Recommended Posts

Publicado

Bom dia.

Estou com uma praga de caracóis que nunca mais acaba. Há umas semanas comprei 6 helenas para ver se aquilo melhorava mas na prática só ainda consegui ver uma casca vazia dentro do aquario. :)

Os caracois que tenho são estes:

600px-Physa_acuta_001.JPG

ramshorn-red-a.jpg

As helenas parece-me que não dão conta do recado ou então estão em greve de fome. :)

Esta é uma situação que já se arrasta há algum tempo e tenho andado a tentar evitar livrar-me dos caracois com medicamentos mas vai ter mesmo de ser...

Que é que eu posso usar?

No aqua tenho agora 7 discus, 9 tetras colombianos, um ramirezzi, 3 L-25, 3 saes, 3 ottos, 6 helenas e umas centenas de caracois... e plantas claro.

Publicado:

Boas,

Ia dizer que podias ir esmigalhando alguns ... mas não tendo tu camarões ou corys por exemplo n sei por falta de experiencia se esses peixes comem os restos do fundo e assim sendo era estares a prejudicar ainda mais a qualidade da agua.

Ao nivel das helenas elas demoram a fazer o seu trabalho, devem ser colocadas no inicio e não como salvamento urgente numa praga ja instalada.

Mas minhas 3 preferem acasalar a comer a praga que la tenho hehehe.

Quanto à praga, o melhor metodo que tenho é folhas de amendoeira da india, apos alguns dias no aquario a folha fica cheias deles .... retiras a folha, tiras os caracois e voltas a la colocar ... eu faço assim.

Ha quem tenha outras maneiras e armadilhas para eles, dp tens os quimicos caso queiras !!!

Abraço

João

Publicado:

Reduz a quantidade de comida que das, que eles vão desaparecendo.

A principal causa do aparecimento de caracois é a quantidade de alimento disponivel.

Se reduzires a quantidade de comida que das aos peixes, de forma a que estes comam tudo, nao fica nada disponivel para os caracoes e eles vao morrendo.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Publicado:

Reduz a quantidade de comida que das, que eles vão desaparecendo.

A principal causa do aparecimento de caracois é a quantidade de alimento disponivel.

Se reduzires a quantidade de comida que das aos peixes, de forma a que estes comam tudo, nao fica nada disponivel para os caracoes e eles vao morrendo.

e como é que sabes se a comida que colocas é sufeciente para os peixes?

Publicado:

Viva,

Mtas pessoas têm alimentadores automáticos, outras apenas colocam a comida no aqua e esperam que os peixes limpem tudo.

Alguma dessa comida nunca é devorada pelos peixes e fica depositada no fundo.

Assim caracois e etc´s ... começam a aproveitar esses restos para evoluirem e criarem.

Se tiveres paciência e gosto, vais dando em menor quantidades a comida, observando sempre os peixes que a comem.

O teu bom senso irá "avisar" quando achares que chega. Assim sabes que quase nenhuma comida foi para o fundo.

Abraço

João

Publicado:

Tens de diminuir a quantidade de comida.

Comprar uns caracois assassinos ( anentome helena ).

Depois é esperar. Não há mal em ter alguns, não queiras eliminar tudo, tb são necessários.

Publicado:

mas expliquem-se por favor.... ha mal em ter??? servem para que???

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Publicado:
mas expliquem-se por favor.... ha mal em ter??? servem para que???

limpam as algas plantas e comem o excesso de comida.

por isso aumentam o número quando damos comida a mais

eu não acho que haja mal em ter pois são comida para os peixes, podem achar um pouco inestético quando são muitos.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

Boas

Os ampularius australis que tu têns no teu aquário,são

uma ajuda preciosa no meio ambinte do aquário,comem

detritos alimentares e pequenas algas,estes que eu me refiro são

os da segunda foto,já das fisas o caracol da primeira foto,esses

sim têns que ter quidado,tornam-se praga num abril e fechar de olhos,

mas se contrulares a comida que dás aos peixes,controlas os caracois

mas eles são utes num aquário enquanto contrulados.

Espero ter ajudado.

Cump: A.S

Publicado:

eu tenho um aquario de 30 litros plantado com guppies e tenho la mais de 200 seguramente!!!a noite apago a luz e qdo a ligo de dia nem vejo os peixes com tanto caracol colado no vidro da frente!comprei umas elenas a ver o que acontece!!vou esborrachando e os guppies adoram!!!

Publicado:

se fosse ai da zona ficava-te com os da 2 foto todos..

Ja tive em tempos mas desapareceram do meu.

Publicado:
Comprar uns caracois assassinos ( anentome helena ).

Estou com uma praga de caracóis que nunca mais acaba. Há umas semanas comprei 6 helenas para ver se aquilo melhorava mas na prática só ainda consegui ver uma casca vazia dentro do aquario. :(

Ele já os comprou :whocares:

Pah esquece os quimicos, isso não funciona ou melhor, eles ate matam alguns e aterdoam outros mas e os ovos?

Passado umas semanas tens o povo todo outra vez em grande escala...

Tem cuidado a quantidade de comida que metes, ao alimentares os teus peixes, mete pequenas porções de cada vez, de forma a que nada se acumule no fundo e vais ver que a população dos mesmos vai diminuir;)

De resto deixa que as Helena`s façam o seu trabalho.

Abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado: (editado)

Nos riachos da minha terra ha uns caracois parecidos aos da segunda foto mas são escuros e relativamente mais bonitos lol. Como são de agua fria estava a pensar adicionar um ou dois (à experiencia) no meu aquario, pra ver se não me atacam as plantas.

Até porque estes tambem tem essa proliferação excessiva: quando eu era pequeno tinha uns quantos num aquario de girinos e enchiam-me os vidros de ovos.

Pelo que tenho lido ha membros que gostam deles e outros que os tem como praga... assim deixam-me um bocado indeciso mas acho que vou fazer a experiencia na mesma so com um ou dois. Os kinguios tambem comem tudo, às tantas uma praga dessas no meu aquario era isco vivo sem trabalho nenhum. Só espero que o raio dos caracois se limitem aos detritos e algas e me deixem as plantas em paz que elas não são muitas :)

No proximo fim-de-semana vou ver se já ha caracois este ano e mostro-vos uma foto.

Editado por Fabio_Fatal
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Reduzir a quantidade de comida que poes no aquario.

das varias especies de bicharada que tenho notei que os mais eficientes para combater pragas são:

-Caranguejo de Pinças Vermelhas

-kribensis (ciclideo) famoso comedor de moluscos em estado selvagem

-Laboechromis caeruleus (ciclideo) famoso comedor de moluscos em estado selvagem

depois desses:

-caramujos Helenas.

Com isto quero resalvar que a forma de comprar peixes para combater algo é errada. pois os ciclideos são os actores principais num aquario. As helenas é o metodo mais facil, pois se nao temos moluscos ornamentais comprados em lojas, não terao impacto visivel no povoamento do aquario, ao passo que ao colocarmos peixes e caranguejos teremos um impacto significativo no ecossistema.

Não acredito muito no truque de reduzir a alimentação no aquario, mas pode ser que resulte, nos casos das pessoas terem peixes de cardume e dao uns flocozinhos e reza para que nao caia ao fundo, mesmo assim.... mas quem dá comida variada e tem vários tipos de peixes, isso claro que não funciona.

isto que digo foge claro á legalenga tipica do forum, botias e nao exagerar em comidas e nao sei que mais. Ainda bem que as helenas sao hoje populares, se calhar populares demais, pois estao a ficar caras e torna-se dificil ter outros moluscos no aquario.

Editado por Quo
Publicado:

... mas quem dá comida variada e tem vários tipos de peixes, isso claro que não funciona.

Claro que resulta. Eu dou comida variada. E tenho vários tipos de peixes.

Por exemplo, eu tenho 11 peixes no comunitario. 1 betta, 2 colisas, 6 bebados, e 2 leveretti. Quando dou artémia congelada, nao dou um cubo inteiro. Dou metade.

No outro dia vai uma pastilha de fundo. No outro vao flocos. Tenho sempre o cuidado de colocar quantidade que seja consumida no espaço de 1 ou 2 minutos...

isso já eu faço.

Não é de um dia para o outro que eles desaparecem, mas se continuam a aparecer, é porque há comida disponivel para se reproduzirem.

Publicado:

tens só esses peixes, não tens ciclideos, nem helenas e já tiveste alguns caracois no aquário?!

Publicado:

tens só esses peixes, não tens ciclideos, nem helenas e já tiveste alguns caracois no aquário?!

Não percebi se a questao era para mim. Se sim, já tive sim..... e andam a querer aparecer. Quando comeco a ver os pequeninos ou os ovos fica tudo uns 2 dias de jejum... Actualmente estou a montar um cubo, onde so tenho camaroes..... nao ponho comida há duas semanas e os caracois estao a aparecer:)

Já vi aqui pelo forum, mas nunca exprimentei, uma tecnica com uma folha de alface....

Talvez usando essa tecnica consigas diminuir a comunidade de caracois a um ponto que depois consigas controlar com a comida...

Houve uma altura em que colocava courgete para os ottos e de manha, os poucos caracois que tinha estavam la todos:)

era para ti C4 tie-emoticon3.gifé que mesmo dessa forma duvido que todos fossem à courguette iam alguns, mas não todos. Eu tenho uma povoação elevada de caracois limneia que deixei desenvolver e até propraguei, e ao por abobora até as neritinas vao. Se tens neritinas verificas que essas so gostam de algas e pouco ou nada mais. Aqui está uma dica para quem tem neritinas... E claro muitas limneias vão ao bife, mas nao todas, nem metade vai, nem 1/3 vai. outras ficam a alimentar-se de algas e detritos... não só restos de comida ou legumes.

eu também tive dificuldade em obter estes caracois, colocava vários e nunca mais os via, vim a saber que era por causa dos kribensis e outros que tais, que não deixavam desenvolver.

Editado por Quo
  • 2 meses depois...
Publicado:

boas.

começo por dizer k isso de dar pouca comida é para nao alimentar os caracoisinhos.

isso para mim é só conversa.pois nao dou muita comida e alem disso tenho 3 ottos 3 ampularias douradas 2 neritinas 5 camaroes madeira e uns 150 a 200 desse caracois da segunda foto.

nao dou muita comida e a comida k cai todos os outros a limpam e cada vez mais,tenho esses inquilinos.

vou esmagando alguns para os camaroes,etc e ando parra experimentar essa tecnica da folha de alface.

axo k nao posso fazer muito mais devido a fauna k tenho

eles realmente nao afectam em nada a nao ser a estetica.

ja sao demais

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )