Recommended Posts

Publicado: (editado)

dando via ao topico agradecia a vossa ajuda na escolha da futura fauna:

recordo que o aquário tem 54lt

Fundo:

- coridoras , um macho 2 femeas.

- Otto (se possível um casal) - alimentação algas/corgetes?

-

Meio:

- Guppy 1 macho, 3 femeas

- Cardume de pelo menos 15 neons

-

total de fauna 24 peixes.

sei que o aqua não é grande, mas será que poderia acrescentar:

- uns camaroes? daqueles que têm as patas tipo leque e apanham a comida e detritos que andam na agua?

- um casal de bettas?

- Bótias panhaço ? acho que iria ficar com o fundo muito populoso.

- escalares será que iriam conviver bem com os peixes mais pequenos?

aceitam-se sujestoes

layout

geeral

imagem07361.th.jpg

três pequenas tocas

imagem07371.th.jpg

a pirâmide está a esconder a pedra difusora.

imagem07381.th.jpg

Editado por psi20
Publicado:

actualizando:

19/11/2010 sexta feira

finalmente montei o móvel (eheim mp foi o unico que estava disponivel), e claro enchi o aquário.

Total de agua - 44lt (valor de esperar pois dos 54lt disponíveis 10 ficaram ocupados por areão).

Depois de encher apliquei 11ml de aquatan

20/11/2010 sábado

Logo de manha introduzi as bactérias ficando como seria de esperar a agua com aspecto leitoso.

21/11/2010 domingo

há noite quando finalmente cheguei a casa verifiquei o estado do aquário:

- agua ainda algo leitosa mas pouco (será normal?)

imagem0775.th.jpg

- aproveitei para introduzir um pouco de alimento

imagem0776.th.jpg

- a temperatura não baixa dos 27º mesmo estando o termostato regulado para 26º, acham que devo baixar mais?

imagem0778.th.jpg

- a bomba de ar continua a bombar e claro em silencio :P

imagem0780.th.jpg

- decoração simplista vou apenas introduzir plantas amanha.

imagem0782.th.jpg

mais perguntas:

- quanto introduzir as plantas devo colocar fertilizante? tenho um que vinha como oferta no kit da sera

- devo continuar a introduzir comida no aquário ou directamente no filtro?

- peixes, não tenho pressa mas creio que devo ir introduzindo lentamente acham que é melhor colocar já os coridoras ou devo como tinha planeado esperar pelo fim de semana para introduzir a população:

20 neons

3 guppy

3 coridoras

2 ou 3 otto

Publicado:

Acho que vais sobre-popular o aquário com tantos peixes.

Acho 20 neons um bocado de mais, mete antes uns 10 que chega bem e mesmo assim são de mais...

Saudações aquariofilas.

Fernando Macedo

• 2 semanas depois...

update.

Passam hoje 5 dias desde que foi introduzida a fauna.

1 Comedor de Algas Chines

9 neons

2 guppy

2 corydora

o aquário está estável e os peixes saudáveis (pelo menos gordos estão).

Alimentação, 1/4 de pastilha de colocar no vidro diariamente.

Fotos:

pict0015q.jpg

pict0019z.jpg

pict00210.jpg

pict00240.jpg

pict0029j.jpg

pict0035kb.jpg

pict0038qc.jpg

pict0042y.jpg

Editado por psi20
Publicado:

acham que estou a alimentar demasiado os peixes? recordo que coloco no vidro 1/4 de pastilha por dia.

Publicado:

Boas, escalares para esse aquário penso que não deverias meter, é pequeno demais para eles e os futuros alevins dos guppies iam todos para a barriga dos mesmos.

Camarões com Botias e com escalares também ia dar arroz de marisco por isso também não me parece boa ideia.

Eu se fosse a ti metia um cardume como já tens de neons e acrescentava mais duas femeas de guppies (normalmente mete-se 3 fêmeas para cada macho) e estava finalizado.

É um aquário pequeno...

AS corydoras e os Otoos é na boa;)

Podes meter camarões que sempre ajudam na limpeza e eu pessoalmente adoro aquários com camarões mas não sei (não sei mesmo) se as corydoras não devoram os juvenis.

Quando a alimentação sendo que eu não uso pastilhas não te sei responder, para guppies e neons uso sempre flocos:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Julius obrigado pela dica, realmente depois de ler um pouco esqueci os escalares...

tenho esperança que o casal de guppys faça o seu trabalho, talvez acender umas velas aromáticas para ajudar, para que de forma gratuita aumente a sua população (NB: não estou a pensar comprar maternidade, será que algum alevim vai sobreviver?)

quanto aos corys e otto, neste momento tenho as 2 cory trabalhadores incansaveis (acho que não valerá a pena comprar mais), e um CAE muito activo não sei se valerá a pena introduzir mais um ou 2 otto num aquário tão pequeno... (NB: noto que o vidro da frente tem algumas algas praticamente não se vêm só quando olhamos de lado é que se nota os rastos deixados pelo CAE) será que haverá algas suficientes para 2 otto e 1 cae?

