Fabio_Fatal Publicado Novembro 6, 2010 Publicado Novembro 6, 2010 Bom dia, Já andei a ler umas coisas sobre a desova dos peixes dourados e sobre cuidados a ter com os alevinos, etc… mas o que fazer se eles se lembrarem de criar às centenas? O que é que uma pessoa faz com tanto peixe? :D Tenho uma femea de olho de telescopio e o aquario é bastante espaçoso, gostava de lhe arranjar um namorado mas tenho medo que eles não saibam o que é o planeamento familiar lol Citar O meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=180150
jn1210 Publicado: Novembro 6, 2010 Publicado: Novembro 6, 2010 Caso queiras procriar apesar de eu nao ser um expert na materia, podes criar caso tenhas execesso de peixes é fácil falas com o donode uma loja perto de ti e ou tentas vender ou trocar os se nenhuma destas duas resultas ofereces. Citar Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS
SmylleAndre Publicado: Novembro 6, 2010 Publicado: Novembro 6, 2010 (editado) Bom dia,Já andei a ler umas coisas sobre a desova dos peixes dourados e sobre cuidados a ter com os alevinos, etc… mas o que fazer se eles se lembrarem de criar às centenas? O que é que uma pessoa faz com tanto peixe? Tenho uma femea de olho de telescopio e o aquario é bastante espaçoso, gostava de lhe arranjar um namorado mas tenho medo que eles não saibam o que é o planeamento familiar lol Olá Fabio_Fatal, Antes de tudo, deixe-me fazer duas perguntas: qual a litragem do seu aquário e quais os parâmetros da água? Creio que caso o número de alevins seja muito muito grande, você possa vender paga algum amigo ou doa-los. Algumas informações sobre a reprodução dos Peixes Dourados: "A reprodução dos Peixes Dourados não é muito difícil, a fêmea desova de 2 a 5 vezes ao ano. Tanto a fêmea quanto o macho deve ter no mínimo de 2 a 3 anos de idade. A temperatura ideal para o acasalamento é de 18 graus. O macho persegue a fêmea intensamente, a desova ocorre pela manhã . Cerca de 500 ovos são depositados e dura cerca de 2 a 3 horas. Logo após a desova os ovos devem ser retirados para que os pais não se alimentem deles. O ovos devem ser transferidos para um aquário com as mesmas características e com a mesma água de onde ocorreu a desova. A eclosão ocorre 4 dias depois, em uma temperatura de 22 graus que deve ser corrigida gradualmente. Após 2 dias, a natação livre dos alevinos acontece e devem ser alimentados imediatamente com Nauplius de Artemias ou Dafnias vivas. Depois do Trigésimo dia do nascimento, pode ser oferecido junto com as Artemias, rações especiais para alevinos. A diferença de sexo , ao contrário que muitos pensam, não é pelas nadadeiras. O método mais conveniente para a diferenciação esta nos esporos ou espinhos brancos na superfície do opérculo ou pelo orifício uro-genital que se apresenta em uma forma triangular estreita. Estes dois métodos confirma um exemplar macho. " Fonte: aquallun Espero ter ajudado. Aguardo por respostas. SmylleAndré. Editado Novembro 6, 2010 por SmylleAndre Citar
Fabio_Fatal Publicado: Novembro 8, 2010 Autor Publicado: Novembro 8, 2010 (editado) Sou iniciante, não lhe sei dizer ao certo quais os parâmetros da água mas o aquário tem as condições mais básicas: ar e filtro. Quanto à litragem, terá entre 50 e 60L. Penso que sirva para dois peixes ou três. Estou a pensar ficar pelos dois para não reduzir a qualidade de vida dos bichos. Eu já tinha pensado nessa hipótese de os levar a uma loja, mas imaginemos que o peixe põe 500 ovos. Não sei qual a taxa de sobrevivência normal, mas imaginemos que é de 10% (o que me parece muito baixo). 10% em 500 ainda dá 50 peixes lol não me parece fácil arranjar dono pra todos eles, a única hipótese era que o dono da loja os pudesse receber todos mas não sei se pode. É algo que quero perguntar antes mesmo de comprar o macho. “O macho apresenta grãos brancos, semelhante a pedras de sal, nas branqueas (bochechas) e nas barbatanas peitorais. O sexo destes peixes é o mesmo que a zona anal, na femea pode ver-se uma pequena saliencia. No macho existe um afundamento da zona. As femeas são mais gordas e barrigudas e os machos mais elegantes.” Fonte:http://arcadenoe.sapo.pt/raca/peixe_dourado/113 De acordo com esta descrição o meu peixinho é fêmea, a sua deixa-me um bocado confuso :D Obrigado pela vossa colaboração Editado Novembro 8, 2010 por Fabio_Fatal Citar O meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=180150
manuel2009had Publicado: Novembro 8, 2010 Publicado: Novembro 8, 2010 Amigo, não se preocupe com os ovos, mesmo que tenha um macho e uma fêmea e essa fêmea coloque 500 ovos não vai sobreviver nenhum porque os pais os vão comer. Para criar kinguios tem de se ter um aquário separado para os alevins e com filtro e agua já ciclada, so assim é possivél. Citar
Fabio_Fatal Publicado: Novembro 9, 2010 Autor Publicado: Novembro 9, 2010 (editado) Amigo, não se preocupe com os ovos, mesmo que tenha um macho e uma fêmea e essa fêmea coloque 500 ovos não vai sobreviver nenhum porque os pais os vão comer. Para criar kinguios tem de se ter um aquário separado para os alevins e com filtro e agua já ciclada, so assim é possivél. Pois, mas a minha ideia era não deixar que os bichos se comecem uns aos outros lol provavelmente é o que vai acontecer com uma primeira ninhada, que deverá apanhar-me desprevenido, mas depois a ver se arranjo um segundo aquário. Não sei exactamente a idade do peixe mas não me parece que tenha 3anos, para já não vou ter de me preocupar com desovas. Só que acho que é melhor pensar nestas coisas antes de se fazer ajeneiras. Obrigado a todos pelas dicas Editado Novembro 9, 2010 por Fabio_Fatal Citar O meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=180150
Recommended Posts