Madeira


Rafael Silva

Recommended Posts

Boas,

 

Na minha próxima montagem queria usar troncos de oliveira, será que posso?

 

Foram cortados ontem, quanto tempo devem demorar a ficar secos?

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A madeira de oliveira é boa para usar nos aquários mas tem de estar bem seca.

Se foi cortada ontem, tens de a secar bem.

 

Podes experimentar num forno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se coberem num microndas força,mas não deixes queimar,faz isso

por varias vezes até veres que estão bem secos,depois de secos,

colocares dentro de um balde com água ai uma semana,e ires mudando

todos os dias a água,ela vai ficar amarela,(cor de chá) fim de uma semana

ferve o tronco numa panela varias vezes,há o tronco têm que estár sem

pele,espero ter ajudado.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se coberem num microndas força,mas não deixes queimar,faz isso

por varias vezes até veres que estão bem secos,depois de secos,

colocares dentro de um balde com água ai uma semana,e ires mudando

todos os dias a água,ela vai ficar amarela,(cor de chá) fim de uma semana

ferve o tronco numa panela varias vezes,há o tronco têm que estár sem

pele,espero ter ajudado.

Cump: A.S

 

 

Obrigado por toda a ajuda dada...

 

Eu sei como tratar os troncos, só não sabia se podia usar deste tipo de madeira.

 

Contudo não sei como os vou tratar, é que são grandinhos (são para um novo projecto de um aquario de 180cm's).

 

Será viavel (apesar de mais lento), deixar-los a secar naturalmente e depois em vês de os ferver já que não cabem em nenhuma panela, coloca-os num deposito com bastante cloro passando assim a fase de fervura e depois várias semanas de molho para perderem o cloro? Eu coloquei os troncos que tenho no meu aquario em cloro e não tive problemas (depois disto devem ter estado quase um mês de molho e depois ainda fervi).

 

 

Como devo efectuar o tratamento?, de certo que já alguém enfrentou este problema...

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

Eu tenho facilidade em arranjar pastilhas de cloro, daquelas que se metem nas piscinas, assim de momento parece-me ser o mais viável para matar a bicharada indesejada, depois é uma questão de tempo até libertar todo o cloro.

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ajudar a tirar o cloro, podes utilizar o produto que utilizas normalmente para tratar a água antes de colocar no áqua com uma concentração superior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nos meus troncos de grandes dimensoes, e dado ser impossivel recorrer ao metodo da fervura, o procedimento que usei foi trata-los na banheira durante cerca de um mês, com sucessivas aguas quentes (do esquentador).

 

Antes deste procedimento, descasquei-os e lixei-os. É importante tambem referir que já estavam secos.

 

Fico um bocado de pé atras com o tratamento com cloro, mas é só uma opiniao...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qualquer madeira serve desde que nao resinosa.

 

Uma madeira muito apreciada e usada na aquarofilia é a de videira.

 

Parece-me que 200º C é bom para matar a bicharada.

 

Mas a fervura serve tambem para tirar a coloraçao que a madeira/cortiça deixa na agua, pelo que varias fervuras podem ser necessarias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

afinal já me informei e não vai aos 200 graus .... cerca de 130 a 150 mas coze durante 3 horas numa caldeira do tamanho de 1 camiao ... ( industrial ... )

como faço para secar ... ? há algum processo ? porque eu queria ir a uma arvora e cortar um ranco ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá, é pá....

 

É assim já há vários tópicos no fórum em que se chega à mesma conclusão, é possível usar qualquer tipo de madeira, desde que seja bem tratada...

 

Quanto à secagem "automática" eu não arriscava o microondas.... Já no que toca ao forno podes usar eu já o fiz várias vezes, tens que ter em atenção que se for ramificado, os ramos secam mais rápido logo podem ficar carvão antes do tronco principal estar seco....

 

Cumps, Alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.