Hugo Rafael Publicado Outubro 30, 2010 Share Publicado Outubro 30, 2010 (editado) Olá a todos , ando com uma duvida em relação a que planta colocar no meu nano. O aquário tem 20 litros brutos e 11w de luz. Claro que se descontar o areao e rochas que la tenho dá a litragem real, mas nao sei se faze as contas com a litragem em bruto ou com a real. A luz e fraca tem um racio de 0.55 w/L (bruto) o que me deixa um pouco de pé atras, infelizmente mudar a iluminação tá posto de parte porque infelizmente depois de muitas pesquisas e invenção não foi possivel faze-lo. A tampa do aquário é demasiado pequena para as mudanças. Sendo assim tenho o aquario de 20 litros , 11w de luz, subtrato fertil e vou por Co2 caseiro. Andei a pesquisar e ouve duas plantas das quais gostei: 1-Hemianthus Cuba 2-Eleocharis parvula Segundo fui lendo a cuba necessita de mais luz e e uma planta de crescimento mais lento, apesar de um mesbro deste forum ja ter criado um tapete lindo de cuba com um racio de 0.5w/L. A parvula tem a vantagem de não precisar de tanta luz e crescer um pouco mais depressa( tambem depende de outros factores) A desvantagem e ficar mais alta que a cuba e visto que e um nano , não sei se ficará bem. Vai ser a minha primeira vez com um aquario plantado, e precisava de opinioes acerca destas plantas , e tambem de uma tipo blyxa japónica da qual gosto muito para por no fundo do aquario juntamente com uma de cor vermelha/rosa. obrigado a todos , aguardo opiniões Editado Outubro 30, 2010 por YAKUZA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SmylleAndre Publicado: Outubro 30, 2010 Share Publicado: Outubro 30, 2010 Olá YAKUZA, Acredito que irá necessitar de muito esforço ter plantas tapete em um aquário em dimensões para litragem de 20L. Visto que a Eleocharis Parvula, assim como as outras plantas tapete, necessita de sistema de CO2 o que iria alterar o pH da sua água, dentre outras coisas. A iluminação deve ser forte, o que pode ocasionar algas em uma litragem tão baixa, além do fato de que o substrato precisa ser fértil. Caso algum destes fatores venha a ficar precário, a planta carpete cresce para cima e fica amarelada, ao invés de dar mudas para os lados e seguir verde e uniforme em termos de tamanho, como você já deve saber. Se eu fosse você iniciaria com plantas mais simples, mas caso realmente sua vontade seja as plantas carpete procure se informar e se equipar bem. Espero ter ajudado. SmylleAndré. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Rafael Publicado: Outubro 30, 2010 Autor Share Publicado: Outubro 30, 2010 Olá andré ... Como tinha dito anteriormente o substrato e fertil, o Co2 está lá é caseiro, a luz e que e o problema tb tenho mas como disse nao sei se e suficiente. A questao do Co2 meter a agua mais acida , eu sei disso mas tudo se ajusta ao tamanho do aquario penso eu , nao leva tanto co2 como um aquario de 100 litros , levará uma quantidade acertada. Espero mais ajuda e o meu obrigado andré. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Rafael Publicado: Outubro 31, 2010 Autor Share Publicado: Outubro 31, 2010 Mais ninguem me consegue ajudar ? tenho o aquario montado so estou a espera de comprar as plantas para o poder plantar e encher . ajuda precisa-se Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Novembro 1, 2010 Share Publicado: Novembro 1, 2010 Olá. Podes usar perfeitamente qualquer dessas duas plantas que referiste. Chamo somente a atenção para o facto da Hemianthus ser mais exigente que a Eleocharis. Mas podes muito bem ter as duas plantas com essa iluminação. Quanto à Blyxa... esquece, é uma planta que vai ficar muito grande e não se pode podar as folhas. Experimenta usar Echinodorus tenellus ou uma Lilaeopsis. Relativamente ao facto da Eleocharis ficar alta, não há problema. Podes sempre podá-la. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Rafael Publicado: Novembro 1, 2010 Autor Share Publicado: Novembro 1, 2010 Olá. Podes usar perfeitamente qualquer dessas duas plantas que referiste. Chamo somente a atenção para o facto da Hemianthus ser mais exigente que a Eleocharis. Mas podes muito bem ter as duas plantas com essa iluminação. Quanto à Blyxa... esquece, é uma planta que vai ficar muito grande e não se pode podar as folhas. Experimenta usar Echinodorus tenellus ou uma Lilaeopsis. Relativamente ao facto da Eleocharis ficar alta, não há problema. Podes sempre podá-la. Cumprimentos Luís Fortunato Muito obrigado luis realmente ja tinha ouvido relatos de sucesso com este racio de ilminação mas fiquei sempre de pe atras umas vez que falam sempre em 1watt por litro na maioria do casos. Quando dizes que e mais exigente a cuba refereste a nivel de podar ? ou so mesmo na iluminação? Vai ser a minha primeira vez a tentar criar algo plantado , por isso toda ajuda e sempre uma mais valia muito obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts