Lagrange Publicado Outubro 26, 2010 Publicado Outubro 26, 2010 Boas, Antes de mais apresento fotos do meu aqua e respectivo setup que está montado na estante que separa o hall de entrada da sala: Dimensões: 80*40*50 Filtro externo Tetratec EX600 Aquecedor Eheim 125W Substracto fértil Tropica Areão do Vale Glaciar da Serra da Estrela entre 2 e 4 mm Xisto do Vale Glaciar da Serra da Estrela e da barragem de Santa Clara no Alentejo Partes de sobreiro recolhido da água da barragem de Santa Clara no Alentejo Rocha vulcânica Vista do hall http://img36.imageshack.us/i/15102010024.jpg Vista da sala http://img828.imageshack.us/i/15102010025.jpg O aquário foi montado há pouco mais de um mês e ciclei-o durante 2 semanas adicionando bacterias em comprimido sem qualquer fauna e adição de CO2 caserio. Neste momento tenho 5 rasboras arlequim, 2 ottocinclus affinis, 2 colisa lalia (macho+femea), 2 colisa chuna mel (grande confusão em relação ao nome e sexo, vou tirar fotos para ver se me ajudam a identificar) e 5 red cherrys, eram 5 e 2 das femeas estavam ovadas embora desde que tenha introduzido os colisas praticamente deixei de os ver. Mas o motivo deste post é o facto de os lalia após 1 semana do aqua terem acasalado! Se não acreditam vejam o video abaixo, com direito a bolinha vermelha no canto superior direito :D http://img43.imageshack.us/i/22102010005.mp4 Vê-se o macho enrolado na fêmea e depois vira-a para ela expelir os ovos. Os sacaninhas dos rasboras imediatamente foram comer alguns até o macho os apanhar com a boca e colocá-os (acho eu) no ninho, ou então teve uma refeição grátis Peço desculpa pela qualidade do video, porque foi com o telemovel porque era o q estava mais à mão ... reparei que ele andava a fazer ninho por volta das 18h00 e esta filme foi feito por volta das 23h00 ... não há dúvida que não perdem tempo. Só para finalizar, já passaram 5 dias e ele continua a aperfeiçoar o ninho e a dar biqueiradas nela até ela ir ter com ele ... será que me calhou algum tarado? cumps
Rúben Ferreira Publicado: Outubro 28, 2010 Publicado: Outubro 28, 2010 Boas, Desde já parabéns pelo belíssimo aquário. Eu creio que apenas lhe deste as condições necessárias para o acasalamento, por isso é normal que ele ande sempre em cima dela para acasalar. É pena o aquário ser um comunitário, pois dificilmente alguma vez conseguirás sobreviventes. Mas pronto sempre vais vendo ao vivo o belo espectáculo de acasalamento. A minha mascote
Lagrange Publicado: Novembro 3, 2010 Autor Publicado: Novembro 3, 2010 Sim, realmente duvido que que se safe algum, mais que não seja porque parece que ele come os ovos em vez de os pôr no ninho ... Mas a pergunta mantem-se, é natural ele andar há quase duas semanas a aumentar o ninho e sempre atrás da fêmea? É que já me arrancou metade da E. parvula que tinha plantado, só para aumentar o ninho! Aquilo está enorme! Quando é que o posso disfazer? Entretanto os Colisa Mel também andam sempre juntinhos e já não é a primeira vez que os apanho debaixo do ninho feito pelo Lalia ao lado um do outro, mas sem o "abraço". Será possível que usem o mesmo ninho?
Rúben Ferreira Publicado: Novembro 3, 2010 Publicado: Novembro 3, 2010 Boas! Eu acho que é normal ele andar ai todo maluco de volta do ninho, pois tal como disse antes, ele tem todas as condições e então como não tem mais nada para fazer e tem um fêmea à disposição, "é bota abaixo". Não sei se eles estarão a usar o mesmo ninho, mas não acredito muito, pois os machos quando estão na altura de reprodução são muito territoriais e não os estou a ver partilharem ninhos, mas como cada peixe é um peixe e por vezes eles surpreendem-nos, tudo é possível. Penso que de nada adiantará desfazeres o ninho pois ele vai voltar a fazer, a não ser que fique muito chateado com o facto de lhe desfazeres o ninho, mas não creio que ele se vá amedrontar. Cá para mim tu vais desfazer e ele voltar a fazer. P.S. Se tiveres tempo e paciência arranja um aquário para os reproduzir. A minha mascote
Recommended Posts