maCenteno Publicado Outubro 29, 2010 Publicado Outubro 29, 2010 Actualmente arranjei um cubo que vai servir de hospital e de maternidade (alternado). Como não existem moveis para dois aquarios estou a pensar construir o meu uma vez que as medidas de comprimento nem são assim tão grandes. O projecto é este: Contudo tenho umas duvidas. É mais seguro fazer neste esquema e depois forrar com outro material á volta (sendo que serão barrotes de 5x5), ou é melhor ser logo placas de pinho (ou outro material) em vez de colocar barrotes a formar esqueleto? O que aconselham? Cmps, maCenteno
FILIPEALMEIDA Publicado: Outubro 29, 2010 Publicado: Outubro 29, 2010 NA minha opinião, para esse tamanho não beneficias nada em fazê-lo com barrotes... Placas de pinho ou mesmo MDF (devidamente pensada a estrutura do móvel) aguenta bem esses pesos. Tenho um móvel feito em MDF de 19 mm a suportar um aquário de 360 ltrs brutos e nem dá sinal de fraco! aguenta bem. Abraço, Filipe Almeida APC #484
maCenteno Publicado: Outubro 29, 2010 Autor Publicado: Outubro 29, 2010 Um dos aqua são 60 litros e o cubo são cerca de 15, não chega ao peso do teu lol ... Contudo eu sou muito reticente ao MDF (Construí uma gaiola para um coelho e tudo o que é humidade apesar de estar forrado com vinil, aquilo absorve), ainda para mais com um aquario (agua) que aquilo acabe por apodrecer! Outra situação é o aparafusar aquilo! Até que ponto o MDF agarra (e deixa lá ficar) os parafusos? As placas de pinho já andei a ver (Quero natural, não quero com aqueles "plásticos" com cor de madeira ou outras coisas), e quanto ao tamanho dessas placas são muito pequenas. São altas mas pouco largas. Andei a ver isso no Leroy e não compensa porque cada placa de 2m de altura por 80 cm (ou qualquer coisa assim) de largura anda á volta de 5€. Só para tapar a parte de trás do móvel tinha de colocar duas, o que é quase impensavel porque não ia dar estabilidade nenhuma nem ia conseguir agarrar uma á outra Cmps, maCenteno
Rui Granja Publicado: Outubro 29, 2010 Publicado: Outubro 29, 2010 Viva! O Filipe te razão, MDF é o melhor! Se fizeres em MDF normal é natural que absorva muita humidade...mas se fizeres em MDF Hidrófugo não tens qualquer problema. E muito fácil de distinguir, um é castanho e o hidrófugo é verde! Em relação a aparafusar tb não há crise. Tens é que furar sepre a parte que encosta no topo da outra placa, para o prafuso só fazer força na outra e desse modo a puxar para a que esá furada... Se o parafuso tiver 3,5mm de diâmetro furas com uma broca dessa medida. Furas sempre com um broca da medida do diâmetro do parafuso. Isso em MDF Hidrófugo de 16mm não tens problema nenhum! Aconselho a pores cola, claro, e parafusos com as medidas: 3x50 ou 3,5x50. (sendo que o 3 é o diâmetro do parafuso (não da cabeça do parafuso) e o 50 o comprimento)). Abraço
Jorge Paixão Publicado: Outubro 30, 2010 Publicado: Outubro 30, 2010 Bon dia amigo da uma vista de olhos no meu projecto que e para um aqua de 360lts feito em barrotes de 5X5 http://www.peixefauna.com/solucoes-caseira...120mt-t3377.htm espero ter ajudado abraço
Recommended Posts