Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Depois do comunitário na sala, do nano de Reds na cozinha, do nano de Reds no escritório, finalmente montei o aquário que tinha pensado fazer para me estrear nos Cristal Reds (com mais umas coisitas pelo meio ;))

Setup:

Aquário: 50x30x25

Filtro: Eheim 2041

Aquecimento: 75W

Iluminação: 36W PLL

Substrato fértil: JBL Aquabasis Plus

Substrato inerte: Areão preto

Inertes: Alguns pedaços de Xisto

Fertilização: Somente mudas de água, pois irá receber camarões

Flora:

- Cryptocorines (3 tipos, n sei quais);

- Rotala;

- Blixa Japónica;

- HZ;

- Cabomba Caroliniana.

Fauna:

- Um casal de popondetta furcata;

- 1 Neon rosa (cego de uma vista, está ali porque se for para o comunitário é atacado pelos maiores...);

- Neocaridina heteropoda "var" Green;

- Cristal Reds (estão reservados :blush:)

Eis como estava:

DSC_0339.jpg

Uma img das tiras de material em borracha que uso debaixo do vidro de fundo.

Comprei no AKI e é daquele material que se usa para pôr debaixo dos tapetes para eles não derraparem:

DSC_0342-2.jpg

Cortado à medida, coloquei camada após camada e coloquei o aqua no lugar onde vai ficar:

DSC_0343-1.jpg

DSC_0344.jpg

DSC_0347-3.jpg

Substrato fértil aplicado:

DSC_0352-1.jpg

Areão preto por cima:

DSC_0355-2.jpg

O xisto colocado:

DSC_0364-1.jpg

O resultado final, produto de umas podas forçadas no outros áquas:

DSC_0368-1.jpg

DSC_0369-1.jpg

Vamos ver como 'respondem' as plantas. Tanto a rotala como a HZ estão muito baixas e tenho receio que não se adaptem mas...

A caminho vêm os túneis de bamboo que deverão ficar cobertos com algum tipo de musgo que tenha um verde bem claro.

A ideia da montagem assentou nos seguintes pressupostos:

Plantas de cor verde bem forte atrás dos xistos para forte contraste: Cabomba e HZ

Plantas de plano médio com folhas verde escuro para contraste com o verde claro das rotalas

E é tudo! :split:

Editado por plisboa
Publicado:

Olá a todos,

bem sei que comprei areão baratucho mas não estava à espera disto...

Lavei-o antes de o colocar dentro do aquário mas algo não está bem.

A água está sempre turva e, mesmo com TPAs diárias de 30 a 50%, poucas melhoras regista. Felizmente os animais não parecem afectados e estão bem.

Será que fará sentido meter carvão activado para limpar???

Deixo-vos algumas fotos logo após mais uma TPA:

P1000849.jpg

P1000848.jpg

P1000850.jpg

Publicado:

Olá Paulo,

O aquário está agradável, tenho a certeza que os CRS vão adorar e que hão de ficar muito bonitos com esse areão mas acho que falta aí qualquer coisa...

Que tal colocar uma Anubia Barteri grandinha entre as rochas, no lugar da blyxa e colocar as cryptocoryne browns de cada lado das pequenas rochas? A blyxa ficava bem onde estão as cryptocoryne browns mas eu duvido que elas se dêm bem sem CO2 e fertilização...

Falta agora os CRS!

Abraço e boa sorte,

jp

Publicado:

Olá João Pedro!

Obrigado pelas tuas dicas em termos estéticos. Vou tê-las em consideração.

Das ideias que deste somente a deslocação da blixa para o lado esquerdo do aqua não me convenceu. Isto porque tenho a rotala por detrás e, sendo ambas verdes claras, não haverá grande contraste entre elas.

É que esse tem sido o meu objectivo, ter algo em plano médio que contraste com o que estiver no plano de fundo.

No canto direito tenho a cabomba com blixa à frente, depois a HZ a contrastar com o cinza do xisto, que por sua vez contrasta com o verde da blixa e as rotalas com a crypto castanha grande...

Mas confesso que me agradam os teus conceitos.

De qualquer forma o meu objectivo primário neste momento é a eliminação absoluta da água turva!

Esta manhã ainda lavei a esponja para ver se ajuda mas não tenho grandes esperanças.

De seguida vou tentar pesquisar um bocado no forum a ver que dicas foram dadas anteriormente a problemas como este.

AB e obrigado!!!

Publicado:

Boas,

Grande ideia, uma aquário para CRs... Quem me dera... Ando com essa ideia na cabeça mas ainda não a concretizei... Pode ser que no final do ano tenha tempo para isso...

Gostei do aspecto do aqua, está simples mas muito bom. Agora, a pouco e pouco poderás ir introduzindo mais alguma planta ou mais uma ou duas pedras (do lado esquerdo).

Só um conselho, tapa a entrada do filtro com uma esponja ou meia para que os pequenos camarões não sejam sugados :arrow:

Boa sorte com este projecto e vai colocando as novidades...

Abraço

P.S.: Sugestão de nome: "Quiet Zone" :arrow:

Publicado:
Boas,

Grande ideia, uma aquário para CRs... Quem me dera... Ando com essa ideia na cabeça mas ainda não a concretizei... Pode ser que no final do ano tenha tempo para isso...

Gostei do aspecto do aqua, está simples mas muito bom. Agora, a pouco e pouco poderás ir introduzindo mais alguma planta ou mais uma ou duas pedras (do lado esquerdo).

Só um conselho, tapa a entrada do filtro com uma esponja ou meia para que os pequenos camarões não sejam sugados :arrow:

Boa sorte com este projecto e vai colocando as novidades...

Abraço

P.S.: Sugestão de nome: "Quiet Zone" :arrow:

Já vi alguem com um aquario com o nome parecido a esse LOL :arrow:

Publicado:

GOSTO do nome! Provavelmente ficará esse. Tem um ambiente bem sóbrio que pretendo seja 'animado' pelas fortes cores verdes das HZ e rotalas (e o que mais vier pois ainda deixei espaço para mais uma planta de fundo...)

Não vou colocar mais pedras porque o espaço entra a crypto grande e as pedras será ocupado por uma pirâmide de três tubos com musgo para os camarões :arrow:. Já deve vir a caminho.

Quanto à entrada do filtro, irei usar meia pois as esponjas próprias que comprei da eheim são ENORMES e amarelas florescentes! Ficam esteticamente muito mal! Só me chateia porque a meia é mais complicado de limpar...

Obrigado pelo comentário! :arrow:

PS - entretanto, hoje à noite vou adicionar Nitrivec (ou algo parecido).

Parece que houve quem tivesse conseguido resolver o problema da água turva com a adição de bactérias... O que não deixa de ser estranho no meu caso dado que usei água do meu 180 litros que está completamente ciclado e que o filtro já se encontrava a funcionar há meses.

Publicado:
Já vi alguem com um aquario com o nome parecido a esse LOL :arrow:

Muito parecido mesmo :arrow: Mas a minha sugestão foi mesmo "sem querer" :arrow:

PS - entretanto, hoje à noite vou adicionar Nitrivec (ou algo parecido).

Parece que houve quem tivesse conseguido resolver o problema da água turva com a adição de bactérias... O que não deixa de ser estranho no meu caso dado que usei água do meu 180 litros que está completamente ciclado e que o filtro já se encontrava a funcionar há meses.

Fico contente por teres gostado do nome :arrow:

Hmm é estranho... Já li algures que a água baça pode ser sinal de bactérias mortas em suspensão... Mas pode não ser o caso... De qualquer forma poderás sempre experimentar o Nitrivec e ver os resultados.

Eu também uma esponja muito feia (azul) para tapar a entrada do filtro, mas até é boa para fixar mais bactérias e para fazer uma pré-filtragem :arrow:

Publicado: (editado)

@Dario: Obrigado. Vou mesmo usar. Tenho lá em casa no móvel :arrow:

@h_saldanha: Explica lá essa do nome pf :arrow:

Quanto à esponja, ainda estou tentado em experimentar mete-la dentro do tubo. Mas teria de ser cortada com um diâmetro que fosse ao mesmo tempo largo o suficiente para não ser puxado pelo filtro mas sem que estivesse demasiado comprimida contra as paredes do tubo, de forma a que a água pudesse passar...