Entretanto pelo menos um camarão gostava de colocar (basta 1 ou gostam de estar em grupo), tenho que ver o que se arranja e ler um pouco :)

Editado por psi20

Ao princípio não deverás ter problema em introduzir 1 ou 2 camarões, mas a partir do momento que o resto da fauna "provar" não há hipótese chainsaw tal como o julius disse ia dar arroz de marisco :lol: . Se tiveres 2 oto e 1 cae com esse volume em princípio não terás problemas com algas a não ser que tenhas um desiquilíbrio na quantidade de nutrientes na coluna de água que não sejam absorvidos pelas plantas que tens, ou luz excessiva o que em ambos os casos duvido que esteja a acontecer. E claro se pretendes manter o aquário a longo prazo deixo o alerta que as bótias, palhaço neste caso crescem lentamente mas bastante. Fica aqui a imagem de uma adulta

clownloachbig.jpg

Editado por KinGz
Publicado:

obrigado pelas dicas, têm sido bastante úteis.

Agora tenho um pequeno problema, ontem tive que "podar" uma das anubias pois estava cheia de algas pretas, quer dizer manchas com pelos pequenos pretos :)

o problema é que mesmo reduzindo o alimento os peixes nao se atiram a elas, e estou com medo que alastrem ao resto do aquário. o que sugerem?

obrigado pelas dicas, têm sido bastante úteis.

Agora tenho um pequeno problema, ontem tive que "podar" uma das anubias pois estava cheia de algas pretas, quer dizer manchas com pelos pequenos pretos :)

o problema é que mesmo reduzindo o alimento os peixes nao se atiram a elas, e estou com medo que alastrem ao resto do aquário. o que sugerem?

Olá! Assim a secas, eu diria que são algas pincel Audouinella Sp.

Algo tipo isto, não?

http://atlas.drpez.org/algas-rojas-pincel-fotos/aae

Pois se for... grande pincel! As plantas que estiverem muito atacadas terás que as sacrificar :snipersmile: . Se "contratares" um comedor de algas siamês (ainda que o teu aquário seja pequeno...) ele pode ajudar mas não esperes milagres. Para evita-las só mantendo os nitratos e os fosfatos baixos - sobretudo se a tua água for alcalina... consegues isso fazendo TPA's mais frequentes - há outros meios mas este é o que menos te dói a ti(menos $$$)e aos peixes (menos químicos na água)

Editado por LVMINE
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Após muita consulta decidi este fim de semana declarar GUERRA ás algas peludas pretas que cobriam já na totalidade as minhas plantas.

Arma usada, bem aqui não fui meigo, agua com lixívia, 1 parte de lixívia para 20 de agua. banhos no max de 10min e muito enxaguamento.

é verdade que dá muito trabalho fazer isto cuidadosamente a cada planta individual mas recomendo.

As baixas foram 0 quer em vivos quer em plantas.

deixo as fotos do resultado:

pict0055tt.jpg

pict0056g.jpg

pict0068j.jpg

pict0069ma.jpg

pict0071o.jpg

pict0072e.jpg

pict0073mq.jpg

pict0076qt.jpg

pict0078q.jpg

pict0080k.jpg

Publicado:

Boas. Só uma pequena questão. Porque não optaste por um SAE em vez do CAE? O CAE vai crescer que nem bezerro

Publicado:

Nuno a resposta é simples, talvez simples de mais.

O CAE (AKA Sacaninha) foi o primeiro habitante do aqua, como tal nunca esperei que o mesmo sobrevivesse. Mais quando o comprei procurava um SAE contudo não havia (desvantagens de se viver na província) e tinha urgentemente que comprar um comedor de algas as alternativas eram um CAE ou um PLECO.

Como o ficho transpira saude estou a ver que daqui a uns mesitos irei ter um problema... das duas uma ou se arranja uma casa maior ou vai para um orfanato.

Entretanto estou a pensar juntar uns ancistros à equipa de limpeza, pergunto se devem andar aos pares ou se um bastará para ajudar o CAE?

Publicado:

Se conseguires arranjar um LDA25(pitbull) era melhor, os plecos ficam enormes e terias falta de espaço para ele

Publicado:

Nuno o ancistrus cirrhosus tem um tamanho máximo de que ronda os 11~a~15cm

o LDA25(pitbull) parece interessante mas sao dificeis de encontrar...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!