AQUARIUM

Ti@go

Recommended Posts

Pois vai.....:/

Acho que vou é retirar os 3 pés de cuba que estão em frente às rochas e tentar replantar pé a pé do lado direito de modo a tentar encher o espaço.

Talvez uma parvula para a parte da frente, não?

Sinceramente a planta que fica melhor tanto da parte direita como frontal do aquario a servir de tapete é a cuba pois a parvula vai esconder as pedras na minha opiniao :S

Partilhar nas redes sociais

Eu, batata e iniciante como sou, era gajo para ir lá com a rede e limpar aquilo, pensando que fossem fungos, ou assim............

:P

Hehehe, eu quando vi a primeira vez até pensei que tivessem sido as Neritinas a fazer aquela espuma toda, mas depois lembrei-me que já tinha lido que os Colisa faziam ninhos de bolhas.

A reprodução neste áqua seria muito difícil até porque na altura da desova os Cardinais e os Rodostomos endavam sempre por perto e alguns ovos foram comidos. Optei por passar o ninho para outro áqua para ver se nasce algum, mas duvido.

É verdade que não é o correcto, o ideal seria passar os colisa para outro áqua e eles que fizessem o ninho, mas como é demasiado pequeno, acho que nem valia a pena.

Sinceramente a planta que fica melhor tanto da parte direita como frontal do aquario a servir de tapete é a cuba pois a parvula vai esconder as pedras na minha opiniao :S

Concordo, mas está complicado a Cuba fechar ;)

Já a passei toda para o lado direito, e até não desgostei da parte frontal sem nada, se calhar vai ficar mesmo assim.

Acho que estão a ligar demasiado ás pedras.....Acham que num tanque maduro, se deve ver muita pedra? Nah...Num tanque maduro, tens sorte se vires as pedras maiores, quanto mais as pequenas lol...

Eu acho que se deve de ligar as pedras... Pois quando fazes o aquario primeiro fazes o layout e depois escolhees as plantas de acordo com o layout que tens... Pelo menos é assim que se deve fazer... E quando escolhes as plantas ou estas ja a contar com o seu tamanho maximo ou entao com o tamanho que lhes vais proporcionar atraves das podas...

Eu acho que se deve de ligar as pedras... Pois quando fazes o aquario primeiro fazes o layout e depois escolhees as plantas de acordo com o layout que tens... Pelo menos é assim que se deve fazer... E quando escolhes as plantas ou estas ja a contar com o seu tamanho maximo ou entao com o tamanho que lhes vais proporcionar atraves das podas...

Cuidado joao, não vás na propaganda do aquascaping... Isso é só teoria infelizmente. Na realidade, e se vires os tanques da maioria dos grandes no AGA, IAPLC, e outros, as pedras estão lá, mas não raramente estão totalmente tapadas por plantas, e mesmo quando não estão, só se vê uma parte da pedra. Pessoalmente, e em termos de layout, das duas uma, vejo como mais atraente uma pedra parcialmente e práticamente totalmente tapada por plantas. Mas lá está eu não vou muito na direção dos olhos em bico, prefiro os holandeses=P Onde plantas a tapar práticamente tudo é palavra de ordem=) Mas mesmo na vertente dos olhos em bico, apenas as maiores pedras ficam de fora, e as restantes ou estão cobertas de plantas/musgos, ou não são visiveis...

Cuidado joao, não vás na propaganda do aquascaping... Isso é só teoria infelizmente. Na realidade, e se vires os tanques da maioria dos grandes no AGA, IAPLC, e outros, as pedras estão lá, mas não raramente estão totalmente tapadas por plantas, e mesmo quando não estão, só se vê uma parte da pedra. Pessoalmente, e em termos de layout, das duas uma, vejo como mais atraente uma pedra parcialmente e práticamente totalmente tapada por plantas. Mas lá está eu não vou muito na direção dos olhos em bico, prefiro os holandeses=P Onde plantas a tapar práticamente tudo é palavra de ordem=) Mas mesmo na vertente dos olhos em bico, apenas as maiores pedras ficam de fora, e as restantes ou estão cobertas de plantas/musgos, ou não são visiveis...

