Caso não pretendas fazer esse tratamento, tens sempre a hipótese de enquadrar os peixes em relação aos parâmetros em vez de ser os parâmetros em relação aos peixes. Espero ter ajudado. Ajudaste de facto agora a minha dúvida é outra :S Planeio fazer no dito aquário um plantado serão ideais estes paramêtros ou é como explicáste tenho de fazer selecção de plantas que se adaptem assim como os peixes? Citar
FDavidMM91 Publicado: Novembro 18, 2010 Publicado: Novembro 18, 2010 Poucas são as plantas que não se adaptam a qualquer tipo de água (com parâmetros dentro do normal), por isso, o mesmo problema dos peixes não se põem nas plantas. Tens sim de ter em atenção as necessidades destas em termos de fertilização e luminosidade. Citar Saudações aquariofilas. Fernando Macedo
RuiMascarenhas Publicado: Novembro 18, 2010 Autor Publicado: Novembro 18, 2010 Poucas são as plantas que não se adaptam a qualquer tipo de água (com parâmetros dentro do normal), por isso, o mesmo problema dos peixes não se põem nas plantas.Tens sim de ter em atenção as necessidades destas em termos de fertilização e luminosidade. Obrigado FDavidMM91 fiquei esclarecido já faz um mês e tal que estou a planear montar o aquário, noites acordado até ás 5 da matina a pesquisar no fórum e net, espero alcançar o meu objectivo sabendo desde já que será a longo prazo eheheh mas tenho de fazer alguma coisa em 2 meses de férias ehehehe Citar
AGA Publicado: Novembro 18, 2010 Publicado: Novembro 18, 2010 Boas Não te esqueças de testar depois de estar 1 ou 2 dias no aquário ou, pelo menos, 1 dia depois de teres a água em repouso. És capaz de ter uma "surpresa" relativamente ao pH. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
RuiMascarenhas Publicado: Novembro 18, 2010 Autor Publicado: Novembro 18, 2010 BoasNão te esqueças de testar depois de estar 1 ou 2 dias no aquário ou, pelo menos, 1 dia depois de teres a água em repouso. És capaz de ter uma "surpresa" relativamente ao pH. Cumps boas AGA daí eu estar a planear montar nas férias isto é fim deste mês e como tenho 2 meses de férias posso ter e vou ter várias "surpresas" pelo caminho Cumps Citar
AGA Publicado: Novembro 18, 2010 Publicado: Novembro 18, 2010 Já pensaste nas dimensões do aquário? Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
RuiMascarenhas Publicado: Novembro 18, 2010 Autor Publicado: Novembro 18, 2010 Já pensaste nas dimensões do aquário? o aquário já o tenho á 2 anos aqui em casa tem 120cm comprimento x 50cm altura e 45cm de largura, o vidro da frente é arredondado (aquário panorâmico acho eu) Citar
AGA Publicado: Novembro 18, 2010 Publicado: Novembro 18, 2010 Esse aquário dá para muita coisa... vê então primeiro bem os parâmetros da água, pois provavelmente por esses lados não vai ser fácil ter peixes que estejam mais adaptados a águas moles e ácidas. (e alterar os parâmetros da água para a zona ácida, com esse kH não é tarefa fácil...) Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
RuiMascarenhas Publicado: Novembro 18, 2010 Autor Publicado: Novembro 18, 2010 Esse aquário dá para muita coisa... vê então primeiro bem os parâmetros da água, pois provavelmente por esses lados não vai ser fácil ter peixes que estejam mais adaptados a águas moles e ácidas. (e alterar os parâmetros da água para a zona ácida, com esse kH não é tarefa fácil...) Já agora qual é o KH ideal para eu poder pesquisar e tentar fazer alguma coisa em relação ao KH da agua da minha zona? Citar
AGA Publicado: Novembro 18, 2010 Publicado: Novembro 18, 2010 Não se pode falar propriamente em kH ideal, tens é que pesquisar a gama de pH, kH e GH por espécies e tentar escolher as que têm o mais aproximado. É claro que os peixes toleram diferenças (é até preferível manter um pH mais estável do que andar a interferir com a química da água e correr o risco de oscilações bruscas). Esquece aqueles aditivos de pH - (ou kH -). Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
RuiMascarenhas Publicado: Novembro 18, 2010 Autor Publicado: Novembro 18, 2010 Não se pode falar propriamente em kH ideal, tens é que pesquisar a gama de pH, kH e GH por espécies e tentar escolher as que têm o mais aproximado. É claro que os peixes toleram diferenças (é até preferível manter um pH mais estável do que andar a interferir com a química da água e correr o risco de oscilações bruscas). Esquece aqueles aditivos de pH - (ou kH -). por acaso nem estava a pensar nesses aditivos mas o melhor será mesmo montar o aquário e depois então medir os valores não sei se com plantas esses valores poderão variar ou não. já agora onde posso ver as espécies de plantas consoante o ph , kH e GH? Citar
AGA Publicado: Novembro 18, 2010 Publicado: Novembro 18, 2010 Pode existir melhor, mas este já ajuda: http://www.tropica.com/plants/plant-list-a-z.aspx Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
RuiMascarenhas Publicado: Novembro 18, 2010 Autor Publicado: Novembro 18, 2010 Pode existir melhor, mas este já ajuda: http://www.tropica.com/plants/plant-list-a-z.aspx Obrigado AGA pela ajuda e pelas explicações agora toca a mais uma noitada de pesquisa lol Cumps Rui Citar
Recommended Posts