xlifes Publicado Janeiro 10, 2005 Publicado Janeiro 10, 2005 Boa noite Tenho alguns Neons que há alguma tempo apresentam um aspecto pouco saudavel... Estão inchados, com manchas esbranquiçadas no fundo do corpo (junto á cauda) (é como se tivessem a desbotar...) e um deles tem mesmo alguns pontos brancos numa barbatana e em ambos os olhos (julgo que deve estar cego...) Não me parcece que seja ictio e lembro-me de ter visto um tópico em que um membro tinha os dele com mais ou menos o mesmo aspecto e alguém disse que era uma doença tipica dos neons. Alguém me sabe dizer que doença será? Há alguma coisa que possa fazer para os curar? Obrigado! Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
morwen Publicado: Janeiro 10, 2005 Publicado: Janeiro 10, 2005 Ola, tirei esta informação de um site tb sobre aquariofilia, acerca dessa doença que é muito normal em neons, mas não consigo ajudar mais por falta de experiência. Espero que esclareça. "Doença do Neon: É uma doença que atinge principalmente Neons Cardinais (Paracheirodon axelrodi), mas que pode atingir varias outras espécies de peixes. Em Neons, o peixe perde parte da coloração da linha azul/neon, que se torna branca, na cauda ou abaixo da nadadeira dorsal. Espinha curvada e nado irregular também são sintomas desta doença. É causada pelo parasita Pleistophora hyphessobryconis, a doença é capaz de matar um peixe em poucos dias. Ainda não se sabe a verdadeira causa da doença no aquário. Retirar o peixe infectado o mais breve possível e tentar tratá-lo com algum antibiótico num aquário hospital, apesar de que, na maioria das vezes a doença causa o falecimento do animal. Fazer quarentena antes de introduzir um peixe no aquário e manter uma boa qualidade da água é essencial para a prevenção desta doença." Cumpts
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Janeiro 10, 2005 Publicado: Janeiro 10, 2005 Diagnostico diferencial entre a "verdadeira doença do Neon" Pleithospora e a "falsa doença do Neon"- Columnaris . Embora o aspecto seja semelhante a Columnaris é muito mais frequente , mais rápida a matar e ocorre geralmente após o transporte ( por exemplo se adquiriste os peixes à pouco tempo ). Se for Pleithospora o tratamento é muito dificil e só funciona um medicamento que é o Totrazuril dificil de encontrar ( é usado como coccidiostático- parasita intestinal- nas aves ). Se for Columnaris o Bactopur direct e o Kanaplex ( ambos vendidos em lojas de aquariofilia) funcionam nos estagios iniciais . Cump. Rui
xlifes Publicado: Janeiro 10, 2005 Autor Publicado: Janeiro 10, 2005 Realmente os meus Neons têm a zona da caida descolorida, mas no caso deles é a parte vermelha que ficou esbranquiçada... Os sintomas dos meus neons correspondem com a descrição que a Norwen fez, o mais estranho é que já tenho os peixes há bastante tempo e têm-se mantido "saudaveis" fora isto - comem bem, nadam normalmente, etc. Vou tentar encontrar um desses medicamentos que o Rui Ferreira de Almeida referiu e ver se consigo melhorias! Obrigado aos dois! Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
Pedro Saúde Publicado: Janeiro 13, 2005 Publicado: Janeiro 13, 2005 Bom dia, Apareceu-me, mais ou menos a mesma situação mas com alguns Cardinais em que a cor vermelha está a desaparecer. Os valores da agua são: PH:6,8 GH:1 KH:2 NO3:5 Cº:28 Esta situação apareceu após eles terem estado 1/2 dia dentro de um outro aqua, que foi cheio com agua do anterior, para que eu pode-se "limpar" o aqua das algas que por lá proliferavam. Tks Pedro Saúde Pedro Saúde
Recommended Posts