Editado por plisboa
Publicado:

O Dário baptizou o seu aquário com um nome parecido (Quiet Evening). Quando eu fiz a sugestão para o teu, não reparei nisso, daí ter dito que foi sem querer :arrow:

Olha, não me tinha lembrado dessa hipótese, parece ser boa ideia. E acho que não deve ser sugada. Se for, tenho uma ideia que poderá resolver isso :arrow:

Publicado:

Quando montei o meu ultimo aquário nos primeiros dias a água também ficou meia turva mas depois desapareceu, provavelmente será do areão mas penso que em breve isso desaparece.

Vai dando noticias

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Assim farei...

confesso que estou com receio de introduzir os CRS enquanto a água estiver assim.

Hoje quero ver se chego a casa cedo e se faço testes para ver o que eles me dizem.

Publicado:

Este URSO que está deste lado do teclado esqueceu-se de fazer os testes antes de meter o Aquatan ou Nitrivec, já nem sei... ;)

Esta manhã ainda estava turva a água... mas não vou desistir!

Quanto aos CRSs, estou a contar com a paciência de quem mos vai fornecer... porque afinal de contas eles não têm culpa nenhuma! :)

Publicado:
Este URSO que está deste lado do teclado esqueceu-se de fazer os testes antes de meter o Aquatan ou Nitrivec, já nem sei... :))

ahahhahahahhahhahha, mijei me a rir quando li o que escreveste, sorte que o patrão não estava por perto do meu gabinete senão ainda ouvia das boas.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Quando colocas o Nitrivec tens de deixar passar 1 dia para fazer os testes, apos 15 horas passadas já começas a ver a agua mais clara.

No meu caso fiz coloquei o Aquatan e passadas 2 horas coloquei o Nitrivec, deixei passar 1 dia depois ainda tinha uns valores altos fiz TPA de 10L (o meu aquario tem 80L) e posterior coloquei novamente 1 tampa nitrivec, no dia a seguir valores Excelentes.

Publicado:

@Julius: Um gajo tem de levar isto na desportiva... senão dá em maluco. Foi o dia todo a pensar naquilo. Ando motivadíssimo com este aqua, chegou a casa e faço porcaria. Tudo porque o jantar estava na mesa e foi feito à pressa :)

@dariomgsilva: Estou convencido que terei os valores OK. A água veio do meu aqua grande e o filtro estava completamente ciclado, com meses de funcionamento.

Aponto mesmo a causa ao areão. Apesar de o ter lavado antes...

Publicado:

Boas noites!

Aquando da montagem do aquário não lavei as cerâmicas. Lavei sim as esponjas com água corrente da torneira.

Refiro-me às que estão mais à direita e à esquerda na img abaixo:

eheim-liberty-150-innen.jpg

Para adicionar água de reposição uso uma garrafa grande de 2 litros com água da torneira que verto com grande cuidado por causa do areão.

Entretanto, acabei de fazer testes.

pH - 7

kH - 3

gH - 8

NO2 - menos de 0,3mg/l (valor + baixo da escala do teste)

NO3 - 5mg/l

NH3 - 0 a 0,6

Estou cá com uma vontade de mudar uns 80% de água que nem vos conto!

Já não posso ver o aqua todo enevoado!!!! ;)

Se bem hoje está um nadinha de nada melhor...

Publicado:

Se o dizes, nem vou questionar!

Não devo, portanto, fazer uma TPA grande?

E quanto a introduzir novos camarões?

Até à data não tive qualquer baixa quer nos pequenos peixes, quer nos Heteropodas var Green.

Publicado:

Boas!

Em principio não há problema, mas vai vijiando amonia e os nitritos.

Faz a reposição da água com uma mangueira fina, para que a reposição da água seja feita em mais de 30 minutos..

cumps