ruimpr Publicado Novembro 12, 2010 Publicado Novembro 12, 2010 Pessoal, Já estou na aquarofilia +/- 1 ano, tenho feito bons progressos graças à ajuda preciosa deste fórum. Mas tenho uma dúvida, já tive gupyzitos, algumas 3 vezes! Que eu me tenha apercebido... Da 1.a Vez ainda sobreviveram 2, mas dps acabaram por morrer ou ser comidos quando já deviam ter +/- 1mês. (escusado será dizer que os restantes 10 que consegui contar foram logo comidos!!) Da 2.a Vez tb vi os pequenitos, mas desapareceram num instante. Da 3.a Vez ainda duraram uns 2dias :D Tenho neons, nariz de bebado, casal de guppys, corydoras, tetras Hemigrammus... Além de camarões... Sempre fui a favor da "natureza" e tentar criar um ambiente o mais natural possível, mas o que é certo é que também gostava de ver os pequenos no aquário. Actualmente a guppy está novamente grávida, 3semanas diria eu... Comprei uma maternidade de rede, aconselham-me a colocar lá a guppy e esperar que os pequenotes apareçam para retirar a mãe "antes que os coma?" que me dizem? Deixo aqui 1 foto do layout do aqua. Obrigado, ruimpr Citar
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 Tudo depende. Paras as primeiras criações acho que devemos dar uma ajuda à mãe natureza para se poder saborear o nascimento e crescimento das crias. Dessa forma, acho que a utilização da criadeira de rede será útil (nunca as maternidades de plástico). Podemos deixar a mãe natureza seguir o seu curso se o aquário tiver condições para tal, ou seja, plantas altas que cheguem até à superfície ou plantas de superfície. Isto para dar alguma oportunidade às crias de se poderem esconder e sobreviver. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Rui Galrão Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 eu tenho guppys endler e tem me aparecido no aquário alguns.. eles safam-se por eu ter bastante flora, como já foi dito, alta e densa em algumas parte.. como cabomba, musgo de java, plantas flutuantes, etc.. tb alguns recantos feito por uma raiz e pedras.. Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
ruimpr Publicado: Novembro 12, 2010 Autor Publicado: Novembro 12, 2010 Boas, Obrigado pelas dicas. Actualmente tenho o aqua com muitas plantas flutuantes, apesar de não dar para ver na foto. Lemna Minor , acho eu... Mas as restantes ainda nao cresceram como eu queria... Bom vou arriscar e colocar a guppy na criadeia de rede. A ideia seria também usar essa criadeira para ter lá camarões juvenis, uma vez que os vou retirando do Filtro e tenho-os guardados numa jarra de 3 litros até terem um pouco mais de tamanho. Obviamente que todos os dias tiro 50% de agua e meto + 50% de agua do aqua Rui eu tenho guppys endler e tem me aparecido no aquário alguns.. eles safam-se por eu ter bastante flora, como já foi dito, alta e densa em algumas parte.. como cabomba, musgo de java, plantas flutuantes, etc.. tb alguns recantos feito por uma raiz e pedras.. Citar
Daniel Miranda Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 Eu sou contra as maternidades de plástico e de rede, pois se colocares a fêmea lá dentro ela stressa muito e após ter os alevins o mais certo é morrer! Se queres ter alevins guppyes, o melhor que tens a fazer é colocar musgo de java e plantas flutuantes(como já foi referido)! Ou então compras outro aquário(pode ser mais pequeno que o aquário comunitário) e plantas com musgo de java esse aquário e quando vires que a fêmea está bem cheia, coloca-la lá, tem lá os alevins edeixa-la lá uma semana para recuperar e podes voltar a pô-la de volta no comunitário! A tua fêmea não morre e no máximo 4 ou 5 alevins são comidos, visto que as fêmeas bem grandes dão cerca de 60 alevins não há problema! Espero ter ajudado. abraço Citar
