Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, este é o meu 1º post no forum, e o 1º para vos pedir ajuda.

Já à algum tempo que tenho aquário (+/- 4 anos) mas o que lhe fazia era limpar o areão com o aspirador próprio, limpar os vidros, tirar 1/4 da água e voltar a colocar. Agora estou disposto a levar isto mais assério até porque ja vi que posso adquirir muitos conhecimentos aqui no fórum.

Bem, quanto à descrição do meu aquário, é da marca Rena com filtro interno como vinha, com 78cm de comprimento, 29cm de largura e 40cm de altura a rondar os 100l se não me falham as contas. A lampada diz 18W e à frente do "W" tem um símbolo esquesito e à frente do símbolo diz 65 não sei se é a indicada, pois pelo que li no forum para o meu aquário, segundo estas condições preciso de uma lampada de 100w?

O que pretendo fazer é tirar de lá os poucos peixes e plantas que lá tenho para um aquário pequeno para poder limpar o meu à vontade, vou desmontá-lo todo, limpar e voltar a montar, mas desta vez montar com calma e bem, ou pelo menos tentar.

O areão que la tenho está muito verde e com muito lixo pelo meio, estava a pensar em voltar a ferve-lo, vou montar um sistema de CO2 caseiro seguindo uma receita que vi aqui no forum, e vou colocar um substrato tipo areão para as plantas da marca ELOS, a água vai ser de garrafão como tem sido até agora com PH de 6.35 a 20º. Agora as minhas perguntas são as seguintes:

O substrato tem que ficar por baixo do areão ou por cima? E com que altura de camada +/-?

Depois de fazer tudo é melhor que deixe o aquario a ciclar de novo certo? Quanto tempo?

Preciso de acrescentar algum produto na água durante esse período?

Toda a ajuda é bem vinda e desde já obrigado por ajudarem mais um Noob :thumbdown2:

Publicado:

- podes por o substrato onde quiseres... normalmente e posto por baixo do areao para ficar mais bonito. A altura da camada e como quizeres mas demodo as raizes das plantas estarem envolvidas no substrato

- Sim, o aquario vai ter que ciclar novamente durante cerca de 20/25 dias.

- nao precisas de por nenhum produto mas podes por bacterias para acelarar o processo

so mais uma coisa preenche os teus dados

Publicado:

Não tenho pressa de acelarar o processo. Estou a pensar por umas pedras retiradas da Natureza para decorar, convem serem fervidas tambem certo?

Ja preenchi as informações do perfil, a que dados te referes?

Publicado:
Não tenho pressa de acelarar o processo. Estou a pensar por umas pedras retiradas da Natureza para decorar, convem serem fervidas tambem certo?

Ja preenchi as informações do perfil, a que dados te referes?

Sim, tem que ser fervidas.

esquece isso dos dados ;)

Publicado:

Agora há um problema, não sei onde vou manter os meus peixes durante o período de ciclagem...

Ideias?

Publicado:
Agora há um problema, não sei onde vou manter os meus peixes durante o período de ciclagem...

Ideias?

por acaso estou com um problema semelhante...

vou comprar um aquario a um menbro aqui do forum e ele vai-me dar tudo o que tem dentro do aquario, ou seja, peixes plantas, bla bla bla

Isto significa que vou precisar de fazer um periodo de ciclagem, e nao sei onde por os peixes que ele me vai dar... eu queria ate dá-los

Publicado:

Bem, ja montei o meu aquario, agora está no período de ciclagem.

Fervi-lhe todo o areão e umas pedras que retirei da Natureza para não me prejudicarem a água e já estão la dentro, mas há uma coisa que me está a deixar um pouco preocupado. O substrato que eu comprei é uma espécie de areia muito leve envolvida em terra, e essa terra está a deixar-me uma nuvem de pó na água. Se não lhe mexer aquilo pousa e a água fica limpa mas mal mexo numa planta ou em qualquer coisa la dentro aquilo levanta-se tudo, agora pergunto, isso pode vir a fazer mal aos peixes no futuro? Será melhor colocar areão normal por cima?

Publicado:

Pois, tambem achei que era o melhor que tinha a fazer, vou hoje comprar isso...

Com o substrato fertil e co2 tenho de fertilizar na mesma?? Como?

Publicado:

A resposta é sim, porque com o tempo o substrato fertil vai "perdendo" caracteristicas fruto do consumo das plantas.

Sobre plantas e fertilização podes encontrar diversas informações no subforum dedicado as plantas.

Publicado:

Outra dúvida que me surgiu, o aquário está a ciclar... Agora como é que eu sei quando a água está no ponto? Fazendo o teste ao PH mais o que?

Publicado:
Outra dúvida que me surgiu, o aquário está a ciclar... Agora como é que eu sei quando a água está no ponto? Fazendo o teste ao PH mais o que?

Lê o guia de como ciclar e diz lá que testes tens que fazer e quando já está ciclado.

Publicado:

Teoricamente basta teres um teste de nitratos, pois irás ter um pico de amónia depois um pico de nitritos e no final um pico de nitratos, ou seja, quando vires que tens os nitratos a disparar é pq o ciclo está terminado.

O melhor seria testes de amónia, nitritos e nitratos.

Publicado:
onde puseste os peixes?

Arranjei um garrafão de 5L de água, cortei a parte de cima e coloquei areão no fundo que tinha no aquario antes de o desmontar, água que lá tinha também, uma planta, um aquecedor, termómetro, bomba de ar e pronto. Foi um bocado improvisado mas eles adaptaram-se bem...

Publicado:
Arranjei um garrafão de 5L de água, cortei a parte de cima e coloquei areão no fundo que tinha no aquario antes de o desmontar, água que lá tinha também, uma planta, um aquecedor, termómetro, bomba de ar e pronto. Foi um bocado improvisado mas eles adaptaram-se bem...

ahh ok lol boa ideia

Publicado:

Tenho o aquário a ciclar à 8 dias e decidi medir os níveis da água, compre uns testes da Sera, um para PH, KH, GH,NO3 e NO2 e outro para NH4 e NH3.

Os resultados foram os seguintes:

PH = 7

NO2 = 0 mg/l

N03 = 10 mg/l

GH = <3ºd

KH = 3ºd

NH3 = 0.003 mg/l

NH4 = 0.5 mg/l

O que acham dos resultados?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!