Pedro E Rocha Publicado Novembro 14, 2010 Publicado Novembro 14, 2010 (editado) Antes de mais desculpem se não estou no tópico mais correcto mas uma vez que está directamente relacionado com as plantas, aqui fica: Normalmente usamos/usa-se a regra de 1w/L (dependendo do tipo de aquário, apenas para exemplificar o seguinte)na iluminação como sendo o valor médio mais aproximado do óptimo, digamos assim. Como nunca vi ou pelo menos nunca tive percepção de alguém ter levado em conta a altura do aquário. (talvez falha minha mas mesmo assim) A minha duvida é a seguinte: se eu tenho um aquário com as dimensões de 100x30x30 (90Litros) será o mais aconselhado ter aproximadamente 90w de iluminação. Ora se eu tiver outro aquário com as dimensões 30x55x55 (90 +/- litros) será o mais aconselhado ter aproximadamente 90w de iluminação. Agora o que não entendo é como podemos ter a altura do aquário em consideração, uma vez que quanto mais agua a luz tem de atravessar, mais fraca se torna a sua intensidade, ou simplificando, quanto mais fundo menos luz chega ao fundo. Por favor alguém que me possa elucidar sobre a "mecânica" da coisa, se é relevante termos a altura em consideração (que eu acredito que sim)ou o que é que me está a escapar. Não sei se me consegui fazer entender da melhor maneira, espero que tenham entendido a minha duvida. Obrigado Editado Novembro 15, 2010 por Thunder
manuel2009had Publicado: Novembro 15, 2010 Publicado: Novembro 15, 2010 E tens razão, essa regra do 1W/L e um pouco genérica mas mais importante ainda é: 1W/L mas com CO2, sem CO2 é suicídio. Para saber a luz que deve usar só usando medidores PAR, os valores para as fotossíntese das plantas estão definidos mas para saber se temos luz a mais ou luz a menos só com um medidor PAR.
Pedro E Rocha Publicado: Novembro 17, 2010 Autor Publicado: Novembro 17, 2010 E tens razão, essa regra do 1W/L e um pouco genérica mas mais importante ainda é: 1W/L mas com CO2, sem CO2 é suicídio. Para saber a luz que deve usar só usando medidores PAR, os valores para as fotossíntese das plantas estão definidos mas para saber se temos luz a mais ou luz a menos só com um medidor PAR. Obrigado
Luís Fortunato Publicado: Novembro 18, 2010 Publicado: Novembro 18, 2010 (editado) Olá. Como já aqui foi escrito por ambos, essa regra de 1 Watt/L é obviamente empírica... no entanto, podes-te guiar por ela à mesma. Porquê? Não te esqueças que no primeiro caso estás a iluminar uma área de 100x30 cm2, enquanto que no segundo caso, essa área diminui para 30*55 cm2 (quase para metade). Ou seja, se por um lado a coluna de água fica maior e a dispersão da luz é mais evidente, por outro também estás a concentrar a mesma potência numa área menor... Desde que a altura não seja demasiada, podes muito bem seguir essa regra empírica de 1 Watt/L. Com todas as suas limitações associadas, obviamente. Cumprimentos Luís Fortunato Editado Novembro 18, 2010 por Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts