Laranjeira Publicado Outubro 25, 2010 Publicado Outubro 25, 2010 (editado) Bom dia a todos.... Após 1 ano a comprovar à minha esposa que era responsável suficiente para ter um aquario (água doce 30 lts), obtive finalmente carta verde para o verdadeiro aquario que sempre sonhei, água salgada 140x60x60 Adquiri o material todo aqui no fórum, composto por: Aquario 140x60x60 Movel inox sump (2 estágios + deposito para agua doce de reposição) 36 kilos de areao "maturado" recheado de equipa de limpeza 10 kilos de rocha viva Filtro UV 25w Barry Whyte Refrigerador Teco Tr20 Escumador Bubble king Super Marine 250 2 conjuntos Lumen Brigth com lampada Hqi 250w e respectivos balastros 1 set de leds Aquaray Duo cor reefblue 2 bombas eheim 1 bomba de circulação sun adquiri hoje uma Bomba Vortech mp40w Levantei no sábado passado, no mesmo dia pus do local definitivo. Lavei vidros e fundo com parte da água salgada que trouxe. Espalhei areao e enchi com a restante água que estava no aquario antes do transporte (+/- 300 Lts) Coloquei rocha e liguei a circulação para assentar... No domingo fui ao Guincho buscar mais 150 litros água, medi a salinidade e completei com 30 litros de água destilada. QESTÕES: 1- CIRCUITO DO EQUIPAMENTO a minha ideia seria: 1) água entra na sump 1º estágio onde está o cone de rede (desculpem a falta de termos tecnicos), o carvão e o termostato. 2) Passa para o 2º estágio de onde está o escumador, aí tenho uma bomba eheim com fluxo de 1000 lt/hr a enviar para o filtro UV, que por sua vez envia para o refrigerador e por sua vez drectamente á 2ª bomba da eheim que faz retorno para o aquario a minha primeira questão é esta estrá bom assim ou: deveria a saida do refrigerador voltar para o 2 estágio onde a 2ª bomba envia o que lá estivesse? é melhor usar a terceira divisória da sump para fazer deposito da água do refrigerador e não ter reposição de água doce Automática? 2- NIVEL DE ÁGUA Como é que sei qual o nivel de água que que deve estar na sump? isso influencia o trabalhar do escumador? 3 - CIRCULAÇÃO DE ÁGUA A 1ª bomba está a enviar para o filtro uv a 1000 lts/hr dá para regular até 2000 lts/hr, qual é melhor??? A 2ª bomba está a fazer retorno a 3000 lts/hr dá para regular até 5000 lts/hr, qual é melhor???? A vortech MP40w é suficiente para este aquario? tem um caudal até 1900lts/hr, dá para fazer diversos efeitos. Deixo ficar a Sun?? terei de comprar outra vortech? 4- ILUMINAÇÃO Quando entrei com os reflectores Lumen Bright e balastros, ia caindo a casa :D Tive que dar a volta e comprometi-me a investir nas leds Estava a pensar na Aquabeam 1500XG Ultima (2 conjuntos) cor Ocean white e conjugar com as Aquaray Duo cor reefblue que já tenho. é suficiente? consigo conjugar as duas? não ficarei com o aquario às riscas? 5- TESTES Apenas efectuei o da salinidade, tenho de investir nos restantes. O que aconselham??? 6- INTRODUÇÃO DE VIVOS Neste momento existem dezenas de pequenos buzios, 3 ou 4 estrelas do mar presas no vidro e a movimentarem Mais uma vez peço desculpa pela falta de termos tecnicos... Caso os teste estejam ok, qual o procedimento mais corrrecto ... corais ... peixes ... qual a ordem?? 7- OUTROS Reactores, monoritização???? o que é preciso???? o que falta???? Ajudem no que puderem??? Editado Novembro 11, 2010 por Laranjeira
