Recommended Posts

Publicado

proponho a todos os possuidores de Osmose Inversa e que tenham TDS para testar a qualidade da agua dos vossos sistemas, que publiquem as marcas dos vossos aparelhos e os resultados com obtidos com os TDS (PPM).

se tiverem EC (conductividade) podem postar tb o valor em micro-siemens.

acho que seria util para quem esta a pensar adquirir um sistema de R.O.

um abraço

Publicado:

Olá,

Aqui vão uns valores de referência, apenas de TDS pois não possuo um medidor de conductividade:

RO Aquaconnect 300 litros/dia

TDS (torneira) - entre 70 e 80 ppm

TDS (OI) - entre 3 e 5 ppm

Nota - estes valores correspondem a água da companhia em Lisboa (junto à Alameda)

Publicado:

boa diogo

a agua da companhia epal por aí é melhor do que onde moro

aqui ficam os meus testes

R.O da Aquathin 120lts e dia com bomba de 125psi

Local: Azeitão

TDS - agua da companhia 141 PPM (hoje ate nem esta mal para o que ja vi anteriormente, quase 190PPM)

TDS - R.O - 0 (zero) PPM

Estes valores sao de Azeitão onde a agua é mt má

Publicado:

Olá,

A água em Lisboa é das melhores do País. Posso dizer-te que na zona das Caldas da Rainha chegasse a ter valores na ordem dos 400.

Já agora coloco-te uma questão - tens a certeza desse valor 0? Acho muito duvidoso que uma membrana retire 100%!

Publicado:

sim tenho

amanha coloco aqui a foto do tds dentro de agua de osmose pq hoje nao consigo colocar

Publicado:

Olá,

A minha membrana de osmose é uma Kent Hi-S:

TDS = 0-10 ppm

EC = 0-5 uS

O aparelho de medição é uma caneta da Hanna (pH, TDS, EC).

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

ok acho que ja consigo por a foto da agua de RO.

Pic_3532_3.jpg

agua del cano

Pic_3532_4.jpg

Publicado:
Posso dizer-te que na zona das Caldas da Rainha chegasse a ter valores na ordem dos 400.

Era bom era!!!

Água da torneira (Caldas da Rainha):

Pic_195_27.jpg

À saída da Osmose Inversa:

Pic_195_28.jpg

Como é óbvio estes valores variam muito. As captações dos SMAS nem sempre são feitas no mesmo local, a chuva ou ausência dela também têm influência.

O máximo que registei foi 700ppm (TDS) e o mínimo foi perto de 300 acho eu, embora não me lembre bem. O normal é 500-600ppm à saída da torneira e 11-27ppm, salvo erro, à saída da OI.

Depois, como já referi aqui várias vezes, tenho duas colunas com resina desmineralizadora de leito misto que metem o valor a "zero".

Este zero de facto não é zero mas para as nossas aplicações pode perfeitamente ser considerado como tal pois é indicativo que os aparelhos de OI e as resinas estam a funcionar em condições.

Estes medidores que utilizamos não têm precisão laboratorial apresentando um desvio na leitura que é maior para valores de conductividade mais baixos. No entanto são perfeitos indicadores do bom estado de funcionamento dos aparelhos de OI como referi atrás, e uma excelente ajuda na aferição da qualidade da água para utilização em recife.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

alexandre,

nunca pensei que tivessemos agua de tão má qualidade em Portugal, mas essa aí é demais. so serve para lavar, se nao visse os testes nao acreditava, impressionante....

cada vez menos me arrependo de ter comprado a osmose. se de pensar nas doencas que se pode contrair a longo prazo.....

um abraço

Publicado:

Zona: Alcochete

Membrana: 270L/dia

Torneira: 236

RO: 13

RO+DI: 0

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Viva,

desculpem o off-topic, mas onde e que e possivel encontrar essas "canetas"? sao muito caras???

obrigado.

abraços

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Publicado:

os preços variam desde os 25 euros até uns 170 euros depende das marcas e da resolucao que tem.

isto se forem só canetas

Publicado:

sim

ve a PM

um abraço

Publicado:

Local: Samora Correia

Membrana: Filmtec TW30-1812-50 (190 l/d)

Torneira: 222 ppm

RO: 9 ppm

não uso DI

Publicado:

Olá pessoal,

Aqui fica o meu teste:

R.O da Aqua Safe 285lts dia.

Local: Corroios

TDS - Agua da Companhia 231 PPM

TDS - RO - 1 PPM

Abraço,

Miguel Antunes

Publicado:

Montijo (Pau Queimado)

Membrana: Filmtec TW30-1812-50 (190 l/d)

Torneira: 339 ppm

RO: 14 ppm

Publicado:

Olá,

Coloquei uma resina desionizadora (DI) pós-osmose. Aqui ficam os novos resultados:

Membrana: Kent Marine HI-S

Resina DI: Kent Marine Silicamax

Sólidos dissolvidos totais (TDS) = 0 ppm

Conductividade (EC) = 0 uS

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Olá pessoal,

Membrana Osmose da AquaMedics 150lts/dia

Local: Albarraque/Sintra

Testes de conductividade (Medidor PinPoint):

Agua torneira 167 uS