Recommended Posts

Publicado:

Viva.

Pois é... um caso interessante :wink: Será que influencia? Ou nem por isso?

Vamos a ver...

Se por ventura borbulhasses Oxigénio molecular (O2) em água destilada, o que obterias no final (muito dificilmente, mas pronto) seria água oxigenada (H2O2). O que acontece com a água oxigenada, é que é um bom oxidante. Sendo um bom oxidante, gosta de se reduzir (voltar a transformar-se em H2O, e oxidar outra coisa qualquer, um metal por exemplo). Este fenómeno acontece da seguinte forma: H2O2 dissocia-se em dois radicais OH. Como cada um destes radicais tem um electrão a menos (face à molecula OH-) vão tentar rouba-lo a outra qualquer; sendo o alvo mais provavel um metal (por exemplo o Fe2+ passar a Fe3+). Então se no final disto tudo vamos ficar com um anião OH- em solução, quer dizer, que de certa forma, o pH irá aumentar ligeiramente (haverá menos iões H+ em solução). Como em tudo, temos que tomar em conta que os metais em solução não são infinitos (e nem todos "gostam" de ser oxidados), logo o crescimento em termos de pH não será assim tão elevado.

Podes perguntar ainda... e valores destas coisas? Eu não sei :lol: Tentei pesquisar na net mas não encontrei nada de interessante.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

PS: Quando disse que ao borbulhares O2 em água, dificilmente conseguirias obter H2O2, digo isto por ao contrário do CO2, o O2 não se dissolvem tão bem na água cheers

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Bem não sei se é coincidençia ou não, mas desdo que aumentei o nivel de O2 na agua o ph passou dos 7 - 7.5 para os 8 . E lembrei-me... como o co2 diminui o pH o O2 pode aumente-lo , sabendo também que a presença de o2 na agua leva a uma diminuição do CO2, agora quanto a essa questão dos metais não sabia. Já agora achas que vale a pena deixar de oxigenar a agua so por causa do pH, ou achas que não vai se notar grande diferença?

Publicado:

Viva novamente.

Bem não sei se é coincidençia ou não, mas desdo que aumentei o nivel de O2 na agua o ph passou dos 7 - 7.5 para os 8
É mesmo coincidência... Pelo menos eu não estou a ver o O2 a subir o pH de um aquário dessa maneira. Que água é que tu usas (da torneira, ou de algum furo, fonte)? Areão calcário, rochas calcárias, troncos, etc...?

Deixa aqui um setup completo do teu aquário, por favor. Além do mais, como sabes que o nível de O2 aumentou? Tens algum teste de O2?

A subida de pH de certeza que não é devida à colocação de uma bomba de ar (não é consequência directa quero eu dizer, pode estar a promover um outro fenómeno, que esse sim irá aumentar o pH).

Além do mais, as bombas de ar injectam ar no aquário :oops: e não O2 directamente. Da quantidade de ar que injectas apenas 30% é oxigénio molecular, sendo o componente maioritário desta mistura o N2 (azoto molecular) que é das moléculas mais inertes de todas. O que quero dizer é que dificilmente oxidas algo (moléculas, por exemplo) que estejam dentro de água, apenas com uma simples bomba de ar...

E lembrei-me... como o co2 diminui o pH o O2 pode aumente-lo , sabendo também que a presença de o2 na agua leva a uma diminuição do CO2, agora quanto a essa questão dos metais não sabia

Pois..., mas não pode. Pelo menos de maneira tão drástica quanto o CO2. O que temos de ter em conta é que o CO2 reage com a água (quando digo reage refiro-me a haver novos produtos, quebra e formação de novas ligações; neste caso forma Ácido Carbónico que se dissocia em água originado os iões Bicarbonato e Carbonato). O O2 não faz isso. Quanto muito dissolve-se (fica rodeado por moléculas de água).

A presença de O2 na água não leva a uma diminuição de CO2... O que acontece é que quando tens uma água muito saturada em CO2 (em que não há, por exemplo, uma grande agitação superficial) devida aos peixes, ou injecção de CO2, o valor de CO2 é superior ao valor de equilíbrio. A introdução de bombas de ar, ou agitação superficial faz com que esse equilíbrio seja atingido e seja mantido constantemente.

Já agora achas que vale a pena deixar de oxigenar a agua so por causa do pH, ou achas que não vai se notar grande diferença?

Primeiro de tudo, o que é que usas para manter o pH do teu aquário a esse valor? Com esse valor diria que não usas nada... deve ser água da torneira certo? Agora o que tens/temos de entender é porque é que o pH do teu aquário subiu. E mais uma vez, duvido muito que seja devido à bomba de ar.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Bem sei que o o2 aumentou na agua porque não usava bomba de ar, e começei a usa-la. Também injectava co2 com uma receita caseira, mas tive que parar porque acabou o fermento.

A agua da minha torneira é 7, faço uma tpa de 5 em 5 dias de 35%.

Não tenho troncos nem pedras, só plantas e areão, agora o areão nao sei se é calcário :oops:

Ou seja pela logica , o ph everia aumentar porque nao tenho nada para baixa-lo a não ser as mudas de agua, mas também acho que não deveria aumentar tanto...

ja tive a agua a 7.5 por bastante tempo, mas ultimamente tem aumentado. promenor: pode ter a ver... dou comida congelada de varios tipos, algumas delas poluem bastante o aquario, como a dafnia que é muito pequeno e acaba por se depositar sempre no aquario....

Obrigado pela ajuda

Publicado:

boas

A decomposição de resto de comida iriam diminuir e não aumentar o ph.

Não será que atravez da bomba de ar algum co2 liberta-se para o ar, diminuindo a sua consentração no aquario e assim aumentando o ph?

Abraço

Publicado:

Olá novamente.

Bem sei que o o2 aumentou na agua porque não usava bomba de ar, e começei a usa-la. Também injectava co2 com uma receita caseira, mas tive que parar porque acabou o fermento.
Usavas uma bomba de ar e um injector de CO2 ao mesmo tempo? O CO2 assim não estava a fazer nada dentro de água... só bolhinhas.

Ou seja pela logica , o ph everia aumentar porque não (palavra corrigida) tenho nada para baixa-lo a não ser as mudas de agua, mas também acho que não deveria aumentar tanto...

Mais uma razão rapaz... o teu pH subiu porque paraste de injectar CO2. Pelos visto o CO2 era a razão pela qual tinhas esse pH a 7-7.5 (supostamente deveria baixa-lo até 6.35, mas deves ter alguma coisa no teu aquário que o faça subir). Mal começaste a utilizar a bomba de ar (cortar o efeito do CO2) o teu pH começou a subir. E para intensificar essa subida ainda mais, deixaste de usar CO2. Eu creio que tens aqui a tua resposta...

Agora falta saber o que te faz aumentar o pH... Não sabes se é o areão... A comida em decomposição também não, é porque ela baixa o pH. Tens o aquário montado há quanto tempo? Já fizeste testes de dureza à água? É que se tu não usas nada para "tamponizar" o teu aquário (troncos e turfa, para pH's ácidos vs. areão e rochas calcárias, para pH's básicos) e tiveres uma dureza muito baixa (KH) o teu pH pode variar bruscamente adicionando apenas um pouco de base ou de ácido...

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

PS: Tens toda a razão Luís Rodrigues. Quando eu estava a a escrever isto, tinhas tu postado no tópico :oops:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!