D-Backs Publicado Novembro 16, 2010 Publicado Novembro 16, 2010 Boas amigos! Herdei dum amigo um filtro interno Aquarium Systems Duetto DJ 50. Pelo que percebi é "old school" mas funciona bem. Tenciono usá-lo na potência mínima (não sei a litragem que faz, apenas diz lá 230 l/h mas como ele é regulável não sei se esses 230 são litragem máxima, mínima ou a média) num aquário de 8 L. Porém não encontro em sites portugueses de aquariofilia nenhum fornecedor para as recargas (esponjas, carvão, etc..). Alguém conhece este modelo? E lojas onde se arranjem recargas? Alguém sugere um DIY que eu pudesse improvisar com esponjas e carvão de outras marcas ou neste caso é desaconselhado? Abraços! Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
David Cabete Publicado: Novembro 17, 2010 Publicado: Novembro 17, 2010 Boas Umas fotos do filtro daria uma melhor percepção da coisa! É algo parecido com isto? Se sim, podes simplesmente comprar esponja azula, à venda em qualquer boa loja de aquariofilia, e cortar à medida com uma lâmina de x-acto. A esponja branca, a mesma coisa. Se optares por colocar carvão activado, e se o filtro tiver um reservatório próprio, basta colocar dentro desse mesmo reservatório. Se não tiver, uma meia de senhora, daquelas bem fininhas, e fazes um pequeno saco para colocar lá o carvão. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
smmalmeida Publicado: Novembro 19, 2010 Publicado: Novembro 19, 2010 Boas D-Backs Eu tenho um igual, mas com aquecedor... esta a funcionar sem problemas... Eu faço o que o David escreveu.... Esponja é normal, encontras á venda em qualquer loja de aquas, cortar um pouco maior para ficar justo... O carvão é abrir o compartimento e trocar... A unica coisa original é a pequena esponja que está na gaveta e que funciona como pré filtro... O meu está a funcionar num aqua de 25 litros e está na posição intermédia... chega perfeitamente... caso contrario ficas com uma corrente muito elevada... ("Aquarium Systems Duetto.-DJ 50 70-230 L/h, 4 W) Já o tive montado com flauta e estava no maximo... pois era uma flauta diY e ficou com os buracos grandes perdia potencia... 5 **** Um abraço Citar
mjm Publicado: Novembro 19, 2010 Publicado: Novembro 19, 2010 Se quizeres recargas sei que a Ruimar e a Aquaplante têm. Podes ver os sites deles e confirmar por telefone se têm o que queres. Cumps, João Citar
D-Backs Publicado: Novembro 19, 2010 Autor Publicado: Novembro 19, 2010 Malta, encontrei as recargas completamente por acaso ontem... Fui à Avipeixe de Campo de Ourique e pedi produtos para aquele filtro. Fui mal atendido e ouvi "bocas" mas há lá à disposição e isso é que importa! Maravilha, já pus o filtro a funcionar e é realmente muito bom. Como foi herdado não sei muito sobre ele e nao tenho o manual mas experimentei usá-lo com a "flauta" q é uma espécie de chaminé para a entrada de ar (será isto a flauta?) e parece-me impecável; é ver bolhinhas minusculas pelo aquário todo! Ao ver este fenómeno, que desconhecia, pus-me a questionar: será que isto é só um processo de "arejamento" da água (O2) ou será que, por haver Co2 no ar, isto também traz dióxido de carbono à água? É que se assim fosse era brutal para as minhas echinodorus cordifolia, cujas folhas novas estão dum verde muito claro; um verde de quem está a precisar de fertilização... Sou muito tenrinho em termos de fertilizações e tal, apenas li o artigo "Método estimativo de Fertilização" do Tom Barr na secção Plantas e pouco mais. Portanto, se este meu raciocinio for absolutamente incongruente, por favor ignorem-no! Ou, se tiverem paciencia, expliquem-me o que é que está errado e digam o que, nele, faz sentido. Obrigado comunidade! Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Recommended Posts