D-Backs Publicado Novembro 1, 2010 Publicado Novembro 1, 2010 Boas tardes. Noutras salas já postei o meu projecto e expus as minhas duvidas mas como se trata de questões técnicas decidi lançar aqui as perguntas. Quero montar um nano de Invertebrados (Neritinas, Physas e Red Cherrys: máx 10 habitantes) num cubo vodafone mas não sei o que hei de fazer para manter as condiçoes da água. Estive a pesquisar filtros mas não encontrei nada para o volume de água em questão (5 litros). Interno ou externo tanto me faz desde que seja adequado. Alguém conhece alguma coisa que sirva? Se não houver nada, estou disposto a fazer as TPAs necessárias, claro, mas continuo muito preocupado com a circulação da água... Vai daí virei-me para as bombas de ar. Mas não sei como funcionam, se servem para o que pretendo, etc... Encontrei nas coisas antigas de aquarios do meu irmão o que me parece ser uma bomba de ar. SHIRUBA SP-107SW: ainda funciona e tem 2 buracos que expelem ar. Alguém sabe se isto serve para o que pretendo ou mais vale arranjar algo menos "fóssil"? Faz imenso barulho mas nao me importo, só quero pôr a água a mexer! Desde já obrigado. Cumprimentos, Bartolomeu Paes. Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Diogo Rodrigues Publicado: Novembro 1, 2010 Publicado: Novembro 1, 2010 Boas tardes. Noutras salas já postei o meu projecto e expus as minhas duvidas mas como se trata de questões técnicas decidi lançar aqui as perguntas. Quero montar um nano de Invertebrados (Neritinas, Physas e Red Cherrys: máx 10 habitantes) num cubo vodafone mas não sei o que hei de fazer para manter as condiçoes da água. Estive a pesquisar filtros mas não encontrei nada para o volume de água em questão (5 litros). Interno ou externo tanto me faz desde que seja adequado. Alguém conhece alguma coisa que sirva? Se não houver nada, estou disposto a fazer as TPAs necessárias, claro, mas continuo muito preocupado com a circulação da água... Vai daí virei-me para as bombas de ar. Mas não sei como funcionam, se servem para o que pretendo, etc... Encontrei nas coisas antigas de aquarios do meu irmão o que me parece ser uma bomba de ar. SHIRUBA SP-107SW: ainda funciona e tem 2 buracos que expelem ar. Alguém sabe se isto serve para o que pretendo ou mais vale arranjar algo menos "fóssil"? Faz imenso barulho mas nao me importo, só quero pôr a água a mexer! Desde já obrigado. Cumprimentos, Bartolomeu Paes. Olá Bartolomeu, Talvez este filtro seja bom para aquilo que pretendes, dá uma vista de olhos: http://www.pet4you.net/index.php/vmchk/pei...mini.html?pop=0 Cumprimentos, Diogo Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Novembro 1, 2010 Publicado: Novembro 1, 2010 visto ser um "aquario" para inverts, eu nao utilizaria mais que um filtro biologico, ou seja, plantas apenas plantas flutuantes e o substracto fazia de materia biologica, para a fixação de bacterias nitrificantes seria um low tech, talvez pusesse uma bomba de ar apenas para dar circulação á agua para puder fazer as trocas gasosas. e claro tpa's Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
D-Backs Publicado: Novembro 1, 2010 Autor Publicado: Novembro 1, 2010 visto ser um "aquario" para inverts, eu nao utilizaria mais que um filtro biologico, ou seja, plantas apenas plantas flutuantes e o substracto fazia de materia biologica, para a fixação de bacterias nitrificantes seria um low tech, talvez pusesse uma bomba de ar apenas para dar circulação á agua para puder fazer as trocas gasosas. e claro tpa's Ok, tenho planeado por nesse aquario 1 anubias nana, musgo de java e uns 6 ou 7 pés de Hornwort (ceratophyllum demersum). Isto chegava como filtro biologico? O que é que é substracto de materia biologica, ou seja, o que é que aconselhas? Tenho areão preto para por por cima. Como se deve pôr, em que quantidades? Nao convem ser remexido nao é? Nunca usei substracto, daí as perguntas. Sim, a bomba de ar seria mesmo so para isso: circulação e trocas gasosas! TPA's com que frequencia e que quantidade, neste caso? Depois ainda há a questão da iluminação. Por agora so tenho um daqueles focos de 20W da OSRAM mas pelos meus calculos é um bocado demais, nao é? Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
D-Backs Publicado: Novembro 1, 2010 Autor Publicado: Novembro 1, 2010 Grande Diogo! Sempre com conselhos, links e propostas interessantes. Ai se nao fosses tu companheiro... Obrigado! Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
