Bruno Marques Publicado Novembro 1, 2010 Publicado Novembro 1, 2010 Boa tarde a todos Tenho um aquário de 260L com 2 oscars e um nigrofasciatus. Como sempre ouvi dizer que os oscars dão cabo das plantas, resolvi, quando montei o aquário, não meter plantas e meter apenas pedras (não calcárias). Faço TPA´s semanais tentando meter o PH da agua nova que introduzo a 6,5 +/-. Este fim de semana fui medir o PH do aquário e estava a 5,5. De seguida medi os nitratos e estavam a cerca de 50mg/l. Deduzo que estes valores provenham da sujidade que os oscars fazem. Pesquisei na internet uma forma natural de reduzir o valor dos nitratos e reparei que introduzindo plantas, estes valores podem diminuir. Apesar de os oscars terem tendência para dar cabo das plantas, estou disposto a arriscar e introduzir 2 ou 3 plantas. Só que, quando montei o aquário, não tinham intenções de meter plantas, também não meti substrato. Apenas meti areão. A minha questão é a seguinte: Será que existe alguma planta que não necessite de substrato? A luz que já vinha no aquário já é de floração mas como não tenho substrato, tenho duvidas se haverá alguma planta que se alimente apenas pelas folhas. Pensei em meter musgo de java nas pedras e meter aquelas "bolas de relva" (não sei o nome) mas não sei se será suficiente. Bruno Marques
Rafael Silva Publicado: Novembro 1, 2010 Publicado: Novembro 1, 2010 O melhor para retirar excesso de nutrientes, nitratos, etc da água ainda devem ser plantas flutuantes... Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L)
Bruno Marques Publicado: Novembro 1, 2010 Autor Publicado: Novembro 1, 2010 E conheçes algum tipo dessas plantas? é que acho que nunca vi e não conheço nenhuma. obrigado
FDRFORTAL Publicado: Novembro 12, 2010 Publicado: Novembro 12, 2010 Reconheço ser muito difícil mantermos plantas em aquários com Oscars pela bagunça que eles fazem no cascalho e confesso que nunca presenciei a criação desta espécie com plantas flutuantes, mas, acho possível mantê-los com plantas mais resistentes como amazonense, desde que estejam bem fixadas. Abraço. FDRFORTAL
Rafael Silva Publicado: Novembro 13, 2010 Publicado: Novembro 13, 2010 Eu optava por as plantas flutuantes... ainda para mais multiplicam-se muitíssimo rápido (a maioria delas) Desloca-te a uma loja da especialidade e pergunta ao lojista por estas plantas, se for simpático ainda tas dá. Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L)
Recommended Posts