Rafael Silva Publicado Novembro 13, 2010 Share Publicado Novembro 13, 2010 Boas, Na minha próxima montagem queria usar troncos de oliveira, será que posso? Foram cortados ontem, quanto tempo devem demorar a ficar secos? Cumps, Rafael Silva Citar Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
HomoSapiens Publicado: Novembro 13, 2010 Share Publicado: Novembro 13, 2010 A madeira de oliveira é boa para usar nos aquários mas tem de estar bem seca. Se foi cortada ontem, tens de a secar bem. Podes experimentar num forno. Citar River Bridge http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165976 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Novembro 13, 2010 Share Publicado: Novembro 13, 2010 Boas Se coberem num microndas força,mas não deixes queimar,faz isso por varias vezes até veres que estão bem secos,depois de secos, colocares dentro de um balde com água ai uma semana,e ires mudando todos os dias a água,ela vai ficar amarela,(cor de chá) fim de uma semana ferve o tronco numa panela varias vezes,há o tronco têm que estár sem pele,espero ter ajudado. Cump: A.S Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rafael Silva Publicado: Novembro 13, 2010 Autor Share Publicado: Novembro 13, 2010 (editado) Boas Se coberem num microndas força,mas não deixes queimar,faz isso por varias vezes até veres que estão bem secos,depois de secos, colocares dentro de um balde com água ai uma semana,e ires mudando todos os dias a água,ela vai ficar amarela,(cor de chá) fim de uma semana ferve o tronco numa panela varias vezes,há o tronco têm que estár sem pele,espero ter ajudado. Cump: A.S Obrigado por toda a ajuda dada... Eu sei como tratar os troncos, só não sabia se podia usar deste tipo de madeira. Contudo não sei como os vou tratar, é que são grandinhos (são para um novo projecto de um aquario de 180cm's). Será viavel (apesar de mais lento), deixar-los a secar naturalmente e depois em vês de os ferver já que não cabem em nenhuma panela, coloca-os num deposito com bastante cloro passando assim a fase de fervura e depois várias semanas de molho para perderem o cloro? Eu coloquei os troncos que tenho no meu aquario em cloro e não tive problemas (depois disto devem ter estado quase um mês de molho e depois ainda fervi). Como devo efectuar o tratamento?, de certo que já alguém enfrentou este problema... Cumps, Rafael Silva Eu tenho facilidade em arranjar pastilhas de cloro, daquelas que se metem nas piscinas, assim de momento parece-me ser o mais viável para matar a bicharada indesejada, depois é uma questão de tempo até libertar todo o cloro. Editado Novembro 13, 2010 por Rafael Silva Citar Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
HomoSapiens Publicado: Novembro 13, 2010 Share Publicado: Novembro 13, 2010 Para ajudar a tirar o cloro, podes utilizar o produto que utilizas normalmente para tratar a água antes de colocar no áqua com uma concentração superior. Citar River Bridge http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165976 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
norby Publicado: Novembro 16, 2010 Share Publicado: Novembro 16, 2010 Boas, Nos meus troncos de grandes dimensoes, e dado ser impossivel recorrer ao metodo da fervura, o procedimento que usei foi trata-los na banheira durante cerca de um mês, com sucessivas aguas quentes (do esquentador). Antes deste procedimento, descasquei-os e lixei-os. É importante tambem referir que já estavam secos. Fico um bocado de pé atras com o tratamento com cloro, mas é só uma opiniao... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
eliocoelho Publicado: Novembro 18, 2010 Share Publicado: Novembro 18, 2010 boas ... aproveito para perguntar se qualque madeira serve ? ou qual a melhor ? se a cozer industrialmente como se faz a cortiça ( tipo 200 graus ... ? ) já desinfecta tudo ... será o bastante ? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
norby Publicado: Novembro 19, 2010 Share Publicado: Novembro 19, 2010 Boas, Qualquer madeira serve desde que nao resinosa. Uma madeira muito apreciada e usada na aquarofilia é a de videira. Parece-me que 200º C é bom para matar a bicharada. Mas a fervura serve tambem para tirar a coloraçao que a madeira/cortiça deixa na agua, pelo que varias fervuras podem ser necessarias. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
eliocoelho Publicado: Novembro 19, 2010 Share Publicado: Novembro 19, 2010 sabes me dizer algumas especies ? tipo sobreiro etc ... ? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
norby Publicado: Novembro 19, 2010 Share Publicado: Novembro 19, 2010 Boas, Já esta respondido... Nao podes usar resinosas tipo o Pinheiro, apartir dai practicamente qualquer tipo de madeira pode ser elegivel para esse efeito. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
eliocoelho Publicado: Novembro 19, 2010 Share Publicado: Novembro 19, 2010 afinal já me informei e não vai aos 200 graus .... cerca de 130 a 150 mas coze durante 3 horas numa caldeira do tamanho de 1 camiao ... ( industrial ... ) como faço para secar ... ? há algum processo ? porque eu queria ir a uma arvora e cortar um ranco ... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
norby Publicado: Novembro 19, 2010 Share Publicado: Novembro 19, 2010 Boas, Lê o tópico desde o inicio. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
eliocoelho Publicado: Novembro 19, 2010 Share Publicado: Novembro 19, 2010 pois ... já li ... eu é que queria inventar ... pensei que se fosse assim cozido industrial que tb o secasse --- Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alcaide Publicado: Novembro 19, 2010 Share Publicado: Novembro 19, 2010 É pá, é pá.... É assim já há vários tópicos no fórum em que se chega à mesma conclusão, é possível usar qualquer tipo de madeira, desde que seja bem tratada... Quanto à secagem "automática" eu não arriscava o microondas.... Já no que toca ao forno podes usar eu já o fiz várias vezes, tens que ter em atenção que se for ramificado, os ramos secam mais rápido logo podem ficar carvão antes do tronco principal estar seco.... Cumps, Alcaide Citar ALCAIDE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts