rop38286 Publicado Outubro 26, 2010 Publicado Outubro 26, 2010 Boas pessoal EStou com um problema dos diabos... estou a montar a iluminação... 4 lampadas t5 ligadas aos pares de 28w... 115 cm. balastro philips 2xTL-D 36W Warm start. Segui o esquema a risca e esta a funcionar pois quando ligo a electricidade a coisa funciona e acendem as 2 lampadas. O problema e que passado um ou dois minutos apaga...desligo espero uns segundos volto a ligar e acende mas volta a apagar... Ja nao sei que fazer... sera que os balastros estao avariados???? acabaram de vir da loja e acontece o mesmo com os dois conjuntos de lampadas... Será que 80 cm de fio dos balastros a lampada e demasiado??? Agradeço ajuda enquanto ainda tenho cabelos... na cabeça obrigado pelas ajudas que ai vem Citar
[C4] Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 Ja exprimentaste trocar os arrancadores? Citar Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem
David Cabete Publicado: Outubro 27, 2010 Publicado: Outubro 27, 2010 Boas Aquilo que consegui perceber, tens um balastro Philips HF-Performer 236 TL-D EII 220-240V 50/60Hz Agora nas lâmpadas é que fiquei mais ou menos confuso! Pares de 28Watts? Com 115 cms de comprimento são T5 HE de 28Watts. Estás a tentar ligar 4 lâmpadas de 28Watts cada, aos pares, que dá 56Watts + 56Watts num balastro que apenas dá 36Watts + 36Watts?!? Faltam-te 20Watts + 20Watts para que isso funcione correctamente! Acende durante dois minutos que é o tempo de descarga do condensador interno do balastro! Depois disso entra em protecção, e só volta a funcionar mais dois minutos depois de ligar e do condensador recarregar. Estás sujeito a queimar o balastro... Não conheço, e não consegui encontrar balastros que tenham saída de 56Watts x 2! Há sim 58Watts x 2. A Philips julgo que não tem. Encontrei foi da VOSSLOH-SCHWABE, que podes consultar aqui. A diferença de 2 Watts a mais não é significativa. Segundo o "manual" dos balastros da Philips, o fio pode ir até aos 300cm. [C4] disse: Ja exprimentaste trocar os arrancadores? Arrancadores ... Desconhecia que balastros electrónicos necessitavam de arrancadores ... just kidding. Aposto que leste na diagonal. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rop38286 Publicado: Outubro 27, 2010 Autor Publicado: Outubro 27, 2010 Expliquei-me mal... sao 4 lampadas e 2 balastros cada balastro 2 lampadas... sendo 2 x 36 devia dar para 2 x 28 mas e isso que acontece... mas a medida que ligo e desligo o tempo que esta acesso diminui... e ja experimentei com fios de 20 cm... faz o mesmo Citar
[C4] Publicado: Outubro 27, 2010 Publicado: Outubro 27, 2010 David Cabete disse: Arrancadores ...... Aposto que leste na diagonal. Obvio! Citar Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem
David Cabete Publicado: Outubro 27, 2010 Publicado: Outubro 27, 2010 Boas rop38286 disse: Expliquei-me mal...sao 4 lampadas e 2 balastros cada balastro 2 lampadas... sendo 2 x 36 devia dar para 2 x 28 mas e isso que acontece... mas a medida que ligo e desligo o tempo que esta acesso diminui... e ja experimentei com fios de 20 cm... faz o mesmo Isso é o sistema de protecção do balastro, para que não se queimem as lâmpadas. As lâmpadas não consomem a energia toda que o balastro debita, vai acumulando dentro deste e para não "rebentar", ele desliga. Explicando assim por miúdos, é isso que está a acontecer. Os balastros electrónicos, conseguem "ver" que lâmpadas lá estão ligadas através do consumo destas. Digamos que tem um comparador de energia fornecida versus energia absorvida. Se a diferença for muita, ele desliga-se para proteger as lâmpadas e/ou o balastro, conforme se é energia em excesso ou em falta. Para cada tipo de lâmpadas existe um balastro especifico, isto falando de potências de saída. Ou trocas os balastros, ou as lâmpadas, de modo a que sejam com potências idênticas. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rop38286 Publicado: Outubro 27, 2010 Autor Publicado: Outubro 27, 2010 (editado) Boas Ao ler de novo as respostas do David fui ver o link na philips e descobri que os balastros sao TLD e as lampadas TL5... no site existem balastros TLD e TL5 pelo que a diferença pode estar ai... sera isso?? ja agora mais uma ajuda david e obrigado as lampadas sao estas http://www.ecat.lighting.philips.com/l/cat...mp;title=MASTER TL5 HE 28W/840 1SL&ctn=927926584055_EU Editado Outubro 27, 2010 por rop38286 Citar
David Cabete Publicado: Outubro 27, 2010 Publicado: Outubro 27, 2010 Boas Na teoria, deviam funcionar tanto com T5 como com TL-D, já que o código de aplicação é o mesmo: "EII"! Podes ver na "Tabla comparativa" no site: Balastros T5 e TL-D. Tabela no fundo do PDF. Escrevi na teoria porque as potências deviam ser muito próximas! A potência do balastro versus a potência das duas lâmpadas em série. No teu caso, a diferença é muita! Tens mais potência do que aquela que necessitas. Os balastros que mais "se aproximam" do que precisas são: HF-P 154 TL5 HO EII 220-240V 50/60Hz. Dá-te 54 Watts para as duas lâmpadas de 28, que faz um total de 56 Watts. Esses dois watts a menos não interferem em muito. HF-P 158 TL-D EII 220-240V 50/60Hz. Dá-te 58 Watts para as duas lâmpadas de 28, que faz um total de 56 Watts. Esses dois watts a mais não interferem em muito. EDIT: O balastro indicado para essas lâmpadas é este! Dá para 2 lâmpadas de 28, ou duas de 35, ou duas de 49 ou ainda duas de 80Watts. Precisas de dois, e eles próprios se regulam. Há ainda um outro que dá para lâmpadas desde 24 Watts a 39Watts, que também se regula sozinho, mas apenas dá para uma lâmpada. Terias de ter 4 destes... Espero ter dissipado todas as dúvidas, e depois indica-me para onde deverei enviar a factura do aconselhamento técnico prestado :D. A vida não está fácil... ( just kidding ). Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rop38286 Publicado: Outubro 28, 2010 Autor Publicado: Outubro 28, 2010 (editado) Boas ja pedi para trocar os balastros... mas la na loja percebem quase tanto como eu de balastros... mas foram muito atenciosos e simpaticos... ja estao a tratar da troca. depois logo vimos se a coisa funciona obrigado ao david pelas explicaçoes... factura so depois de estar tudo a funcionar... quem paga adiantado fica mal servido .png' alt=':biggn:'> :D :D Editado Outubro 28, 2010 por rop38286 Citar
David Cabete Publicado: Outubro 28, 2010 Publicado: Outubro 28, 2010 Boas Prontos, eu guardo a factura, e quando passar por esses lados cravo-te um café. Depois de trocares os balastros, dá notícias. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Recommended Posts