paulosaints Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 Olá! O teu dilema é curioso, e é bastante respeitável a tua questão. A minha resposta resume-se a 2 vertentes. Se quiseres ser a favor da natureza e deixar a natureza seguir o curso dela, acabas por deixar de ter peixes no aquário, pois não proteges os que nascem, mas, também para seres coerente com a tua decisão, não os deverás tratar de doenças, pois assim estás a combater o que a natureza decidiu. Se quiseres intervir, que é a minha vertente, proteges as crias, tratas doenças e mantens a tua linhagem de peixes. Basicamente estás a fazer ao aquário aquilo que a natureza e Deus nos faz! Abraço Paulo Citar
paulosaints Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 Eu sou contra as maternidades de plástico e de rede, pois se colocares a fêmea lá dentro ela stressa muito e após ter os alevins o mais certo é morrer! Já tive os meus anos de criação de guppies e sempre usei a maternidade para evitar ao máximo as mortes nas crias. Nunca nenhuma fêmea me morreu por este processo, mas tinha alguns cuidados como diminuir ao máximo a luz a partir do momento em que punha a femea na maternidade. Paulo Citar
ruimpr Publicado: Novembro 12, 2010 Autor Publicado: Novembro 12, 2010 Obrigado a todos os que têm participado e outros curiosos que eventualmente tenham as mesmas dúvidas. Vou fazer 1 primeiro teste, em ter a mãe e o suposto pai, os dois juntos na criadeira. Analisando o primeiro impacto. Se correr bem, retiro o pai ao fim de uns 2 dias, e avalio a postura da mãe "sozinha". Parece uma decisão aceitável. Se o stress for elevado, estarei atento todos os dias, assim que detectar alevins, tento colocar somente esses na criadeira Grande abraço a todos. Citar
paulosaints Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 Podes ir com calma, os guppies são bons peixes para começar porque são bastantes permissivos! Mas também têm a sua sensibilidade! Paulo Citar
ruimpr Publicado: Novembro 12, 2010 Autor Publicado: Novembro 12, 2010 Sim sim correcto, Porém acho que este teste é aceitável? Ou irei estragar tudo? Em último caso e para bem dos "pais" eu fico em alerta vermelho para procurar as crias e guardá-las na criadeira. Rui NOTA: Comprei a criadeira na semana passada, será realmente um último recurso. Citar
Daniel Miranda Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 (editado) como já referi, acho que a criadeira strassará bastante os teus guppyes adultos! O melhor mesmo, é quando vires alevins, colocares dentro da criadeira os alevins Editado Novembro 12, 2010 por Daniel Miranda Citar
ruimpr Publicado: Novembro 12, 2010 Autor Publicado: Novembro 12, 2010 Ok Vou seguir essas dicas a fundo. Vou ficar em alerta, desde que se safem uns 6 alevins já fico contente, os restantes se forem comidos , ao menos que satisfaçam a barriga dos adultos , hehe hehe abraço rui Citar
Daniel Miranda Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 Depois conta-nos quantos alevins sobreviveram! abraço Citar
ruimpr Publicado: Novembro 12, 2010 Autor Publicado: Novembro 12, 2010 Espero dar noticias em breve, e também coloco algumas fotos Rui Citar
paulosaints Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 Á 2 anos tive bastantes criações de guppies Blue Moskow. No dia em que a mãe ia parir, (ela isola-se num canto qualquer, ou outro sitio mais protegido), coloquei-a na maternidade, apaguei a luz do aquário e esperei. Foi uma questão de minutos até ela começar a parir. Contei 50 alevins, sobreviveram todos. No fim do parto voltei a colocar a femea no aquario outra vez e essa femea teve dezenas de posturas. Não percebi a parte do colocar o macho com a femea na maternidade. Só colocar a femea na maternidade, mas quando ela esta prestes a parir. Paulo Citar
Bruno Guerra Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 Deixo aqui a minha ideia. Uma rede das de saco de batatas ou alho, plantas flutuante lá para dentro (muitas), 2 ventosas e já está. O piquenos podem entrar e sair quando querem e os grandes não conseguem entrar. Pelo menos é isso que vou fazer hoje ou amanha. Depois digo se ficou bom ou não. Citar Queen74
Recommended Posts