k2o3 Publicado: Novembro 3, 2010 Publicado: Novembro 3, 2010 Sim, tal como o Rúben disse é recessivo. Falando em casal Dragon, basta um cruzamento para apenas 50% dos filhotes ser Dragons, o resto seriam meio-dragons como lhes chamam, depois para melhorar o gene e a quantidade de Dragons por reprodução faz-se inbreeding (filha com pai) e já terá cerca de 75% Dragons, assim vai-se melhorando a linhagem. Falando em cruzamento de VT (suposto)Dragon com uma betta vermelha (acho que é o caso), irão sair muito poucos ou nenhuns Dragons, porque a cor vermelha é dominante mas tudo isto depende dos anteriores cruzamentos do casal e infelizmente os "nossos" Bettas Portugueses são uma caixinha de surpresas. Abraço Pedro Conceição Tudo sobre o seu Betta O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/ Cumprimentos Pedro M J Conceição
Pedro_ Publicado: Novembro 3, 2010 Autor Publicado: Novembro 3, 2010 Boas! Não quero dizer asneiras, mas esse betta tem genes "Dragon", o penso ser uma característica recessiva. Confirmas Pedro Conceição? Isso era nice muito obrigado pela informação
Pedro_ Publicado: Novembro 3, 2010 Autor Publicado: Novembro 3, 2010 (editado) Sim, tal como o Rúben disse é recessivo.Falando em casal Dragon, basta um cruzamento para apenas 50% dos filhotes ser Dragons, o resto seriam meio-dragons como lhes chamam, depois para melhorar o gene e a quantidade de Dragons por reprodução faz-se inbreeding (filha com pai) e já terá cerca de 75% Dragons, assim vai-se melhorando a linhagem. Falando em cruzamento de VT (suposto)Dragon com uma betta vermelha (acho que é o caso), irão sair muito poucos ou nenhuns Dragons, porque a cor vermelha é dominante mas tudo isto depende dos anteriores cruzamentos do casal e infelizmente os "nossos" Bettas Portugueses são uma caixinha de surpresas. Abraço Pedro Conceição Gracias pela explicação Então mas a julgar pela descrição da descendência isso não me parece bem um caso de caracteres recessivos, porque a manifestar-se nos pais eles teriam de ser homozigóticos, sendo a descendência 100% dragões. Assim é mais complicado. Será que não algo como dominância incompleta? Ou é necessário verificarem-se duas características diferentes ao mesmo tempo para fazer um dragão? Estará ligado ao sexo? Então se calhar seria melhor com uma fêmea azul né? Abraço Editado Novembro 4, 2010 por Pedro_
Rúben Ferreira Publicado: Novembro 4, 2010 Publicado: Novembro 4, 2010 Boas, Atenção que para obter pelo menos 50% de bettas dragon precisas de ter macho e fêmea dragons. Neste caso tu deves ter um meio-dragon, portanto mesmo que cruzasses com uma fêmea 100% dragon nunca terias mais que 50% de nascimentos dragon. Muito sinceramente não sei se sendo a fêmea azul terias algum beneficio, tudo dependeria dos genes que existirem nela. O que poderás fazer creio eu será cruzar esse casal e depois escolher dessa criação a fêmea que aparentemente tenha mais aparência com dragon. Desta forma poderias melhorar o gene e com mais um ou dois cruzamentos, mas sempre com fêmeas e o teu actual macho estarias penso eu a aproximar-te de criações com 50% dragons. Ui até eu fiquei baralhado. lol A minha mascote
Pedro_ Publicado: Novembro 4, 2010 Autor Publicado: Novembro 4, 2010 Boas, Atenção que para obter pelo menos 50% de bettas dragon precisas de ter macho e fêmea dragons. Neste caso tu deves ter um meio-dragon, portanto mesmo que cruzasses com uma fêmea 100% dragon nunca terias mais que 50% de nascimentos dragon. Muito sinceramente não sei se sendo a fêmea azul terias algum beneficio, tudo dependeria dos genes que existirem nela. O que poderás fazer creio eu será cruzar esse casal e depois escolher dessa criação a fêmea que aparentemente tenha mais aparência com dragon. Desta forma poderias melhorar o gene e com mais um ou dois cruzamentos, mas sempre com fêmeas e o teu actual macho estarias penso eu a aproximar-te de criações com 50% dragons. Ui até eu fiquei baralhado. lol Sim, é isso que vou fazer, já tenho ovos e já retirei a fêmea daqui a uns meses se conseguir ter uma boa taxa de sobrevivência poderei fazer isso.
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 30, 2010 Publicado: Dezembro 30, 2010 E que tal umas fotos novas? Obrigado. Abraço, Bruno Barreiros
Pedro_ Publicado: Dezembro 30, 2010 Autor Publicado: Dezembro 30, 2010 E que tal umas fotos novas? Obrigado. Continuei o tópico em Bettaportugal.com Resumindo: Depois de alguns problemas com grande parte dos pequenos restaram apenas 3. Que neste momento já começam a apresentar cor e que separei ontem, ficam aqui as fotos de dois deles quando ainda os tinha no agora aquário comunitário:
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 30, 2010 Publicado: Dezembro 30, 2010 Continuei o tópico em Bettaportugal.com Resumindo: Depois de alguns problemas com grande parte dos pequenos restaram apenas 3. Que neste momento já começam a apresentar cor e que separei ontem, ficam aqui as fotos de dois deles quando ainda os tinha no agora aquário comunitário: Obrigado por partilhares Pedro. Boa sorte com eles. Abraço, Bruno Barreiros
Pedro_ Publicado: Dezembro 30, 2010 Autor Publicado: Dezembro 30, 2010 Obrigado por partilhares Pedro. Boa sorte com eles. Nada a agradecer Muito Obrigado
gabriel r f Publicado: Janeiro 4, 2011 Publicado: Janeiro 4, 2011 Sabes me indicar alguém que venda dessas folhas cá? Boas não sei se sabes onde é que fica albergaria-a-velha tem ca uma loja que aranja muita coisa para bettas desde de comidas a bettas.Abraço
Recommended Posts