Cyprinodon Publicado Janeiro 10, 2005 Publicado Janeiro 10, 2005 Parasita intestinal ? Caros amigos, Para evitar a consanguinidade costumo adquirir sempre a cada importação novos exemplares de espécies que não possuo em grande número de efectivos. Numa recente compra de alguns exemplares de Limia nigrofasciatus apareceram alguns exemplares que depois de saírem do aquário de quarentena e se misturarem com a minha população começaram a ficar apáticos e sem apetite. Em pouco tempo todos eles apresentavam umas saliências acastanhadas no anus em forma de “ espinho de cacto “. Alguns exemplares além de perderem o apetite tornaram-se pálidos e morreram completamente “ chupados “ ao fim de algum tempo. Em desespero de causa depois de tentar vários químicos de adicionar no alimento ou na água, capturei uma fêmea com intenção de lhe tentar erradicar os indesejáveis afloramentos com uma pinça. Qual não foi o meu espanto quando ainda na rede os ditos parasitas se recolheram para dentro do corpo do animal, só voltando a tornar-se visíveis de novo quando o peixe se acalmou. O grau de contágio não é grande e apenas se verificou dentro da espécie e em dois exemplares de Xenotoca eiseni comprados na mesma loja e provenientes do mesmo aquário. Ainda tenho uma fêmea atacada com vários destes apêndices que a incomodam visivelmente. O apetite é variável com tendência para só aceitar comida viva ( e às vezes ), contudo já vai na segunda gravidez e para além do visível sofrimento ( sobretudo em defecar ) ainda não deu mostras de empalidecer e de emagrecer. O contágio entretanto parece que estabilizou. No mesmo aquário convive outra espécie ( Girardinus metallicus ) que nunca sofreu qualquer ataque. De que se trata e qual a possível medida de erradicação ? Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com
Esgalha Publicado: Janeiro 10, 2005 Publicado: Janeiro 10, 2005 se forem mm parasitas, tenta dar o medicamento de forma forçada... ou seja, ocmpras comida liquida para alevins, metes um bocado numa seringa com um bocado de medicamento ( mt pouco, n te esqueças que sao animais pequenos ), e espera para ver... assim estas a alimenta-los e a medica-los ao mm tempo... parasitas intestinais, qd eles deixam de comer, e mm dificil de tratar.
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Janeiro 10, 2005 Publicado: Janeiro 10, 2005 O diagnóstico mais provável é Calammanus. Deves tratar com flubendazol ou febendazol. Cump. Rui
Recommended Posts