AquaLung v2.0


Ric.Gomes

Recommended Posts

Com o intuito de actualizar, sem grande salganhada, o meu anterior tópico referente ao meu aqua deixo-vos aqui o seu estado actual com o respectivo Setup completo.

 

Setup:

- Iluminação 55W Philips, ppl, 6500k + Led Moonlight

- Filtro Eheim 2213

- Termo Jager 100W

- Substrato Tetra complete substrate + Areão inerte

- Hardscape troncos + rochas

 

Flora:

- Anúbias (várias)

- Feto java

- Musgo java

 

Fauna:

- 10 Tetras neons

- 3 Corys

- 2 Ottos

- 3 Apistos Viejita

- Planorbis

 

 

Na 'versão 1.0' o aqua encontrava-se assim

gallery_43850_2109_115111.jpg

 

Neste momento encontra-se assim

gallery_43850_2109_72189.jpg

gallery_43850_2109_255023.jpg

gallery_43850_2109_438743.jpg

gallery_43850_2109_122108.jpg

 

e é isto assim fica tudo mais simples e menos complicado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva Ricardo,

 

Perdoa a minha sinceridade, mas preferia o tronco como estava e parece-me que ficou mais confuso, também a fotografia não é das melhores, talvez melhor fotografado fique melhor. Realmente essa espécie é de uma beleza unica, mas parece-me um aquário pequeno para um trio, pelo menos comigo, nos cacatuoides também tive um trio, no Rio Usina, as fêmeas stressam-se mutuamente até que a mais fraca deixa de comer, fragiliza e eventualmente contraí uma doença qualquer e morre. Mas espero que contigo resulte.

 

outra coisa, se quizeres tentar a reprodução terás de tirar os Neons, e provavelmente as corydoras, ora porque os primeiros são predadores natos de alevinos e as segundas são elementos de grande stress para a mãe, que acaba por comer os ovos, Atenção! Isto são casos que aconteceram comigo e não verdades absolutas.

Ao fim ao cabo, ficou um aquário mais intressante e desafiador, tira fotografias á altura, para as Gerais experimenta pousar a máquina em alguma coisa e meter com timer de 2/3Seg. Para apanhar os peixes, terá de ser com o modo "alvo em movimento", Boa Sorte

 

Cumptrs

José.Dias

 

PS: Se entenderes tirar os neons, posso te ficar com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo quando dizes que o tronco na disposição antiga ficava melhor era mais 'orgânico' digamos, mas roubava-me muito espaço para puder observar os peixes e a manutenção era bem mais difícil, por agora em todos os aspectos vai ficar assim! :bs_quesexclaim:

 

thanks pelo comentário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Realmente tambem gostava mais do trnco como estava mas assim tambem fica bem ;)

olha vi noutro topico que a tua femea quer fazer uma dosova, se pusesses o côco era melhor e fica com um aspecto mais agrada vel :P

Gostei bastante ! Parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ric.Gomes,

 

Gostei dos dois layout´s, parabéns!

 

Esses apistos são espétaculares, quando adultos então nem se fala...

Como já te foi dito se quiseres criar é preciso deixares apenas o casal no aquário, se for apenas para manteres então está mais do que bom ;)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

é mesmo impossível criar se não estiverem sozinhos no aqua?

 

Não é impossivel. Desde que tenhas os parâmetros da agua adequados à especie eles reproduzem, a questão é que das duas uma:

 

1 - Ou o casal dá cabo das restantes especies que andam lá pelo aquário, e olha que por experiencia própria digo-te que essa especie é mesmo muito agressiva.

 

2 - Ou casal não consegue controlar as investidas das corys, ottos e tetras e acabas por ficar sem os pequenos todos.

 

Deves ponderar e definir exactamente aquilo que queres fazer ;)

Editado por fabiosilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente não os quero para maquinas reprodutoras, e como não tenho espaço para mais aquários (tenho um na sala e outro no quarto) prefiro ficar com um comunitário mais composto e mais 'alegre'.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fica uma imagem de hoje já com o côco adicionado.

gallery_43850_2109_71191.jpg

 

estou com bastante algas... penso serem filamentosas... como posso tratar isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveitei para fazer também os habituais testes e obtive os seguintes resultados:

 

pH: 6.8

GH: 100mg/l

KH: 60mg/l

NO2: 0

NH3: 0

 

parece-me tudo normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O aquário está bastante agradável, se é para comunitário não lhe mexas mais, está muito bem aproveitado.

 

Quanto aos valores parece-me bem, para comunitário, acredito que metas água da torneira e por isso entre outras coisas não deverás ter muitas posturas, ou as que tiveres não devem eclodir, logo não vais ter mortes no aquário.

 

Quanto às filamentosas tens bom remédio, compras 2 SAE´s, é remédio santo, eles comem isso como se fosse esparguete. Quando começarem a ficar muito grandes retiras e colocas outros 2 pequenos, são peixes muito agitados e perturbam um bocado a calma do aquário quando são adultos, mas é remédio santo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Em que medida a agua da torneira influência as posturas? mesmo sendo tratada? Geralmente com Aquatan e em seguida, depois de já estar no aqua adiciono sempre um pouco de Bionitrivec.

 

já tive SAE's tive de os dar porque perturbavam imenso os peixes... há mais alguma solução?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Em que medida a agua da torneira influência as posturas? mesmo sendo tratada? Geralmente com Aquatan e em seguida, depois de já estar no aqua adiciono sempre um pouco de Bionitrivec.

 

já tive SAE's tive de os dar porque perturbavam imenso os peixes... há mais alguma solução?

