Recommended Posts

Publicado (editado)

Antes de mais desculpem se não estou no tópico mais correcto mas uma vez que está directamente relacionado com as plantas, aqui fica:

Normalmente usamos/usa-se a regra de 1w/L (dependendo do tipo de aquário, apenas para exemplificar o seguinte)na iluminação como sendo o valor médio mais aproximado do óptimo, digamos assim.

Como nunca vi ou pelo menos nunca tive percepção de alguém ter levado em conta a altura do aquário. (talvez falha minha mas mesmo assim)

A minha duvida é a seguinte: se eu tenho um aquário com as dimensões de 100x30x30 (90Litros) será o mais aconselhado ter aproximadamente 90w de iluminação.

Ora se eu tiver outro aquário com as dimensões 30x55x55 (90 +/- litros) será o mais aconselhado ter aproximadamente 90w de iluminação.

Agora o que não entendo é como podemos ter a altura do aquário em consideração, uma vez que quanto mais agua a luz tem de atravessar, mais fraca se torna a sua intensidade, ou simplificando, quanto mais fundo menos luz chega ao fundo.

Por favor alguém que me possa elucidar sobre a "mecânica" da coisa, se é relevante termos a altura em consideração (que eu acredito que sim)ou o que é que me está a escapar.

Não sei se me consegui fazer entender da melhor maneira, espero que tenham entendido a minha duvida.

Obrigado

Editado por Thunder
Publicado:

E tens razão, essa regra do 1W/L e um pouco genérica mas mais importante ainda é: 1W/L mas com CO2, sem CO2 é suicídio.

Para saber a luz que deve usar só usando medidores PAR, os valores para as fotossíntese das plantas estão definidos mas para saber se temos luz a mais ou luz a menos só com um medidor PAR.

Publicado:
E tens razão, essa regra do 1W/L e um pouco genérica mas mais importante ainda é: 1W/L mas com CO2, sem CO2 é suicídio.

Para saber a luz que deve usar só usando medidores PAR, os valores para as fotossíntese das plantas estão definidos mas para saber se temos luz a mais ou luz a menos só com um medidor PAR.

Obrigado ;)

Publicado: (editado)

Olá.

Como já aqui foi escrito por ambos, essa regra de 1 Watt/L é obviamente empírica... no entanto, podes-te guiar por ela à mesma.

Porquê? Não te esqueças que no primeiro caso estás a iluminar uma área de 100x30 cm2, enquanto que no segundo caso, essa área diminui para 30*55 cm2 (quase para metade).

Ou seja, se por um lado a coluna de água fica maior e a dispersão da luz é mais evidente, por outro também estás a concentrar a mesma potência numa área menor...

Desde que a altura não seja demasiada, podes muito bem seguir essa regra empírica de 1 Watt/L. Com todas as suas limitações associadas, obviamente.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.