Recommended Posts

Publicado

Boa noite

Tenho alguns Neons que há alguma tempo apresentam um aspecto pouco saudavel...

Estão inchados, com manchas esbranquiçadas no fundo do corpo (junto á cauda) (é como se tivessem a desbotar...) e um deles tem mesmo alguns pontos brancos numa barbatana e em ambos os olhos (julgo que deve estar cego...)

Não me parcece que seja ictio e lembro-me de ter visto um tópico em que um membro tinha os dele com mais ou menos o mesmo aspecto e alguém disse que era uma doença tipica dos neons.

Alguém me sabe dizer que doença será?

Há alguma coisa que possa fazer para os curar?

Obrigado!

Trust No One - not even a fish! :wink:

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Publicado:

Ola, tirei esta informação de um site tb sobre aquariofilia, acerca dessa doença que é muito normal em neons, mas não consigo ajudar mais por falta de experiência. :twisted: Espero que esclareça.

"Doença do Neon:

É uma doença que atinge principalmente Neons Cardinais (Paracheirodon axelrodi), mas que pode atingir varias outras espécies de peixes. Em Neons, o peixe perde parte da coloração da linha azul/neon, que se torna branca, na cauda ou abaixo da nadadeira dorsal. Espinha curvada e nado irregular também são sintomas desta doença.

É causada pelo parasita Pleistophora hyphessobryconis, a doença é capaz de matar um peixe em poucos dias. Ainda não se sabe a verdadeira causa da doença no aquário.

Retirar o peixe infectado o mais breve possível e tentar tratá-lo com algum antibiótico num aquário hospital, apesar de que, na maioria das vezes a doença causa o falecimento do animal. Fazer quarentena antes de introduzir um peixe no aquário e manter uma boa qualidade da água é essencial para a prevenção desta doença."

Cumpts

Publicado:

Diagnostico diferencial entre a "verdadeira doença do Neon" Pleithospora e a "falsa doença do Neon"- Columnaris . Embora o aspecto seja semelhante a Columnaris é muito mais frequente , mais rápida a matar e ocorre geralmente após o transporte ( por exemplo se adquiriste os peixes à pouco tempo ). Se for Pleithospora o tratamento é muito dificil e só funciona um medicamento que é o Totrazuril dificil de encontrar ( é usado como coccidiostático- parasita intestinal- nas aves ). Se for Columnaris o Bactopur direct e o Kanaplex ( ambos vendidos em lojas de aquariofilia) funcionam nos estagios iniciais .

Cump.

Rui

Publicado:

Realmente os meus Neons têm a zona da caida descolorida, mas no caso deles é a parte vermelha que ficou esbranquiçada...

Os sintomas dos meus neons correspondem com a descrição que a Norwen fez, o mais estranho é que já tenho os peixes há bastante tempo e têm-se mantido "saudaveis" fora isto - comem bem, nadam normalmente, etc.

Vou tentar encontrar um desses medicamentos que o Rui Ferreira de Almeida referiu e ver se consigo melhorias!

Obrigado aos dois!

Trust No One - not even a fish! :wink:

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Publicado:

Bom dia,

Apareceu-me, mais ou menos a mesma situação mas com alguns Cardinais em que a cor vermelha está a desaparecer.

Os valores da agua são: PH:6,8 GH:1 KH:2 NO3:5 Cº:28

Esta situação apareceu após eles terem estado 1/2 dia dentro de um outro aqua, que foi cheio com agua do anterior, para que eu pode-se "limpar" o aqua das algas que por lá proliferavam.

Tks

Pedro Saúde

Pedro Saúde