Allan Motta Couto Publicado Novembro 14, 2010 Publicado Novembro 14, 2010 Caros colegas aquaristas Tenho um aquário de 440 litros, e nele crio, 5 mollis, 7 guppys, 4 barbo sumatra e 9 paulistinhas, e como vegetação tem elódia. O meu problema é com ictio, mesmo meu aquario sendo aquecido sempre tenho perdas devido ao parasito. Tem alguma outra causa do aparecimento de ictio sem ser a baixa temperatura??? por mais que eu remedie sempre aparece novamente. espero que me ajudem!! desde ja agradeço a gentileza
vale Publicado: Novembro 14, 2010 Publicado: Novembro 14, 2010 (editado) Boas. Eu trato do lítio com sal, 1 colher de sobremesa por cada 10l e temp. da água a 28 graus, e depois uma TPA. Mas esse tanque é grande, aconselhava o tratamento num mais pequeno, em 3, 4 dias está resolvido. Editado Novembro 14, 2010 por vale Plantado VS Discus
vale Publicado: Novembro 14, 2010 Publicado: Novembro 14, 2010 (editado) Continuação. Eu uso nas TPA nos aquários de Guppys sal, sei que as mollis tb gostam,os barbo sumatra e as paulistinhas, não sei, mas é uma questão de fazer uma pesquisa, mas o sal ajudava a prevenir. Cumpr. Editado Novembro 21, 2010 por vale Plantado VS Discus
dariomgsilva Publicado: Novembro 15, 2010 Publicado: Novembro 15, 2010 Se tens corys não podes colocar sal. Meu Primeiro Aquário "QUIET EVENING", História do meu primeiro Aquário.
Allan Motta Couto Publicado: Novembro 16, 2010 Autor Publicado: Novembro 16, 2010 Intão galera.... esqueci de mensionar que nao uso carvão ativado. Tem alguma coisa haver com o constante problema com ictio????
Quo Publicado: Novembro 16, 2010 Publicado: Novembro 16, 2010 (editado) o tratamento recomendado pelo Vale é totalmente incorrecto. Não resolve o problema, apenas piora. São vários os erros, é melhor leres algo sobre o assunto, Vale e não criares problemas aos outros, acredito que inocentemente. Deves tratar o ictio com uma elevação de temperatura a 30C e mantendo essa temperatura por 12-14 dias. O ictio tem várias formas de entrar no teu aquario, mas pelo que dizes provavelmente nunca dai saiu, porque nunca foi tratado convenientemente. O ictio SO PODE E DEVE SER TRATADO no aquário principal, não se deve usar aquário hospital para o ictio. Editado Novembro 16, 2010 por Quo
A. Ferreira Publicado: Novembro 16, 2010 Publicado: Novembro 16, 2010 Caros colegas aquaristas Tenho um aquário de 440 litros, e nele crio, 5 mollis, 7 guppys, 4 barbo sumatra e 9 paulistinhas, e como vegetação tem elódia. O meu problema é com ictio, mesmo meu aquario sendo aquecido sempre tenho perdas devido ao parasito. Tem alguma outra causa do aparecimento de ictio sem ser a baixa temperatura??? por mais que eu remedie sempre aparece novamente. espero que me ajudem!! desde ja agradeço a gentileza Como já foi dito, aumenta a temperatura, superior aos 28º durante 14/17 dias e o ictio desaparece, para ser mais rápito e efectivo sempre podes utilizar o esha EXIT ou algum medicamento semelhante. Tens que tratar a aquário completo e não em hospital. O ictio´tem como origem mudanças bruscas de temperatura, pode ser ao fazeres as mudas de agua que metes agua demasiado fria sobre os peixes ou então a variação aí pode ser muito forte entre a noite e o dia, arrefecendo muito a agua. Abraço António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
vitorfranco Publicado: Novembro 16, 2010 Publicado: Novembro 16, 2010 Não consegues resolver o problema porque nunca trataste dele convenientemente. O ictio é provocado pelo protozoario Ichthyophthrius multifiliis, este quando atinge a fase adulta solta-se do peixe e espalha-se por todo o aquário envolvendo-se numa matéria gelatinosa onde se reproduzem muito rapidamente. A gelatina protege os novos cistos até que estejam prontos para se libertarem e voltam a atacar os peixes. Dado que a gelatina não consegue solidificar a temperaturas superiores a 28º, o segredo é atacar a doença nessa altura, não deixando que o parasita se reproduza. Assim, para se resolver de vez o problema, é necessário manter a agua com a temperatura acima dos 28º durante 18 a 20 dias para se quebrar o ciclo de vida do parasita. Não há qualquer relação no facto de não teres carvão activado. Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
Carlos Oliv. Santos Publicado: Novembro 16, 2010 Publicado: Novembro 16, 2010 Não consegues resolver o problema porque nunca trataste dele convenientemente. O ictio é provocado pelo protozoario Ichthyophthrius multifiliis, este quando atinge a fase adulta solta-se do peixe e espalha-se por todo o aquário envolvendo-se numa matéria gelatinosa onde se reproduzem muito rapidamente. A gelatina protege os novos cistos até que estejam prontos para se libertarem e voltam a atacar os peixes. Dado que a gelatina não consegue solidificar a temperaturas superiores a 28º, o segredo é atacar a doença nessa altura, não deixando que o parasita se reproduza. Assim, para se resolver de vez o problema, é necessário manter a agua com a temperatura acima dos 28º durante 18 a 20 dias para se quebrar o ciclo de vida do parasita. Não há qualquer relação no facto de não teres carvão activado. Aprender, APRENDER E APRENDER o forum serve para isto. Obrigado!!!!!! Não tenho ictío no meu aquário, mas já tive, e na altura dava tudo por ter esta informação. Estou convicto que se o ictio voltar estou preparado para o enfrentar.
Allan Motta Couto Publicado: Novembro 16, 2010 Autor Publicado: Novembro 16, 2010 Valeu galera.... so tenho a agradecer as dicas...
Julius Publicado: Dezembro 2, 2010 Publicado: Dezembro 2, 2010 Pois de facto penso que já esta tudo dito, um truque que também sei ser bastante usado (embora não saiba se é fiável ou não) é ao subir a temperatura desligar também as luzes durante alguns dias. Conheço muita gente que o faz, mas nunca li nada sobre isso ser correcto, embora alguns medicamentos da SERA digam ser eficaz no combate ao ictio. Quanto a meteres sal na agua, pah se tiveres limpa fundos é a morte dos artistas... Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Recommended Posts