Pr0wleR Publicado Novembro 4, 2010 Publicado Novembro 4, 2010 Boas a tds, Estou para montar um aquário de 1,5m x 50 x 50 e uma dúvida permanece: - Montar as laterais em cima da base? ou - Montar as laterais à face da base? É que sinceramente não sei! Abraço e obrigado a tds.
José Manuel Martins Sousa Publicado: Novembro 6, 2010 Publicado: Novembro 6, 2010 Olá A solução mais estável é montar as laterais em cima da base. Com esta solução os cordões de silicone de ligação dos vidros laterais à base não estarão submetidos aos esforços de corte resultantes do seu peso e das cargas resultantes do que estiver apoiado no aquário (calhas, tampas, filtros, etc), o que os poupa um pouco, estando apenas submetidos apenas aos esforços resultantes do impulso da água. Cumprimentos
Pr0wleR Publicado: Novembro 8, 2010 Autor Publicado: Novembro 8, 2010 Hum...Ok. Pergunto isto pq aqui numa loja em Leiria o tipo da loja tem os aquas dele todos montados à face, quer sejam as frentes ou as laterais, e disse-me que "todos os profissionais montam à face da base". No entanto, após já ter lido uma série de opiniões, não consigo efectivamente perceber as razões! Abraço
Gremlyn Publicado: Novembro 8, 2010 Publicado: Novembro 8, 2010 Boas Comprei o meu aquário esta semana na Vidromoldura no Cacém e as laterais também não estão assentes na base. Só reparei quando cheguei a casa e pergunto-me se será a solução mais eficaz.
Ricardo.Fonseca Publicado: Novembro 8, 2010 Publicado: Novembro 8, 2010 A base "embutida" entre as laterais e vidro frontal/traseiro dá um aspecto mais uniforme/bonito ao aquário. Se existe outra razão não sei. RicardoF ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Overnet Publicado: Novembro 9, 2010 Publicado: Novembro 9, 2010 Boas Eu montei o meu aquario de1,64x54x60 em vidro de 10mm e todos os vidros a volta da base do com travessas. quando me informei todos disseram que era mais seguro devido as forças da agua. Cpts Sérgio Ribeiro
redeyes Publicado: Dezembro 5, 2010 Publicado: Dezembro 5, 2010 por acaso n podes postar umas fotos do teu aqua pois estou a pensar fazer um com medidas +- parecidas e queria ver como tens as traves..
electriko Publicado: Dezembro 9, 2010 Publicado: Dezembro 9, 2010 Olá A solução mais estável é montar as laterais em cima da base. Com esta solução os cordões de silicone de ligação dos vidros laterais à base não estarão submetidos aos esforços de corte resultantes do seu peso e das cargas resultantes do que estiver apoiado no aquário (calhas, tampas, filtros, etc), o que os poupa um pouco, estando apenas submetidos apenas aos esforços resultantes do impulso da água. Cumprimentos Uma vez que as laterais vao ficar assentes no "chao" e nao em cima da base, o silicone nao ira sofrer a forca do peso dos acessorios e do proprio vidro, pois vais ser este que suporta o peso. Andei a ler, e cheguei a conclusao que a melhor maneira e colar a face da base, pois assim o silicone ira sofrer forcas de traccao, onde o mesmo e mais resistente, do que se for montado em cima da base, onde sofre forcas de "cisalhamento" ( penso que seja este o nome), forcas laterais, nao sei se me faco entender. Mas pronto, ha varias maneiras, cada um tem a sua, isto foi o que li na net. Pelo menos ira ser assim que vou colar o meu aqua, este sabado, se correr mal depois eu digo. ahah Dario Rosario
José Manuel Martins Sousa Publicado: Dezembro 10, 2010 Publicado: Dezembro 10, 2010 Olá electrico Uma véz qaue normalmente apoianos os aquários sobre uma menbrana deformável quer para melhorar a estabilidade do apoio quer para evitar perdas de calor, os vidros laterais, quando não são colados apoiados no vidro de fundo do aquário, estão muito mais sujeitos a esforços de corte na zona da colagem. No entanto, cada um adoptará a solução que melhor entender. Espero que o novo aquário tenha sucesso. Eu tenho dois (um com 1,20 e outro com 1,5) com os vidros laterais colados sobre o vidro de fundo, já com uns anitos e sem problemas. Cumprimentos
Recommended Posts