Andrep Publicado Novembro 8, 2010 Publicado Novembro 8, 2010 Depois de alguns anos fora deste maravilhoso mundo (~4anos), e após um colega ter iniciado um aquário decidi que queria voltar a montar um aquário, desta vez um pouco mais pequeno que o outro (90litros). Então pus mão à obra com um orçamento pequeno, e fui vasculhar o material antigo e cheio de pó nas gavetas da cave. Este aquário foi montado dia 23-10-2010, mas só agora me foi possível postar! Espero que gostem e me ajudem a melhorar pois estou aqui no fórum essencialmente para aprender e partilhar! e já muito tenho aprendido e espero que o tópico sirva também para ajudar os outros! SETUP: Nome: Não tem Tamanho: 62X30X33 (~50 litro) Filtro: Interno Tetratec in 400 plus Termostato: Eihem Jagger 50 CO2: Caseiro (gelatina) + difusor de madeira DIY Substracto: 1 litro de ADA Powersand S e Akadama Hardscape: Xistos apanhado no rio Flora: Echinodorus telennus; Eleocharis acicularis (em duvida); Alternanthera Rosaefolia (vermelha); pogostemon helferi ; Rotala wallichi Fauna: 5 rasboras arlequim; 2 ottos; 10 reds Dia 23-10-2010 (montagem) Substracto: Colocação dos xistos: Colocação das Plantas: Gostaria de confirmar se se trata de Eleocharis acicularis: Alternanthera (vermelha) e Echinodorus telenus (verde): Enchimento: Vista Geral com pormenor do forno a lenha ao fundo lol ( Não se preocupem pq tá muito longe do aqua): Passado algum tempo e já com a pogostemun: e agora passando a fotos mais a sério e vista actual hoje dia 8-11-2010: Nesta dá pra ver a asneira que fiz, a akadama foi pouca e qql mexida no substracto põe à mostra o ada powersand, tentarei arrnjar mais akadma que nestas bandas é mt dificil: Lado esquerdo do aqua: Lado direito: Sei que me vão alertar para o facto da plantas estarem um pc castanhas, mas não sei qual o nutriente em falta pois não tenho testes e não pude comprar fertilizante. Brevemente vou comprar um fertilizante geral comercial rico em ferro para ver se melhoram. Façam o favor de criticar muito e dar sugestões!!! Citar
Andrep Publicado: Novembro 8, 2010 Autor Publicado: Novembro 8, 2010 (editado) Falta a iluminação Iluminação: DIY com 2 aquaglo e 2 compactas baratuchas (loja chineses) 6400K (duvida se 6400K farão mm efeito q 6500K) Editado Novembro 8, 2010 por Andrep Citar
Simão Santos Publicado: Novembro 8, 2010 Publicado: Novembro 8, 2010 (editado) ei aquela gruta tava tão fixe, porque a tapaste com a pogostemon?? tenta por o tubo do co2 por detras do filtro, a eficacia é a mesma (ou até melhor), e melhora o aspecto do aqua.. são estas as sugestões que me lembro, mas no geral gosto muito =D onde arranjaste essas pedras?? Cumps, Simão Santos Editado Novembro 8, 2010 por Simão Santos Citar
Andrep Publicado: Novembro 8, 2010 Autor Publicado: Novembro 8, 2010 ei aquela gruta tava tão fixe, porque a tapaste com a pogostemon??tenta por o tubo do co2 por detras do filtro, a eficacia é a mesma (ou até melhor), e melhora o aspecto do aqua.. são estas as sugestões que me lembro, mas no geral gosto muito =D onde arranjaste essas pedras?? Cumps, Simão Santos Olá Simão! Também gosto da gruta, mas na altura achei q ali ficaria melhor! talvez mude! As pedras são xistos que apanhei no rio Corgo em Vila Real, dei-lhe umas pancadas e tal pra tentar que ficassem mais bonitas e menos redondas! P prox mudo o tubo CO2 mas até que gosto de ver as bolhas.... Cumps Citar
Okocha Publicado: Novembro 9, 2010 Publicado: Novembro 9, 2010 (editado) Boas Andrep, Essas plantas respiram saúde, está uma montagem simples mas bem conseguida, só teria usado mais uma ou outra pedra do lado direito ;D Cumprimentos Editado Novembro 9, 2010 por Okocha Citar
Tânia Filipa Publicado: Novembro 9, 2010 Publicado: Novembro 9, 2010 Olá. Também acho que está muito bonito, tanto as plantas como as pedras, está muito simples e criativo. Gosto muito da gruta, tirava a plantinha da frente. Boa sorte. Citar
smoot Publicado: Novembro 9, 2010 Publicado: Novembro 9, 2010 boas, acho que está aí um bom trabalho. A altura de substrato parece-m pouca(pode ser da foto), quantos cm tens? cumps Citar Abraço
Andrep Publicado: Novembro 9, 2010 Autor Publicado: Novembro 9, 2010 boas, acho que está aí um bom trabalho. A altura de substrato parece-m pouca(pode ser da foto), quantos cm tens? cumps Antes de mais obg pelos comentários! Para responder ao smoot, nao posso dizer quanto cms pq nao medi, mas sei q é pouco pq o powersand já passou pra cima!! Na altura corri n lojas e plantas mas não encontrei mais akadama. A ver se arranjo.. Citar
Andrep Publicado: Novembro 13, 2010 Autor Publicado: Novembro 13, 2010 Após uma semana venho actualizar o tópico, sem mt boas noticias... os peixes tão com mt bom aspecto no entanto as plantas continuam bastante acastanhadas e não sei qual é o nutriente q falta.... alem disso cresceram algumas filamentosas.... vamos lá ver se alguém da um palpite... Cumps.... Geral: reds e filamentosas: Citar
Jamal Publicado: Novembro 13, 2010 Publicado: Novembro 13, 2010 Dia da montagem: ficou giro Hoje: está um espectaculo, gosto muito parabens. Citar
Jamal Publicado: Novembro 13, 2010 Publicado: Novembro 13, 2010 Não tinha lido sobre as filamentosas mas no inicio das montagens é natural que apareçam. O que ajuda são umas boas tpa's e os SAE. Citar
Andrep Publicado: Novembro 14, 2010 Autor Publicado: Novembro 14, 2010 Obg pelos comentários Jamal! Espero q desapareçam.... cumps Citar
pedrioo Publicado: Novembro 14, 2010 Publicado: Novembro 14, 2010 Viva, As filamentosas podem muito bem ser devido ao powersand estar exposto. Trata de o tapar, faz tpa e evita mexer no substrato. cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
João Paulo Viegas Publicado: Novembro 14, 2010 Publicado: Novembro 14, 2010 Está porreiro. Gostei. Parabéns. O facto de teres andado a mexer no substrato provocou o surgimento das filamentosas. TPA's em cima para reduzir os nutrientes presentes na água, tal como já te referiram. Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Andrep Publicado: Fevereiro 5, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2011 Uma actualização... Não tenho tido grande tempo para o aquário, vou fazendo as tpa's semanais e pequenas fertilizações... Citar
Andrep Publicado: Abril 26, 2011 Autor Publicado: Abril 26, 2011 Venho actualizar o tópico só para referir que ainda não está morto o aquário... Façam as críticas e perguntas que quiserem... Actualmente está assim: Citar
Recommended Posts