AJUDA filtro/sump para Aqua 930LT


Recommended Posts

Bom dia,

 

preciso de um Filtro para o aquario novo de 930 LT e ando a estudar varias opções pelo que aradecia avossa ajuda.

 

o aquario esta na garagem pelo que a poupança de Euros é o principal objectivo.

 

As medidas são 175*75*70

 

Deixo duas opções que penso serem as mais economicas e que se adequam melhor, no entanto, tenho duvidas.

 

O Aquario tem furo junto à base pelo que penso usar como saida para o filtro (ou coluna seca se meter um tubo até ao topo), embora precise da vossa ajuda para confirmar se é possivel.

 

Opção tipo Sump:

 

- De que litragem necessita ser o Bidon (estou a pensar usar daqueles bidons azuis pois é mais barato que uma sump em vidro?

- É possivel fazer esta "sump" com orientação na vertical (como na imagem) ao contrario das habituais horizontais?

- Neste caso iria usar o furo na base do aqua com um tubo ate ao topo para servir de coluna seca

- de quantos Litros/hora seria necessario a bomba?

- qual a litragem que tem de estar disponivel no bidon/sump, caso falte a luz?

 

filtrop.jpg

 

 

Opção tipo Filtro Externo:

 

- De que litragem necessita ser o Bidon ? 30LT?

- Neste caso, sera que o bidon aguenta a pressão no caso de usar o furo na base do aqua? ou convem meter um tubo ate +- 15cm do topo da coluna de agua para que a pressão no bidon não seja tanta?

- de quantos Litros/hora seria necessario a bomba?

 

filtro2k.jpg

 

Fica uma imagem ilustrativa do Furo e tubo que tem o aqua:

 

aquac.jpg

 

Agradecia muito a vossa ajuda pois é urgente!

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

A primeira opção que descreves, a meu ver, é a mais fácil de implementar e resulta sem qualquer problema. O mais chato será a manutenção/limpeza pois visto ser na vertical é mais complicado de chegar ao fundo do contentor. Mas logo arranjarás uma forma :busted_red:

 

Relativamente ao tamanho da sump é simples: Quanto maior, melhor!!!

 

E sim, deves colocar um tubo no aquário até ao topo, género de coluna seca. É a melhor opção. Assim controlas sempre o nível mínimo de água no aquário quando faltar a electricidade e poderás controlar o nível na sump. Fazes uns testes a acertas isso facilmente.

 

Relativamente à bomba, depende do tipo de peixes e se vais ter plantas, etc. Normalmente, quanto mais, melhor :) Mas diria que uns 10 ou 12.000lts deverão chegar.

 

Se tiveres mais alguma duvida ou se precisares de alguma ajuda, avisa.

 

PS: Só um pormenor. Se vais colocar o aquário na garagem, atenção à temperatura. normalmente as garagens são frias o que obriga a mais gasto no aquecimento.

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

eu ja tenho o aquario de250lts na garagem, vou apenas fazer o upgrade, gasto pouca electricidade pois é no piso -2 e a temp esta sempre a 20/21graus seja verão ou inverno...

 

como sabe tenho acompanhado o seu percurso pelo que comparei logo este, ao seu aqua de 1000lts...

para esse a sump tem quantos litros de agua (utilizada) e a bomba é entao desses 10 a 12000lt/h é isso?

 

não pensei precisar de uma bomba tao potente visto inclusive a agua cair por gravidade!

 

ja agora sendo que a sump quanto maior melhor, qual seria o minimo e maximo de litrgem para a mesma?

 

em relação ao filtro fechado, fora de questão?!

 

O aquario é para ter apenas uma fina camada de silica (0.5cm) e agua, sem plantas tal como tenho neste momento.

 

Os peixes que terá sao as piranhas que estão no de 240lts, 14 reds

 

agradeço a ajuda!

Editado por 4doormafia!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Assim de repente, estou como o Severum: sump... e quanto maior melhor; parece-me no entanto é que a disposição vertical das massas filtrantes, dando mais trabalho na sua colocação, coloca grandes entraves à manutenção/limpeza.

 

Porque não o filtro de barrica? Porque a sump será sempre uma opção melhor para a colocação de massas filtrantes, até tendo em conta que o aquário está na garagem e não se colocam quaisquer problemas de ruído.

 

De qualquer forma, a optares pela barrica, o teu desenho tem um problema: dificilmente vais conseguir manter a barrica livre de ar e portanto a bomba não pode estar nessa posição, senão vai acabar por deixar de puxar a água; tens de a colocar em baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

não pensei precisar de uma bomba tao potente visto inclusive a agua cair por gravidade!

...

 

tu precisas da bomba de retorno é para a agua que tens na sump/filtro não é para a que cai/sai do aqua

 

atenção que tens de ver se o furo que tens no aqua dá para passar os 12k de litros por hora, se não conseguir ao fim de algum tempo o aqua vai transbordar

L's e mais L's

Procuro L's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que podes fazer é juntar dois bidões de 30l ou mais claro (quanto mais melhor) num entra a água por baixo e só leva o “material de limpeza e retenção, fazes uma ligação na parte superior do mesmo ao fundo do outro, colocas uma torneira (simples medida de precaução) e nesse colocas o restante material e respectiva bomba, assim quando tiveres que fazer a limpeza das matérias filtrantes, é super fácil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais