Recommended Posts

Publicado

Boas,

a minha mulher não me larga porque quer animais com mais cor no aquário.

Eu quero é plantas bonitas...

Trata-se de um 180 litros (um metro de frente) com um casal de espadas, nariz de bebado, cardinais, neons rosa e pretos, barbos cereja, um SAE e um otto.

A nível de plantas tem cryptos, anubias, cabomba, echinodorus bleheri, rotala, blixas e pogostemon stellatus.

Faço fertilização e injecto CO2.

Posto isto, pergunto: nestas condições poderei ter um casal de discos?

Se sim, poderei esticar-me a ter dois casais, ou quatro estirpes distintas?

Obrigado!

Publicado: (editado)

Olá Paulo,

No teu caso (180lts, injecção de CO2, fertilizações,...) apostava só mesmo num casal de discos porque são deveras ciclídeos muito especiais.

Posto isto, devo avisar-te que serão peixes grandes em adultos e comerão bastante e por consequinte farão muito "cócó" destabilizando-te muito as fertilizações. A temperatura também é mais elevada que os demais mas a tua selecção de plantas não o impede.

CO2 não sou muito apologista com estes peixes só mesmo em quantidades mínimas.

Qualquer coisa é só dizeres,

Abraço

Ricardo

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

arrgghhh tinha-me esquecido da questão a temperatura... 30? mais?

AB!

Publicado:

Boas...

Quais as medidas exactas do aquario?

Um casal ate podes mas dificilmente conseguias safar algum, discus para criar tem de estar sozinhos num aquario, de preferencia um cubo. por ixo se fosse a ti optaria por discus juvenis ate porque 4 discus adultos( 2 casais) num aquario de 180lt acho muito, na minha opiniao iriam stressar muito.As estripes podes por as que quiseres, aconselho-t e a por os que queres todos ao mesmo tempo para começarem logo a criar hierarquia.

cumps

Publicado:
arrgghhh tinha-me esquecido da questão a temperatura... 30? mais?

AB!

minimo 28º.

Publicado:
Boas...

Quais as medidas exactas do aquario?

Um casal ate podes mas dificilmente conseguias safar algum, discus para criar tem de estar sozinhos num aquario, de preferencia um cubo. por ixo se fosse a ti optaria por discus juvenis ate porque 4 discus adultos( 2 casais) num aquario de 180lt acho muito, na minha opiniao iriam stressar muito.As estripes podes por as que quiseres, aconselho-t e a por os que queres todos ao mesmo tempo para começarem logo a criar hierarquia.

cumps

Olá! é o 180 Litros que consta na minha assinatura. Ao contrário do que refiro no primeiro post (já não o consigo editar...) tem 101x40x40.

Não pensava em criação. Era mesmo só para saber se teria condições para lhes dar qualidade de vida num ambiente de um plantado como o que descrevi.

Eventualmente, repito, eventualmente comprar juvenis e depois vende-los quando já fossem mais crescidos...

Publicado:
Olá! é o 180 Litros que consta na minha assinatura. Ao contrário do que refiro no primeiro post (já não o consigo editar...) tem 101x40x40.

Não pensava em criação. Era mesmo só para saber se teria condições para lhes dar qualidade de vida num ambiente de um plantado como o que descrevi.

Eventualmente, repito, eventualmente comprar juvenis e depois vende-los quando já fossem mais crescidos...

Boas

Exacto...

É que o minimo aconselhavel para discus adultos são os 50cm de altura, largura pode nao ser tão importante mas e sempre aconselhavel pelo menos 45cm. Eles vivem com menos, mas o problema e o stresse que causa aos animais.

O aquario ser pantado ate acho bom que eles gostam de ter onde se esconder e de sombras.

Na minha opinião acho que o melhor seria optares por juvenis, mas e so a minha opinião.

Vende-los quando forem crescidos?? ou comprar um aquario maior.... :D ... com o amor que se ganha....

abraço

Publicado:

Nesse caso acho que vou desistir...

Sabes, tenho um movel aqui na sala que tem pouca profundidade (pouco menos de 40cm) mas tem dois metros e tal de comprimento e dá-me pela cintura.

Já lancei a corda a ver se tinha um OK para montar ali um aqua para discus (um 200x50x35), algo com pouca luz e plantas de reduzidas necessidades... mas bateu na trave :D

Obrigado pelas dicas!

Publicado:

A temperatura dos meus anda entre 27ºC e 29ºC - menos e mais é escusado (atenção 27ºC é no limite para uma temperatura constante).

Também acho que 40cm de altura (do vidro e não real) para um disco adulto é pouco.

Podes sim começar com eles pequenos, como já foi referido, vês se formam casal e depois vendes os restantes. Mas coloca poucos discus nesse aqua, mesmo juvenis - máx. de 4.

Espero ter ajudado,

RicardoF

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicado:

Obrigado Ricardo mas acho que não vou avançar...

Se as condições não são as certas, não faz sentido estar a 'forçar'.

O mais certo seria eles começarem a ter problemas por causa do CO2 ou então ter de me desfazer deles a médio prazo.

Agora tenho é de arranjar forma de explicar isto à minha mulher ehehehhe

Publicado:

É um equilibrio díficil ter discus e um bom plantado.

Boa decisão,

Boa sorte e abraço

RicardoF