Rainho1991 Publicado Outubro 25, 2010 Publicado Outubro 25, 2010 Boas. Á 2 dias pus um pequeno tronco de madeira de pinho préviamente salgada e demolhada no meu aquário e hoje reparei que comçou a ganhar uma gosma transparente no tronco, o que pode ser? Citar
alcaide Publicado: Outubro 25, 2010 Publicado: Outubro 25, 2010 Resina! ALERTA aquário em perigo! Citar ALCAIDE
André Allen Publicado: Outubro 25, 2010 Publicado: Outubro 25, 2010 AH AH AH AH AH AH A madeira de pinho não deve ser utilizada em aquários, pois é uma madeira resinosa. Caso não tenhas reparado no sinal de alerta do membro Alcaide, tira o pinho do aqua e mete-o na lareira - vem aí o frio ! Citar Mega abração,ALLEN
Rainho1991 Publicado: Outubro 25, 2010 Autor Publicado: Outubro 25, 2010 ohoh Será que a água está contaminada? PS: ainda não tem peixes. Citar
Gremlyn Publicado: Outubro 25, 2010 Publicado: Outubro 25, 2010 Como novato nisto, já percebi que não se pode ter madeira resinosa no aquário. Mas porquê? Alguém pode explicar? Citar
Rainho1991 Publicado: Outubro 25, 2010 Autor Publicado: Outubro 25, 2010 A resina deve ser tóxica para os peixes e com o tempo deve-se dissolver na água... Agora queria saber é se o meu aquário estará contaminado ou não... Citar
Vasco Matos Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 Sim... agora todo e qualquer peixe que colocares nesse aquário vai ficar com 4 olhos, com a cabeça inchada e a nadar ao contrário. Até podias chamar ao aqua " Chernóbilis"... Tou a brincar... O que eu fazia era trocar 100% da água, em parte devido à resina, e também devido ao facto de teres colocado sal na água com que ferveste os troncos... nunca se coloca sal quando se trata de troncos, pois estes absorvem o sal e depois libertam-no no aquário. Troca de água, e deixa ciclar o aquário algumas semanas. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Rainho1991 Publicado: Outubro 26, 2010 Autor Publicado: Outubro 26, 2010 Eu não o fervi com sal, deixei-o em sal 1 dia e depois dois dias a demolhar após isso levou uma fervura e + 1 dia a demolhar. Citar
alcaide Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 A madeira de pinho pode perfeitamente ser usada em aquários. Há membro no fórum que a usam, agora um recém chegado a este mundo não deve usar. mesmo fervida e em sal etc e tal... Citar ALCAIDE
Rui Galrão Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 eu não sou entendido em madeiras submersas.. mas duvido que o pinho faça assim tão mal.. existe falta de informação relacionada com isso.. mas como medida de prevenção e até concordo evitar usar madeiras resinosas.. e em todo lado fala-se em colocar troncos em sal.. e depois vários banhos sem sal.. existe um tópico a explicar vários processos de tratamento.. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88152 Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
Rui Galrão Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 http://www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
Vasco Matos Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 Pois, mas a madeira vai absorver o sal. Se for um aqua de Guppys, Mollys, Platys, etc, não fará assim tão mal, pelo contrário, pode subir o PH e estes peixes toleram a presença de um teor de sal. Mas se formos colocar os troncos num aquário de Cardinais, e principalmente camarões, é o bastante para aniquilar toda a colónia. Obviamente que depende do sal e do tamanho dos troncos. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
tp9614 Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 Mas a madeira tem mesmo resina? Sim que, lá por ser de pinho não tem que ter resina obrigatóriamente. Pode já estar "seco" como dizem os carpinteiros. Citar
alcaide Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 (...)Pode já estar "seco" como dizem os carpinteiros. Tenho uns barrotes em casa com mais de 30 anos que ainda deixam cair resina Citar ALCAIDE
José Manuel Martins Sousa Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 Olá Se utilizarmos madeira de pinheiro manso bem seca não tem qualquer problema e esta não se alterará dentro de água. Tem é de estar sempre completamente submersa. Os prédios da baixa pombalina em Lisboa estão assentes em estacas de madeira de pinheiro manso e pelas escavações que têm sido feitas elas têm sido encontradas intactas. Os mecanismos dos rotores das azenhas eram feitos em madeira de pinho manso por ser a madeira mais resistente dentro de água. Cumprimentos Citar
tp9614 Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 Tenho uns barrotes em casa com mais de 30 anos que ainda deixam cair resina E eu tenho umas tábuas com 6 meses sem pinta de resina. Amigo Alcaide, o termo "seca" nada tem a ver com tempo mas com tratamento que é dado á madeira, se estiver ao ar livre demora mais tempo a secar mas se estiver mergulhada em agua demora menos e se essa agua for corrente ou mudada regularmente menos tempo ainda. Quando coloquei a questão da secagem do tronco, fi-lo porque eu proprio tenho um tronco de pinho no meu aqua e não tenhao qualquer tipo de problema com isso. Claro que tive alguns cuidados, o primeiro foi certificar-me que estava "seco" e depois ferver e lavar algumas vezes. Espero ter ajudado, porque é essa a intenção. Abraço a todos Citar
Vasco Matos Publicado: Outubro 27, 2010 Publicado: Outubro 27, 2010 O que eu acho é que existem inúmeros tipos de madeira que não têm resina, e portanto não percebo o porquê de colocarmos num aquário logo o tipo de madeira que, faça mal ou não, apresenta dúvidas quanto a esse facto. Só a simples dúvida de que a resina faz mal ou não, sedeveria ser o suficiente para qualquer pessoa descartar logo imediatamente essa hipótese e partir para outro tronco, sem resina. É só ir a uma mata que há raizes e troncos com fartura. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
alcaide Publicado: Outubro 28, 2010 Publicado: Outubro 28, 2010 (...) eu proprio tenho um tronco de pinho no meu aqua e não tenhao qualquer tipo de problema com isso. Claro que tive alguns cuidados, o primeiro foi certificar-me que estava "seco" e depois ferver e lavar algumas vezes. (...) só alertei para os iniciantes! Eu sei que há quem use. Citar ALCAIDE
Recommended Posts