D-Backs Publicado Novembro 6, 2010 Publicado Novembro 6, 2010 Montei o cubo vodafone há uma semana e estou a tentar optar por um low-tech (ou seja, plantas e areão a manterem o sistema) mas não sei se a ciclagem está a correr bem. O cubo contém: - Areão preto (2cm) - Tronco com anubias e musgo de java atados - Ceratophyllum Demersum e Duckweed à superficie - Alguns caracóis Physas que pensei poderem ajudar à ciclagem Não tenho filtro nem termostato, apenas uma bomba de ar que me está a servir para movimentação da água e trocas gasosas. A água está a 18ºC. Até ontem o tronco acumulou aquela mucosa branca característica por isso hoje decidi lavá-lo (apenas água da torneira e uma esfregadela com a mão). A água está um tanto castanha, facto que me preocupa, visto que não estou a usar filtro. Assumo que seja do tronco. Não sei como se deve proceder para as TPA's no período de ciclagem, e até agora ninguem me respondeu na sala "Equipamentos, Técnicas e Manutenção". Deve se mudar quanta percentagem de água? E de quanto em quanto tempo? Relembro que não tenho filtro. Por favor ajudem-me! Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
warlord Publicado: Novembro 6, 2010 Publicado: Novembro 6, 2010 (editado) Agua castanha é do tronco. Quanto as TPA's vai depender, mas eu diria no mínimo 2 duas por semana de 25% do total de agua... Já agora estás a pensar meter vivos ai dentro? EDIT: TPA's em periodo de ciclo não se fazem! Deixa isso um mes como está e só depois mudas a agua! Editado Novembro 6, 2010 por warlord Citar
Julius Publicado: Novembro 6, 2010 Publicado: Novembro 6, 2010 Boas, conforme te disseram, durante o periodo de ciclagem da água (ciclo de azoto), não fazes Tpas, após isso, 1 vez por semana 25 % será suficiente dependendo do que vais meter lá dentro:) Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
D-Backs Publicado: Novembro 7, 2010 Autor Publicado: Novembro 7, 2010 (editado) Pessoal, fiz mais simples! Como ontem foi dia de TPA no comunitário, enchi o nano com a água ja ciclada do comunitário. Pronto, está montado! Em breve posto ftgs, tou a espera q a Canon 50D da minha namorada venha cá fazer magia! Lá dentro estão 2 casais de Red Cherrys, 2 neritina zebra, physas (qdo infestarem o nano dou-as aos kinguios), 1 ampulária pequena e talvez venha 1 casal de Crystal Blacks. Quando fizer TPAs, faço com água do comunitário, visto que não tenho filtro? Ou faço 2 por semana sendo q uma vem do comunitário e a outra da torneira? O que acham? Só para manter a coisa estável visto ser um eco-sistema muito fragil... Editado Novembro 7, 2010 por D-Backs Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Diogo Rodrigues Publicado: Novembro 7, 2010 Publicado: Novembro 7, 2010 Pessoal, fiz mais simples!Como ontem foi dia de TPA no comunitário, enchi o nano com a água ja ciclada do comunitário. Pronto, está montado! Em breve posto ftgs, tou a espera q a Canon 50D da minha namorada venha cá fazer magia! Lá dentro estão 2 casais de Red Cherrys, 2 neritina zebra, physas (qdo infestarem o nano dou-as aos kinguios), 1 ampulária pequena e talvez venha 1 casal de Crystal Blacks. Quando fizer TPAs, faço com água do comunitário, visto que não tenho filtro? Ou faço 2 por semana sendo q uma vem do comunitário e a outra da torneira? O que acham? Só para manter a coisa estável visto ser um eco-sistema muito fragil... Caro amigo, Como sabes não sou experiente em nanos, nem em nenhuma dessa espécies mas, aconselho-te a fazeres Tpas de 2 em 2 dias e podes usar mesmo esse método 1 vez com agua do aquário outra com agua da torneira devidamente acondicionada... Não sei se é o mais correcto ou não. Mas com o meu Betta que esteve muito tempo numa caixa de telemóvel fazia tpas de 2 em 2 dias para não acumular muita «poluição». Deixo a sugestão! Abraço Citar
Recommended Posts