Sim concordo com o que dizes eheh so quiz dar a entender que naquele local se ele deixar as pedras nao tapadas e puser um tapete de cuba fica muito melhor que outro tapete... Eu tambem gosto dos aquarios dos holandeses, mas prefiro os dos olhos em bico... eheh gostos...

Boa Noite!

Algumas fotos para actualizar o estado do áqua.

dscf0599o.jpg

dscf0619ec.jpg

dscf0601v.jpg

Adicionei um Betta Splendens azul macho para dar mais cor ao áqua. Fiz também uma poda na Sessiliflora e na Polysperma, pois já estavam a ficar enormes. São plantas que crescem bastante rápido.

O Co2 deixou de ser caseiro e passou a ser pressurizado.

A Cuba está agora só do lado direito do áqua,ficando a parte frontal sem nada, mas ainda não sei se ficará assim.

Nunca mais tive problemas com os fungos dos troncos, finalmente!

Abraço

• 2 semanas depois...

Tá mt bom o teu aquário Parabéns!! continua postando actualizações... reparei que tens Kribensis, são um espectáculo...já tive um casal e tive a sorte de conseguir reproduzi-los..

Olá!

Obrigado pelo elogio:)

Sim, tinha uma casal de Kribensis, entretanto o macho morreu. Dá-me a impressão que não se adaptou ao áqua. A fêmea actualmente foi retirada do comunitário pois tornou-se um pouco agressiva desde que o macho morreu. Sabes se isto se deve ao facto de estar sozinha, ou os Kribs são por natureza agressivos?

Cumps

Já tive 2 casais deles no passado, e os 4 kribs tinham mau feitio, agora se eram só aqueles ou todos, não tenho a certeza...

Já tive 2 casais deles no passado, e os 4 kribs tinham mau feitio, agora se eram só aqueles ou todos, não tenho a certeza...

Boas, ja estive kribs, e o que notei, foi que nao eram agressivos com outros peixes, mas sim territoriais... E quando fazem criaçao, nao deixam que nada se chegue ao pe dos alevins...

Boas, Companheiros!

Deixo algumas fotos dos meus habitantes do áqua e uma geral antes de uma poda às plantas:D

LINDOS :D :D

Ramirezi

dscf0671a.jpg

Tetra Cardinal

dscf0674o.jpg

Rodóstomos

dscf0684ro.jpg

Tricogaster Leri

dscf0678f.jpg

Foto Geral

dscf0680b.jpg

Estou com bastantes problemas para que a Cuba "vingue", acho até que a vou substituir por outra planta de tapete que será talvez a Glossostigma.

Alguém me sabe dizer se a Glosso é mais complicada que a Cuba?

Abraço

Olá.

Alguém me sabe dizer se a Glosso é mais complicada que a Cuba?

Complicado não é... até é mais fácil de podar que a HCC. No entanto, a Glossostigma necessita de mais luz, CO2 e nutrientes disponíveis. A vantagem é que cresce muito mais rapidamente.

Já equacionaste colocar eleocharis?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Olá.

Complicado não é... até é mais fácil de podar que a HCC. No entanto, a Glossostigma necessita de mais luz, CO2 e nutrientes disponíveis. A vantagem é que cresce muito mais rapidamente.

Já equacionaste colocar eleocharis?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Olá!

Sim, já pensei, mas na minha opinião acho que me iria tapar um pouco as rochas e algumas plantas, para além de que não sei se ficaria muito bem neste áqua.

Eu com 3 lâmpadas de 39 Watts a 10000K não conseguiria manter a Glosso?

Olá.

Sim, já pensei, mas na minha opinião acho que me iria tapar um pouco as rochas e algumas plantas, para além de que não sei se ficaria muito bem neste áqua.

Eu com 3 lâmpadas de 39 Watts a 10000K não conseguiria manter a Glosso?

O problema não está na potência, mas sim na dificuldade de tu conseguires ou não manter a planta. Se dizes que tens problemas com a HCC, provavelmente com a Glosso vai ser a mesma coisa, percebes?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Olá.

