Ictio, Ictio e mais Ictio


Recommended Posts

Caros colegas aquaristas

 

Tenho um aquário de 440 litros, e nele crio, 5 mollis, 7 guppys, 4 barbo sumatra e 9 paulistinhas, e como vegetação tem elódia.

 

O meu problema é com ictio, mesmo meu aquario sendo aquecido sempre tenho perdas devido ao parasito.

 

Tem alguma outra causa do aparecimento de ictio sem ser a baixa temperatura??? por mais que eu remedie sempre aparece novamente.

 

espero que me ajudem!!

 

desde ja agradeço a gentileza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu trato do lítio com sal, 1 colher de sobremesa por cada 10l e temp. da água a 28 graus, e depois uma TPA. Mas esse tanque é grande, aconselhava o tratamento num mais pequeno, em 3, 4 dias está resolvido.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuação.

Eu uso nas TPA nos aquários de Guppys sal, sei que as mollis tb gostam,os barbo sumatra e as paulistinhas, não sei, mas é uma questão de fazer uma pesquisa, mas o sal ajudava a prevenir. Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tratamento recomendado pelo Vale é totalmente incorrecto. Não resolve o problema, apenas piora. São vários os erros, é melhor leres algo sobre o assunto, Vale e não criares problemas aos outros, acredito que inocentemente.

 

Deves tratar o ictio com uma elevação de temperatura a 30C e mantendo essa temperatura por 12-14 dias. O ictio tem várias formas de entrar no teu aquario, mas pelo que dizes provavelmente nunca dai saiu, porque nunca foi tratado convenientemente. O ictio SO PODE E DEVE SER TRATADO no aquário principal, não se deve usar aquário hospital para o ictio.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros colegas aquaristas

 

Tenho um aquário de 440 litros, e nele crio, 5 mollis, 7 guppys, 4 barbo sumatra e 9 paulistinhas, e como vegetação tem elódia.

 

O meu problema é com ictio, mesmo meu aquario sendo aquecido sempre tenho perdas devido ao parasito.

 

Tem alguma outra causa do aparecimento de ictio sem ser a baixa temperatura??? por mais que eu remedie sempre aparece novamente.

 

espero que me ajudem!!

 

desde ja agradeço a gentileza

Como já foi dito, aumenta a temperatura, superior aos 28º durante 14/17 dias e o ictio desaparece, para ser mais rápito e efectivo sempre podes utilizar o esha EXIT ou algum medicamento semelhante. Tens que tratar a aquário completo e não em hospital. O ictio´tem como origem mudanças bruscas de temperatura, pode ser ao fazeres as mudas de agua que metes agua demasiado fria sobre os peixes ou então a variação aí pode ser muito forte entre a noite e o dia, arrefecendo muito a agua.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues resolver o problema porque nunca trataste dele convenientemente.

 

O ictio é provocado pelo protozoario Ichthyophthrius multifiliis, este quando atinge a fase adulta solta-se do peixe e espalha-se por todo o aquário envolvendo-se numa matéria gelatinosa onde se reproduzem muito rapidamente. A gelatina protege os novos cistos até que estejam prontos para se libertarem e voltam a atacar os peixes.

 

Dado que a gelatina não consegue solidificar a temperaturas superiores a 28º, o segredo é atacar a doença nessa altura, não deixando que o parasita se reproduza.

 

Assim, para se resolver de vez o problema, é necessário manter a agua com a temperatura acima dos 28º durante 18 a 20 dias para se quebrar o ciclo de vida do parasita.

 

 

Não há qualquer relação no facto de não teres carvão activado.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues resolver o problema porque nunca trataste dele convenientemente.

 

O ictio é provocado pelo protozoario Ichthyophthrius multifiliis, este quando atinge a fase adulta solta-se do peixe e espalha-se por todo o aquário envolvendo-se numa matéria gelatinosa onde se reproduzem muito rapidamente. A gelatina protege os novos cistos até que estejam prontos para se libertarem e voltam a atacar os peixes.

 

Dado que a gelatina não consegue solidificar a temperaturas superiores a 28º, o segredo é atacar a doença nessa altura, não deixando que o parasita se reproduza.

 

Assim, para se resolver de vez o problema, é necessário manter a agua com a temperatura acima dos 28º durante 18 a 20 dias para se quebrar o ciclo de vida do parasita.

 

 

Não há qualquer relação no facto de não teres carvão activado.

Aprender, APRENDER E APRENDER o forum serve para isto. Obrigado!!!!!!

Não tenho ictío no meu aquário, mas já tive, e na altura dava tudo por ter esta informação.

Estou convicto que se o ictio voltar estou preparado para o enfrentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pois de facto penso que já esta tudo dito, um truque que também sei ser bastante usado (embora não saiba se é fiável ou não) é ao subir a temperatura desligar também as luzes durante alguns dias.

Conheço muita gente que o faz, mas nunca li nada sobre isso ser correcto, embora alguns medicamentos da SERA digam ser eficaz no combate ao ictio.

Quanto a meteres sal na agua, pah se tiveres limpa fundos é a morte dos artistas...

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais