gtangas Publicado Novembro 10, 2010 Publicado Novembro 10, 2010 (editado) Boas Preciso de ajuda em perceber o que se esta a passar com algumas das minhas plantas!!!!! bem, tenho algumas folhas de microsorum com uma coloração nas pontas diferente Algumas das cryptos estao a aparecer com uns buracos Apenas tenho 3 sae no tanque e nao os vejo a papar folhas..... esta montagem tem 3 semanas... tem substrato fertil, co2 presurizado, fotoperiodo de 8h, 2200lt/h ainda nao começei a fertilizar pois indicaram-me que o deveria fazer +/- passado um mes de ciclo Custa ver as plantas assim e talvez hoje va comprar micros, macros e ferro para começar a fertilizar. MAs com um substrato fertil isto ja deveria estar a acontecer?!?! o topico do meu aqua: Projecto Alva Editado Novembro 19, 2010 por gtangas Sergio Oliveira
tabernas Publicado: Novembro 11, 2010 Publicado: Novembro 11, 2010 Boas, Pois isso é uma bela treta. As plantas do meu aquário também estão nesse estado e inclusive algumas o caule parece que está manteiga mal se toca parte. já fui à loja aqui da zona e deram-me um conposto de produtos para fertilizar mas nada feito. A ver se alguém aqui deixa uma dica que salve a nossa plantação. cumprimentos
gtangas Publicado: Novembro 11, 2010 Autor Publicado: Novembro 11, 2010 Boas, Pois isso é uma bela treta. As plantas do meu aquário também estão nesse estado e inclusive algumas o caule parece que está manteiga mal se toca parte. já fui à loja aqui da zona e deram-me um conposto de produtos para fertilizar mas nada feito. A ver se alguém aqui deixa uma dica que salve a nossa plantação. cumprimentos Entao os sintomas sao mesmo iguais. Tenho essa situação em algumas cryptos agora reparo que uma das anubias esta a perder aquele verde escuro e a ficar mais claro, sendo que numa das folhas tem uns pontos que parecem ir formar uns buracos... Ontem comprei flourish e ferro da seachem e adicionei uma tampa de cada. Falta me o potássio que nao tinham e vou tentar comprar amanha Ainda vou a uma ou outra farmacia procurar segundo algumas imagens que se encontra por ai parece falta de potássio e ou nitrogenio ou manganes.. ou outra coisa talvez!! Bem mas é como dizes deixa ver se á por ai pessoal que de umas dicas!! Sergio Oliveira
gervas Publicado: Novembro 11, 2010 Publicado: Novembro 11, 2010 (editado) Tangas, As crypts é normal acontecer o que te esta a acontecer, chama-se Cryptocoryne Melt, é uma adaptação fisiológica da planta, dá tempo ao tempo que ela volta a rebentar, com folhas submersa. O feto, não te stresses, é das plantas mais resistentes que há, ainda pra mais com agua cheia de nutrientes, deve ser a planta a adaptar-se também... Dá tempo ao tempo tangas=P Googla Cryptocorine Melt e vais encontrar muita coisa... É totalmente normal, e a crypto nao vai morrer! As cryptos que ai tens são todas de criação emersa, e podes ver as folhas são todas tipicamente emersas...A planta está a matar as folhas emersas, para fazer nascer folhas submersas....Em poucas palavras, está a adaptar-se.... Para além disso pelo que falas-te demonstras que não tens ainda grandes conhecimentos da fisiologia das plantas que tens, assim como da fertilização adequada ás tuas plantas... Cuidado, pois isso ajuda muito a que se tenha problemas com as algas... As cryptos, praticamente não absorvem nutrientes pelas folhas, por isso estar a largar fertilzação nelas, é inutil... Resultado...algas... Até te digo mais, as cryptos praticamente não precisam de fertilização... As anubias absorvem nutrientes pelas folhas, mas é a um ritmo tão lento que nem vale a pena fertilizar... O esterco criado pelos peixes bastarão para as manter vivas... A eleocharis, come preferencialmente pela raiz, igual á crypto.... O feto chupa nutrientes da coluna de água, mas novamente é a um ritmo tão lento que quase nem precisa de ser fertilizado... O teu tanque Alva, precisa de mais umas plantas de crescimento e metabolismo rápido, ou então terás que fazer TPA's muito rigorosas nesse tanque para prevenir problemas de algas... Com a flora que tens práticamente não se justificava o substrato fertil á excepção da Eleocharis... Um conselho no entanto... Estuda a tua flora, em todos os sentidos, especialmente os modos de absorção dos nutrientes, antes de decidires um curso de fertilização.... Há muita maneira de fertilizar, muitos métodos, e compostos, que tens de adaptar ás necessidades especificas das tuas plantas e aquário, não há formulas escritas, tens que decidir por ti, mas para evitar dissabores esverdeados, pensa acerca das particularidades das plantas que tens para te guiar na maneira de fertilizar o teu tanque... Por exemplo eu, no meu tanque de 220litros que tinha anteriomente, era um holandês altamente denso com plantas de estaca, resultado fertilização agressiva e direccionada diáriamente.... O meu tanque de 90litros de plantas de crescimento lento, levam apenas fertilização uma vez por semana.... Depende de muita coisa rapaz=P Outra coisa...o teu tanque é ainda tão novo que dificilmente estás perante um caso de carencia de nutrientes.... Editado Novembro 11, 2010 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
gervas Publicado: Novembro 11, 2010 Publicado: Novembro 11, 2010 Boas, Pois isso é uma bela treta. As plantas do meu aquário também estão nesse estado e inclusive algumas o caule parece que está manteiga mal se toca parte. já fui à loja aqui da zona e deram-me um conposto de produtos para fertilizar mas nada feito. A ver se alguém aqui deixa uma dica que salve a nossa plantação. cumprimentos Tabernas, deixa-me adivinhar, deram-te um produto da Sera.... Se fizeres uma fertilização completa, juntamente com CO2 a coisa pode ser resolvida.... Pesquisa acerca das fertilizações da Seachem e da ELOS, são as que eu uso...São um bocado mais caras, mas compensam, se forem utilizadas como deve ser... The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
gtangas Publicado: Novembro 11, 2010 Autor Publicado: Novembro 11, 2010 Tangas, As crypts é normal acontecer o que te esta a acontecer, chama-se Cryptocoryne Melt, é uma adaptação fisiológica da planta, dá tempo ao tempo que ela volta a rebentar, com folhas submersa. O feto, não te stresses, é das plantas mais resistentes que há, ainda pra mais com agua cheia de ................... Efectivamente as carencias apenas surgem nas 3 plantas que te falo, pois nas cyperus, windelov e na eleocharis nada!! a ideia era mesmo um tanque com baixa manutenção.. mas isso parece tambem ter muito cuidado com excessos!!! Sem qualquer duvida, experiencia nisto é bola! Aquarios para mim é coisa totalmente nova. O alva e o 21lt sao os meus primeiros aquas Hoje adicionei um cardume de 10 neons para aumentar o "lixo organico" MAs uma pessoa com o grau de conhecimentos como os meus começa a ver aquelas cenas a aparecerem nas plantas e fica-se desorientado! aconteceu o mesmo com tronco... era chegar a casa e aquilo estar cheio de fungo... agora quase desa+areceu... esteve quase a levar A.metileno la para dentro!! Mas os concelhos da rapaziada mais experiente prevaleceram! bem, mas portanto aconcelhas a para fertilizações? O ferro e o potassio a mais podem tb despoletar as malvadas algas?! Sergio Oliveira
gervas Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 Qualquer coisa em excesso ou carencia pode despoletar um bloom de determinados tipos, dai que as TPA's sejam necessárias... É uma questão de encontrar um equilibrio... Lê isto, tem lá tudo o que precisas.... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=41985 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124033 The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
gtangas Publicado: Novembro 12, 2010 Autor Publicado: Novembro 12, 2010 Qualquer coisa em excesso ou carencia pode despoletar um bloom de determinados tipos, dai que as TPA's sejam necessárias... É uma questão de encontrar um equilibrio... Lê isto, tem lá tudo o que precisas.... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=41985 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124033 leitura de mesa de cabeçeira hehe obrigado sergio Sergio Oliveira
tabernas Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 Tabernas, deixa-me adivinhar, deram-te um produto da Sera.... Se fizeres uma fertilização completa, juntamente com CO2 a coisa pode ser resolvida.... Pesquisa acerca das fertilizações da Seachem e da ELOS, são as que eu uso...São um bocado mais caras, mas compensam, se forem utilizadas como deve ser... Boas, Estou a utilizar o flourish da Seachem, mas muito honestamente ainda não produziu resultados que saltem à vista, no entanto como tu esplicas mais à frente com as plantas à que ter paciencia porque podem estar em adaptação. Possivelmente este fim de semana vou por carvão no filtro para retirar exessos de tratamento e ver o que vai dar. Cump e obrigado pela ajuda.
gtangas Publicado: Novembro 19, 2010 Autor Publicado: Novembro 19, 2010 Pessoal Agora sao as anubias que estao tb a ficar amareladas.. reparei que as pedras estao tb a querer ganhar umas manchas da mesma cor!!! Ontem repeti os testes e esta tudo na boa, mesmo o ph ja esta em 6.8/7 (as fitas nao sao muito precisas..) As manchas saem se esfregar a folha com os dedos, mas ja a coloração amarelada nada!! cena estranha foi ter tirado a pedra que estava a segurar o tronco e mudar a windelov para traz do tronco e passado dois dias as pontas começarem tb a ganhar a mesma cor! estou-me a passar com aquilo! A semana passada comprei flourish e adicionei 0.25ml daquilo, ontem tornei a colocar o mesmo e mais um pouco de ferro Nao tenho potassio e tb nao sei se sera falta do mesmo.... O Co2 esta a bombar, liga bem mais cedo que as luzes e perguntava tb se nao podera ser do mesmo!!! mas nao sera uma alga!?!?!?!?! O melt das cryptos parou e ja se começa a ver novas folhas ufa!! Boa la ajudar o maçarico!! Abraço Sérgio Sergio Oliveira
Luisa Fonseca Publicado: Novembro 19, 2010 Publicado: Novembro 19, 2010 Quando mudamos de lugar uma planta envasada, ela ressente-se, ainda que se dê melhor no novo local, por norma passa primeiro por uma fase de adaptação, nesses casos não é com fertilização que ajudamos, resta-nos regar e esperar. Sou de opinião que quanto mais natural melhor, não adiciono nada à água, um dia destes aparecem-te algumas algas e pragas de caracóis, tudo isso é normal no inicio de um aquário, depois estabiliza e acabam os problemas. Tenho os meus aquários ao sol, não têm algas, os caracóis estão controlados, as plantas desenvolvem-se normalmente, está tudo equilibrado, o que faço é alimentar, limpar filtros e fazer trocas parciais de água... Além de ficar a olhar para os meus meninos, que se reproduzem quando querem e não fazem barulho! Quanto mais o teu ecossistema maturar, menos problemas terás, até lá só tens de ter é paciência. Desejo-te muito boa sorte. Luisa Fonseca
gtangas Publicado: Novembro 19, 2010 Autor Publicado: Novembro 19, 2010 Eu nao digo que elas nao tenham o seu periodo de adaptação e a prova disso mesmo foram as cryptos que estavam a dar o berro e agora parou e estao a dar novas folhas. Mas no caso das anubias elas nunca foram mudadas de sitio e ganharam aquelas manchas.. Eu ate ja reduzi a luz para apenas 80wts... aumentei o co2 Bem... mas ainda nao vou arrancar a cabeça.... vou ver no que dá!!! Vou tentar tirar foto das folhas para mostrar! Obrigado Sérgio Sergio Oliveira
FDinis Publicado: Janeiro 7, 2011 Publicado: Janeiro 7, 2011 Deixa lá que nao é só problema teu essa cor acastanhada nas plantas , também gostava de saber como poder resolver começa me a dar um mau aspecto as verduras , eu faço tpás semanais , por isso nao devia acontecer ! la tenho eu de limpar todas as vezes que faço tpas as folhas que consigo ! Vou continuar a acompanhar a ver se se encontra resolução xD Acompanhem o meu novo Projecto "DiscusLandia"
tmaster Publicado: Fevereiro 22, 2011 Publicado: Fevereiro 22, 2011 (editado) Deixa lá que nao é só problema teu essa cor acastanhada nas plantas , também gostava de saber como poder resolver começa me a dar um mau aspecto as verduras , eu faço tpás semanais , por isso nao devia acontecer ! la tenho eu de limpar todas as vezes que faço tpas as folhas que consigo ! Vou continuar a acompanhar a ver se se encontra resolução xD as folhas de baixo ficam castanhas ,murchas e caem em algumas plantas? isto tudo num plantado recente? se for isso acontece porque as plantas são "produzidas" ou criadas em forma emersa, quando vão para submersa livram-se das folhas , tenho uma rotala rotundifolia(verde) que simplesmente parece outra depois de submersa. Editado Fevereiro 22, 2011 por tmaster Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
Recommended Posts