 

Na minha opinião tens a agua muito dura para teres posturas co sucesso.

Quanto aos SAE´s, não encontro outra solução, é a mais eficaz que conheço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente não os quero para maquinas reprodutoras, e como não tenho espaço para mais aquários (tenho um na sala e outro no quarto) prefiro ficar com um comunitário mais composto e mais 'alegre'.

 

 

para fumentar posturas achas que devia adicionar mais turfa no filtro por exemplo?

 

???

Contradição

 

Acontece que num aquário comunitário "alegre" o Casal dificilmente sentirá o relaxamento/isolamento necessário para a desova. Demasiadas distrações e predadores. E no caso de acontecer só trará o Stress -» enfraquecimento -» doenças e morte dos espécimes. Quanto ao espaço, não te preocupes pois não vai sobreviver nenhum alevino para ocupar outro aquário.

E se me permites, já que não vais seguir os conselhos que te dou e gastas o nosso tempo com perguntas de algibeira facilmente lidas no google, poupa-nos o trabalho de escrever e recorre a livros. Começa aprender um pouco do vastíssimo mundo dos Ciclideos e da sua manutenção.

 

Boa Sorte com esses fantásticos espécimes.

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é contradição... se existirem posturas só significa que os peixes estão nas melhores condições possíveis, e te-los nas melhores condições é o que eu quero...

 

e meu caro só responde quem quer, estou cá para aprender! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meter a turfa no filtro deve ser feito com moderação, pois pode amaciar a água mas se for em demasia pode-te baixar bruscamente o PH matando-te toda a fauna.

Com os Apistogramas é preciso ter um certo cuidado pois para mim (e isto é só a minha opinião pela experiência que tenho) conseguem ser ainda mais sensíveis do que Discus por exemplo. Os Apistogramas não dão sinais que estão mal, e no que toca ao factor água, se algo estiver mal, simplesmente de um momento para o outro morrem!

Vou deixar aqui um exemplo disso: ao fazer um tratamento com formol no meu comunitário, com as doses certas obviamente, atrasei (por falta de tempo) 1 dia a ultima TPA após o tratamento. Posso dizer que na hora de almoço o peixe estava para mim em boas condições, à tarde quando ia fazer a TPA estava no fundo de papo para o ar a dormir....

Aqui fica uma foto dele:

 

Pic_18968_23.jpg

 

Voltando à turfa e resumindo, sim amacia a água, deve ser usada com moderação mas mesmo que tenhas posturas e até eclosão, como já foi dito pouco ou nada sobreviverá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje tive um pequeno percalço.. :/ ontem estive a fazer a manutenção do filtro e troquei algumas matérias filtrantes... não sei o que fiz de mal mas hoje acordei com a agua esbranquiçada e com alguns peixes a superfície, fiz logo os testes habituais e tive um pico enormemente absurdo de NO2, prai uns 1.6mg/l... NH3 está a 0, depreendo que tenha sido morte das bactérias, fiz uma tpa de imediato de sensivelmente 30% talvez mais logo antes de dormir faça uma outra tpa mais pequena. adicionei também bio-nitrivec.

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje tive um pequeno percalço.. :/ ontem estive a fazer a manutenção do filtro e troquei algumas matérias filtrantes... não sei o que fiz de mal mas hoje acordei com a agua esbranquiçada e com alguns peixes a superfície, fiz logo os testes habituais e tive um pico enormemente absurdo de NO2, prai uns 1.6mg/l... NH3 está a 0, depreendo que tenha sido morte das bactérias, fiz uma tpa de imediato de sensivelmente 30% talvez mais logo antes de dormir faça uma outra tpa mais pequena. adicionei também bio-nitrivec.

 

 

Boas.

 

Sim com a troca das matérias filtrantes matas-te a colónia de bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois a questão é 'como?' fiz tudo como costumo fazer em ambos os aquários meti alguma quantidade de matéria nova mas fiz questão de deixar ficar bastante da anterior para ter a certeza que tudo ficava estabilizado, mas pronto agora é resolver isto! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Já não actualizo aqui o tópico a imenso tempo!

Acabei por ceder e mudar os apistos para um aqua só deles... continuo com a opinião que não os quero como maquina de reprodução mas depois de ler mais e ver alguns aquários que me inspiraram (dos membros, Spaar, Daniel Almeida, fabiosilva, entre outros), entendi que estavam melhor no seu próprio aqua e assim sempre se reduz o stress dos pequenos e se houver posturas sempre é uma oportunidade para aprender mais ;)

estou a pensar em povoar o aqua com CRS, para fazerem companhia a alguns Red Cherry que coloquei quando tirei os apistos.

 

fica uma foto do dia de hoje

gallery_43850_2109_290.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a nível da reprodução não serei o mais indicado para te aconselhar... existem pessoas com muito mais experiência que eu.

toma atenção é que os Ciclideos Anões são peixes sensíveis e requerem algum controlo acentuado dos parâmetros da agua, as vezes a mínima coisa pode causar danos irreversíveis ou morte dos pequenos.

quanto ao conceito de caro é subjectivo, 1º porque se queres peixes de qualidade e bem tratados o valor dos mesmos vai subir um pouco, depois vai depender da 'raridade' do peixe obviamente, mas para mim ir a Aquaplante e ver la as espécies mais comuns de Anões a custarem, sei la, entre uns 14 a 17 euros não me choca nem acho assim tão caro, outras pessoas podem ter obviamente outras opiniões é claro, mas o factor PREÇO cada um é que pode avaliar por si e pela sua carteira. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.