O problema não está na potência, mas sim na dificuldade de tu conseguires ou não manter a planta. Se dizes que tens problemas com a HCC, provavelmente com a Glosso vai ser a mesma coisa, percebes?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Eu acho que o meu maior erro com a Cuba foi tê-la plantado mal,mas também admito que não tinha paciência para a plantar correctamente.

Os meus colisas também não têm ajudado a que consiga manter a Cuba, pois estão constantemente a arrancá-la. Eu bem tendo voltar a plantar, mas passado uns dias já tenho alguns pés a flutuar pelo áqua:/

A Glosso, por fotos que já vi, parece-me mais robusta que a Cuba e também mais fácil de separar e consequentemente plantar, mas poderei estar errado.

Olá.

A Glosso, por fotos que já vi, parece-me mais robusta que a Cuba e também mais fácil de separar e consequentemente plantar, mas poderei estar errado.

Mas estás certo... :)

A Glossostigma é substancialmente maior que a HCC, logo mais fácil de plantar.

Cumprimentos

Luís Fortunato

• 3 semanas depois...

Olá pessoal!

Antes de mais, desejo a todos um feliz Natal e que 2011 seja o melhor ano das vossas vidas!!

Preciso de uns conselhos do pessoal mais experiente neste mundo, pois estou com alguns problemas com algas! Tenho um ataque de algas castanhas e de Green Spot, conforme se pode ver nas fotos!

dscf0706c.jpg

dscf0707r.jpg

Os parâmetros da água parecem-me normais, daí não perceber a que se deve este ataque de algas :alberteinstein:

PO4 - 0,25

PH - 6,8 antes de ligar o CO2 e 6,4 depois

NO3 - 25

NO2 - 0

NH3/NH4 - 0,6

GH - 6

KH - 16

Começaram-me a aparecer quando deixei de fazer TPA's de 3 em 3 dias passando a fazer apenas 1 por semana. Ultimamente voltei a fazê-las de 3 em 3 dias e para já ainda não vi evolução. As green começaram somente nos vidros,mas têm começado a alastrar-se para o tronco.

Algumas plantas, principalmente a Higrophyla Dwarf apresenta alguns buracos nas folhas, que deverá ser falta de potássio, nutriente esse que poderá estar a desiquilibrar o bom funcionamento do áqua.

De resto, os peixes respiram saúde e já fiz a introdução de uma casal de platys coral para colorir o aquário.

Fotos:

dscf0696l.jpg

dscf0710ng.jpg

dscf0711ph.jpg

dscf0699n.jpg

dscf0695p.jpg

Abraço

Boas,

Bem grande evolução ;)

Está a ficar excelente. A última foto está muito porreira.

Tens de começar a dar uma poda nas Limnophilas, já estão bastante grandes...

Abraço e boa continuação

• 3 semanas depois...

Olá companheiros!

A minha luta com as algas continua, ainda assim, fica a evolução do meu mundo aquático:D

dscf0738z.jpg

dscf0742l.jpg

dscf0744p.jpg

Tive um ataque de Ictio que quase me dizimou o cardume de Cardinais! Agora penso que esteja controlado, mas estou mesmo desanimado, estavam a desenvolver-se muito bem, fazendo um contraste bem bonito no áqua :(

• 4 semanas depois...

Viva companheiros!

As algas parece que começaram a dar tréguas, pelo menos as do tipo "green spot", mas ainda assim tenho tido alguns problemas com outro tipo de alga, que não sei o nome, mas espero que em breve esteja resolvido.

Entretanto, fica o estado do áqua em 11/02/2011!

dscf0774k.jpg

dscf0782c.jpg

dscf0783w.jpg

Tenho novas vedetas no áqua, desta vez dois escalares ainda jovens!

Abraço

• 1 ano depois...

Boas amigos!

Devido à falta de tempo e algum desleixe nos últimos meses, decidi desmontar e acabar com o meu mundo aquático :(

Estou a pensar voltar a montar de novo, mas desta vez de Ciclídeos Africanos, uma vez que requerem menos cuidados.

Espero em breve poder mostrar o novo projecto!

Um abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!