D-Backs Publicado: Novembro 1, 2010 Autor Publicado: Novembro 1, 2010 A ideia de ter um low-tech interessa-me mais para este aquário. Obrigado pela sugestão Bruno! Vai dando dicas aqui ao "noob" sff. Alguem sabe se a SHIRUBA que tenho é uma bomba de ar? Servirá para o efeito pretendido? Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
ahimsa Publicado: Novembro 1, 2010 Publicado: Novembro 1, 2010 Podes procurar por filtros de "mochila" para colocares no cubo vodafone... Ou se fores a parte DIY vês lá várias opções de filtragem nos cubos... Eu tenho o meu com uma Sump Cumprimentos. Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Novembro 1, 2010 Publicado: Novembro 1, 2010 Podes procurar por filtros de "mochila" para colocares no cubo vodafone... Ou se fores a parte DIY vês lá várias opções de filtragem nos cubos... Eu tenho o meu com uma Sump Cumprimentos. um cubo leva 5 litros...tar a meter aparelhometros ainda rouba mais litragem... quando falei em substracto biologico, quis dizer que podes usar qualquer tipo de substracto, que as bacterias vao-se ficar nele...quanto mais poroso mais bacterias teras... utiliza areia quanto as plantas, utiliza, lemma minor, ou alguma trepadeira, e colocas as raizes na agua apenas.. nao metas muitas plantas aquaticas (tipo anubias e assim) que ja tao tambem a roubar espaço) utiliza musgo de java, agarrado a um pequeno pau que é fixe para os camaroes, porque ficam la os microorganismos que eles se alimentam..:D sump num cubode 5 litros? para mim sump justifica-se em aquarios com mais de 100litros.... Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
D-Backs Publicado: Novembro 1, 2010 Autor Publicado: Novembro 1, 2010 Quando dizes "utiliza areia" pode ser areia de praia? É que quando disseste substrato associei logo a substrato fertil, flordepot e coisas caras... No fundo é ter uma camada de areia por baixo do areão mais grosso certo? Lemma Minor é duckweed; isso nao é tipo praga? O que vos parece de Hornwort (ceratophyllum demersum)? No Koi Park disseram-me que os camarões adoram isso para andarem por lá meio escondidos. Ja tive a ver coisas na secção DIY, obrigado pela sugestão ahimsa, parece-me interessantissimo mas acho q estou mais inclinado para o Low-Tech, por questões financeiras e pelo desafio... Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Diogo Rodrigues Publicado: Novembro 1, 2010 Publicado: Novembro 1, 2010 Grande Diogo! Sempre com conselhos, links e propostas interessantes. Ai se nao fosses tu companheiro... Obrigado! Olá Tento dar opinião daquilo que sei e do que conheço, por vezes nem sempre a melhor mas é o que se arranja..lol Abraço Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Novembro 1, 2010 Publicado: Novembro 1, 2010 a areia da praia contem conchas partidas, o que faz aumentar o ph, e nao sabes se está poluida sabes aquela areia dos passaros da avipar branca? tens no continente a 1,29€ 1 litro, que chega e basta po cubo, é esterilizada e tudo, dá perfeitamente, ja tive e correu tudo bem é toda branca! Lemma minor é uma praga senao controlares, eu tive e quando deixei de querer tirei... Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
D-Backs Publicado: Novembro 5, 2010 Autor Publicado: Novembro 5, 2010 Malta ninguem me respondeu à pergunta sobre as TPA's durante o ciclo. Relembro que é cubo de 5L de água fria. Quanto devo trocar? Com que frequência? O tronco neste momento está com uma "névoa" à volta. A água está a turvar. Bomba de ar a funcionar. Posso pôr as physas para ajudarem no Ciclo? Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Bruno A. Cardoso Publicado: Novembro 7, 2010 Publicado: Novembro 7, 2010 Malta ninguem me respondeu à pergunta sobre as TPA's durante o ciclo. Relembro que é cubo de 5L de água fria. Quanto devo trocar? Com que frequência? O tronco neste momento está com uma "névoa" à volta. A água está a turvar. Bomba de ar a funcionar. Posso pôr as physas para ajudarem no Ciclo? Ora bem, tpa's durante o ciclo é totalmente desaconcelhado, porque se está a formar uma colonia de bacterias nitrificantes, ao estares a trocar a agua, irás atrasar o ciclo ainda mais...a frequencia depende, faz 1 ou 2 litros por semana....a nevoa no tronco é normal, é um fungo, um genero dum bolor, insignificante para os peixes, e tem tendencia a desaparecer por si, agua turva é igualmente normal, visto o aquario ser novo, isso é o chamado Boom de bacterias, nao te preocupes nos proximos dias deve melhorar... nao coloques nada, apenas 1 pouco de comida todos os dias, e quando digo pouco é mesmo pouco... a frequencia depende, Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Recommended Posts