Recommended Posts

Publicado

As 2 doenças mais frequentes em água salgada são sem dúvida o Cryptocarion irritans ( Ictio de água salgada ) e o Amylodinium ( oodinium)

O Cryptocarium( pontos brancos separados do tamanho de cabeças de alfinete ) é relativamente benigmo e se os peixes estiverem em boa forma ,a comer e a qualidade da água for boa ,normalmente a sua resposta imunitária elimina a infecção . Aliás não há Hepatus ou Leucosternum que se preze que não tenha tido pontos brancos tantas vezes quantas as que mudou de aquário .

O problema é que o Cryptocarium abre muitas vezes o caminho ou é confundido com o Amylodinium( pó branco amarelado difícil de ver ,mais vísivel nas barbatanas ),e este sim é geralmente fatal se não for tratado com cobre NO INÍCIO DA INFECÇÃO .Quando atinge as branquias ( respiração acelarada á superfície ou quando as barbatanas apodrecem e as ulceras se instalam ,por infecções bacterianas secundárias )já não há nada a fazer .

O sulfato de cobre e a cloroquina são os ÚNICOS medicamentos eficazes contra o Oodinium .Ambos MATAM invertebrados .

Ambas as doênças provocam olhos baços e comichão.

NÃO EXISTEM AQUÁRIOS LIVRES DE CRYPTOCARIUM OU OODINIUM ,apenas em sonhos .

É TUDO UMA QUESTÃO DE IMUNIDADE !

COMO PREVENIR, por ordem de importância segundo a minha experiência.

1º Se queres ter muitos peixes procura ter muita água( se não tiveres essa possibilidade ,faz um aquário de recife com meia duzia de peixes pequenos )- no meu entender um aquário com menos de 200lt , não suporta mais do que 6 peixes, 4 pequenos e 2 médios durante muito tempo

2º Mantem o teu aquário sem amónia , sem nitritos e não deixes ultrapassar os 40mg/lt de nitratos( muda a água ,coloca rocha viva e um bom escumador). NÃO INTRODUZAS PEIXES MAIS EXIGENTES EM AQUÁRIOS COM MENOS DE 3 MESES. Respeita a compatibilidae e observa a territorialidade. Existem regras mas não dogmas .2 anjos podem-se dar bem ou lutarem até à morte dependendo das condições e dos indíviduos.

 

3º Mantem o teu potencialredox acima de 280, idealmente 350 mv. ( aumenta a circulação de água para 15 a 20x o volume do aquário por hora e compra um bom escumador ; se quizeres manter uma dendidade elevada ,compra um ozonizador.

4º Compra peixes gordos e a comer

5º Alimenta bem os teus peixes ,respeitando as suas necessidades específicas mas não exageres.

6º Mantém a temperatura estável

Quarentena e Isolamento são 2 métodos obrigatórios para quem quer manter muitos peixes a longo prazo.

Quando eles adoecem , A CULPA É SEMPRE NOSSA,porque fizemos ou estamos a fazer algo errado.

 

Nos casos em que o Cryptocarion aparece suavemente , em aquários equilibrados, e em peixes recem introduzidos , a atitude mais sensata é esperar e não fazer nada nos aquários de recife. Se não tivermos invertebrados devemos baixar a salinidade para 1,018 , e voltar a subi-la GRADUALMENTE , ao fim de uma semana .

Não desistas , compra um aquário maior ou compra menos peixes!

Rui Ferreira de Almeida

Publicado:

Li há pouco tempo que não se deve tratar os cirurgiões com cobre porque lhes afecta irreversivelmente o sistema digestivo provocando a morte do animal a longo prazo (meses).

 

Isto é verdade? A ser verdade, que outra opção existe além do alho (para o ichtio)?

 

A Kent tinha um medicamento à base de pimenta que era tido como seguro para os corais. Esse medicamento resulta mesmo?

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Viva Manklit

Não te sei responder sobre os efeitos alongo prazo do cobre sobre os cirugiões. O que teposso dizer é que já tratei vários e segui.os pelo menos 1 ano sem problemas. A doença mais comum dois cirurgiões é a erosão da linha / orgão lateral ( também chamada doença dos buracos )e reflete uma carência nutricional ,proveniente de uma alimentação pobre em materia vegetal , nomeadamente algas.

Os peixes mais sensíveis ao cobre são os anjos e os palhaços e quando abusamos da dose começamos por ver perda de apetite seguida de irritabilidade, incordenação motora e respiração acelerada e finalmente morte. mas isto são sinais de intoxicação aguda.

O produto da kent de que tu falas - o RXP - é eficaz contra o Ictio mas não contra o Oodinium .

Pessoalmente considero a eficácia do alho contra o Ictio nula. Quando muito poderá ser útil contra parasitas intestinais . O alho, á semelhança ,do que aconteceu namedicina humana ,ao longo dos tempos ,tem sido considerado ciclicamente como a pilula para todos os males desde os parasitas aos problemas circulatórios passando pelo reumatismo ....até aos vampiros.

 

Cumprimentos

Rui Ferreira de Almeida

  • 1 mês depois...
Publicado:

Oi...

Tanto o alho como o gengibre não revelaram até hoje qualquer relação de causa efeito nas duas doenças atrás descritas pelo Rui...

 

apenas se detecta nos peixes infectados, melhóras a nivel da respiração e desenvoltura no nadar... talvês seja bom para prevenir mas não tem qualquer relação com a cura destas duas doenças.

Abraço...