Recommended Posts

Publicado

Boa noite.

Gostaria da vossa ajuda para esclarecer uma duvida.

Tenho um aqua de 120l com um filtro interno (de kit da Aquapor, embora o filtro seja se uma empresa chinesa que não consigo encontrar informações precisas), que acho que não é la grande coisa.

Sei que existem varios tipos de filtros e gostaria de saber quais os "melhores", externos (tipo cascata ou Canister) ou internos.

Tenho andado a pesquisar em varios sites e a minha escolha até agora recai sobre o Fluval 203 ou Eheim Classic 2213/5.

Gostaria que me dessem algumas "luzes" sobre o assunto.

P.S.: Eu sei que se deve usar a pesquisa. Mas pesquisei e não consegui uma resposta concreta.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Publicado:

Filtros internos - já tive

Filtros internos biologicos - já tive

Filtros da treta - já tive

Não vale a pena tentar poupar nos filtros, acabamos por gastar mais dinheiro.

Para o teu Aqua recomendo-te:

JBL Cristal Profi 120

Eheim 2222

Fluval 204

todos externos... e mais nada

Abraço

Publicado:

Viva RamireZ,

Eu comprei um kit igual a esse. Encostei o filtro que trazia e comprei um Eheim 2215 que, se não me falha a memória, faz 600 litros/hora. É excelente.

Cumprimentos,

Luís Almeida

Publicado:
Podemos chegar á conclusão que os filtros externos são melhores que os internos??

A essa conclusão já se tinha chegado à muito tempo. :twisted:

Falta referir apenas que, quando dizemos internos, falámos de filtros de esponja.

Os filtros "internos" de caixa até são muito razoáveis.

Filtros de cascata, a meu ver, também são uma excelente compra. No entanto, se o aquário já tiver um volume de água razoável o melhor será mesmo optar por um externo ("de balde" :twisted:).

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:
quantos litros por hora deverá ter um filtro interno para um aquario de 60 litros?

Depende do aquário e dos peixes... :shock:

Normalmente a regra costuma ser 3xx/4xx o volume do mesmo.

Isso vale para os internos, como para os externos e bem como para as bombas para os filtros de decantação.

Se for um aquário de peixes que sujem muito (alguns ciclídeos, por exemplo) convém ser mais...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

A regra dos 3 a 4 vezes o volume dos aquarios é para as bombas. O volume dos filtros e logo a quantidade de matérias filtrantes que se podem colocar é fundamental.

Os filtros internos podem ter uma bomba que faça a circulação adequada, mas têm pouco volume ... e são inestéticos.

Os filtros de cascata não tenho experiência, mas para o meu caso não dava porque tenho um dos aquários no quarto e o barulho ia complicar-me os nervos :shock:

Publicado:

Boas.

Então e que me dizem de um filtro de decatação "homemade", isto é feito por nós com materias filtrantes escolhidas por nós e com bomba a nossa medida?

Não será uma excelente opção tb?

Fiquem fixe

Imagem colocada
Publicado:

Obrigado pessoal.

Pelo que vejo (leio) na opiniao do pessoal aqui do forum os melhores filtros acabam por ser os externos?!?!

Andei a pesquisar um pouco e a parte de algumas variações, os filtros que me interessam andam quase todos a volta do mesmo preço, uns mais outros menos.

Eis a lista:

Eheim Classic 2213 (bom mas com problemas no eixo)

Eheim Profissional 2222 (bom)

Hagen-Filtro Exterior Fluval 204 (bom mas com problemas na borracha) -

JBL - CristalProfi 120 (bom)

A frente de cada um alguns contras que encontrei.

O que acham?

Cumprimentos

Publicado:

Olha, posso-te dizer que para o meu aquário de 120ltrs uso o eheim 2222 e estou plenamente satisfeito, não podia ser melhor. É muito silencioso, relativamente facil de limpar, por isso, se optares por esse ficarás bem servido.

cumps,

Sandro

Publicado:

Oi...colega

Tenho um deste,nunca tive problemas com ele.

Silêncioso,tem um bom caudal,para o teu aquário.

Eheim é Eheim,o barato saí sempre caro.

Todos os meus aquários só trabalham com esta marca.

Faz uma boa escolha.

Até breve.

Publicado:

O meu filtro até é de caixa e dentro dele tenho ceramica, esponja, lã de vidro e mais um espaço para pôr, quando necessário, carvão...

É um filtro razoável, apenas perguntei qual o melhor por que dá-me muito trabalho para limpar e "foçar" no que eu tenho... :):oops: e estava a pensar em mudar para um externo...

Claudiobruno

Publicado:

Boas Gonçalo.

Tive a ler umas coisas sobre o 2213 e falam bem dele a não ser pelo eixo (sites brasileiros) que parece mostrar alguns problemas, tipo, que se partem ao fim de algum tempo.

Que me dizes?

Publicado:
Boas Gonçalo.

Tive a ler umas coisas sobre o 2213 e falam bem dele a não ser pelo eixo (sites brasileiros) que parece mostrar alguns problemas, tipo, que se partem ao fim de algum tempo.

Que me dizes?

Isto é verdade! aconteceu com um de um amigo meu! partiu mal o poz a trabalhar! Mas na loja substituiram-lhe o veio e até hoje não teve mais problemas!

Quem tenha este filtro aconselho o maximo cuidado na manutenção do motor. O eixo é de ceramica!!!

Cpmts,

João

202_178.png

Publicado:

Obrigado Java.

Mas acho que por enquanto não me vou conseguir meter nisso. O problema é o tempo. Acho que para estar a fazer o meu próprio filtro ainda é preciso algum tempo livre.

Comprar material, encontrar o que se necessita e montar tudo ainda consome algum tempo, que neste momento não tenho.

De qualquer maneira gostava de saber se com o filtro externo (tipo canister), consigo ter o movimento na superficie da agua, necessaria para as trocas gasosas.

Cumprimentos.

Publicado:

Sim, as trocas gasosas fazem-se ao nível da superfície da água, daí que haja necessidade de criar alguma "agitação".

Uma vez que existe um certo grau de tensão entre a àgua e a atmosfera (pequenos animais como os insectos usam esta para "caminhar" sobre a àgua), por modo a que os gases se permutem, tem necessariamente que haver alguma agitação na superfície de outra forma a sua absorção não acontece.

Espero ter sido claro, dado que não sou biólogo, químico ou coisa que o valha.

:)

Oportunidade de negócio: http://www.vencer.bz/a-internet

Publicado:

Ola RamireZ

Tenho acompanhado este tema e já agora também vou dar o meu parecer:

Nos meus aquários só utilizo EHEIM e estou muito contente pois se houve alguma coisa que corresse mal a culpa nunca foi do material, mas minha por ter feito asneiras ao montar. De facto o unico senão diz respeito ao veio, pois deve-se ter cuidado ao montar o rotor para não se partir esse veio.

Nesta altura tenho a trabalhar 7 filtros externos que efectuam a filtragem mecanica e uma bomba que eleva a água da sumps., efectuando a filtragem biológica. Alguns destes filtros estão a trabalhar há mais de 8 anos e só param para as limpezas necessárias.

Não digo que são melhores ou piores que outros, mas só que aconselho esta marca, denotando como já foi dito que o que sai barato por vezes não compensa.

Quanto ao caudal, tem de levar em conta a altura que vai do topo do filtro até ao rebordo de aquario pois quanto maior for a distancia menos a filtragem se efectua.

E..........está tudo dito, se houver dúvidas e eu souber...

Até sempre

Rui

Publicado:

Boas pessoal.

Pelo que me deu a entender, pela maior parte dos comentarios, um filtro externo é o suficiente para dar agitação a tona de agua, de modo a produzir trocas gasosas.

Isto tudo porque, uma vez que tirei a bomba de ar e queria trocar o filtro interno (que esta neste momento a provocar movimento a tona de agua), não queria deixar de ter a agitação necessaria para o aquario.

Obrigado e cumps.

Publicado:

O filtro externo chegate muito bem então se tiver a função "cheveiro" ainda mais agitação provoca.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!