lsdluis Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 Bom dia a todos.... Após 1 ano a comprovar à minha esposa que era responsável suficiente para ter um aquario (água doce 30 lts), obtive finalmente carta verde para o verdadeiro aquario que sempre sonhei, água salgada 140x60x60 Adquiri o material todo aqui no fórum, composto por: Aquario 140x60x60 Movel inox sump (2 estágios + deposito para agua doce de reposição) 36 kilos de areao "maturado" recheado de equipa de limpeza 10 kilos de rocha viva Filtro UV 25w Barry Whyte Refrigerador Teco Tr20 Escumador Bubble king Super Marine 250 2 conjuntos Lumen Brigth com lampada Hqi 250w e respectivos balastros 1 set de leds Aquaray Duo cor reefblue 2 bombas eheim 1 bomba de circulação sun adquiri hoje uma Bomba Vortech mp40w Boas ,não referiste a rocha morta e essa deveria de estar a limpar no aquario só com agua e bombas e escumador ligado, e só depois passado 2 semanas é que adicionavas a rocha viva Levantei no sábado passado, no mesmo dia pus do local definitivo. Lavei vidros e fundo com parte da água salgada que trouxe. Espalhei areao e enchi com a restante água que estava no aquario antes do transporte (+/- 300 Lts) Coloquei rocha e liguei a circulação para assentar... No domingo fui ao Guincho buscar mais 150 litros água, medi a salinidade e completei com 30 litros de água destilada. QESTÕES: 1- CIRCUITO DO EQUIPAMENTO a minha ideia seria: 1) água entra na sump 1º estágio onde está o cone de rede (desculpem a falta de termos tecnicos), o carvão e o termostato. 2) Passa para o 2º estágio de onde está o escumador, aí tenho uma bomba eheim com fluxo de 1000 lt/hr a enviar para o filtro UV, que por sua vez envia para o refrigerador e por sua vez drectamente á 2ª bomba da eheim que faz retorno para o aquario a minha primeira questão é esta estrá bom assim ou: deveria a saida do refrigerador voltar para o 2 estágio onde a 2ª bomba envia o que lá estivesse? é melhor usar a terceira divisória da sump para fazer deposito da água do refrigerador e não ter reposição de água doce Automática? No primeiro estagio deveria de estar o escumador e no segundo estagio a bomba de retorno mais o circuito do chiller e do uv pondo as 2 bombas em cantos opostos .A bomba de 1000lt (podia ser de 600lt)apanha agua num canto ,faz o circuito (uv + chiller) e despeja a agua em cima(ao pé) da bomba de retorno .Esta penso que é a maneira mais facil. 2- NIVEL DE ÁGUA Como é que sei qual o nivel de água que que deve estar na sump? isso influencia o trabalhar do escumador? Os escumadores têem uma altura maxima e minima de agua(vê no manual) .Por exemplo Se a tua sump tiver 45 de altura pões a 30 cm de alto e desligas a bomba de retorno ,e a agua que vem do aquario não pode transbordar fora da sump ,portanto tens que ter margem de manobra .Se o nivel de agua for muito alto para o escumador podes-lhe dar altura com eggcrate ou outro material que não altera a agua 3 - CIRCULAÇÃO DE ÁGUA A 1ª bomba está a enviar para o filtro uv a 1000 lts/hr dá para regular até 2000 lts/hr, qual é melhor??? A 2ª bomba está a fazer retorno a 3000 lts/hr dá para regular até 5000 lts/hr, qual é melhor???? A vortech MP40w é suficiente para este aquario? tem um caudal até 1900lts/hr, dá para fazer diversos efeitos. Deixo ficar a Sun?? terei de comprar outra vortech? A 1ª já respondi em cima. um retorno de 3000lt chega .Para já eu ficava só com a vortech e a sun sun ,e mais tarde se visse necessidade comprava outra. 4- ILUMINAÇÃOQuando entrei com os reflectores Lumen Bright e balastros, ia caindo a casa Tive que dar a volta e comprometi-me a investir nas leds Estava a pensar na Aquabeam 1500XG Ultima (2 conjuntos) cor Ocean white e conjugar com as Aquaray Duo cor reefblue que já tenho. é suficiente? consigo conjugar as duas? não ficarei com o aquario às riscas? Tenho uma má noticia, mas acho que para o teu aquario idealmente seriam 6 conjuntos ,atamancado um pouco 4 conjuntosExistem já no mercado calhas que utilizam 2 tipos de iluminação (leds e t5) da marca blau e ATI.Penso que não ficariam tão caras 5- TESTES Apenas efectuei o da salinidade, tenho de investir nos restantes. O que aconselham??? Para já só vais precisar dos teste de nitratos, nitritos e amonia ,mais tarde(2 ou 3 meses) mg,ca e kh. [ b]6- INTRODUÇÃO DE VIVOS[/b]Neste momento existem dezenas de pequenos buzios, 3 ou 4 estrelas do mar presas no vidro e a movimentarem Daqui a 2 ou 3 meses a gente fala Mais uma vez peço desculpa pela falta de termos tecnicos... Caso os teste estejam ok, qual o procedimento mais corrrecto ... corais ... peixes ... qual a ordem?? Equipa de limpeza depois do ciclo feito ,e depois corais moles e só lá para o 4º ou 5º mês os peixes. 7- OUT Reactores, monoritização???? o que é preciso???? ROSo que falta???? Ajudem no que puderem??? Faz-te falta um osmoregulador,refratometro e um reactor de kalkwasser,e uma osmose . o filto uv ´so o deves ligar quando introduzires algum peixe e só 4 ou 5 horas dia. Espero ter ajudado,e bem vindo aos salgados
Laranjeira Publicado: Outubro 28, 2010 Autor Publicado: Outubro 28, 2010 (editado) Boas ,não referiste a rocha morta e essa deveria de estar a limpar no aquario só com agua e bombas e escumador ligado, e só depois passado 2 semanas é que adicionavas a rocha viva --- Não tinha qualquer rocha morta já comprei mais 15kg de rocha viva No primeiro estagio deveria de estar o escumador e no segundo estagio a bomba de retorno mais o circuito do chiller e do uv pondo as 2 bombas em cantos opostos .A bomba de 1000lt (podia ser de 600lt)apanha agua num canto ,faz o circuito (uv + chiller) e despeja a agua em cima(ao pé) da bomba de retorno .Esta penso que é a maneira mais facil. --------- a 1ª divisória não tem espaço suficiente para por o escumador, por isso pus aí o filter bag, termostato e saco carvão. na 2ª divisória o escumador, perto da sua saida uma bomba a mandar para filtro uV( que está agora desligado) a seguir refrigerador (que esta agora desligado) e finalmente um tubo liga o refrigerador á bomba de retorno. Os escumadores têem uma altura maxima e minima de agua(vê no manual) .Por exemplo Se a tua sump tiver 45 de altura pões a 30 cm de alto e desligas a bomba de retorno ,e a agua que vem do aquario não pode transbordar fora da sump ,portanto tens que ter margem de manobra .Se o nivel de agua for muito alto para o escumador podes-lhe dar altura com eggcrate ou outro material que não altera a agua --- já está regulado A 1ª já respondi em cima. um retorno de 3000lt chega .Para já eu ficava só com a vortech e a sun sun ,e mais tarde se visse necessidade comprava outra. Tenho uma má noticia, mas acho que para o teu aquario idealmente seriam 6 conjuntos ,atamancado um pouco 4 conjuntosExistem já no mercado calhas que utilizam 2 tipos de iluminação (leds e t5) da marca blau e ATI.Penso que não ficariam tão caras Para já só vais precisar dos teste de nitratos, nitritos e amonia ,mais tarde(2 ou 3 meses) mg,ca e kh. -------- 1º teste ph 8 - nh4 0,5 no2 0,5 no3 50 tenho posto reef biofuel para reduzir fosfato e nitratos Ontem fiz um TPA 180 litros hoje fiz o 2º teste ph 8 nh4 0 no2 0,25 no3 0,2 [ Daqui a 2 ou 3 meses a gente fala tem de ser tanto tempo????? Mais uma vez peço desculpa pela falta de termos tecnicos... Equipa de limpeza depois do ciclo feito ,e depois corais moles e só lá para o 4º ou 5º mês os peixes. 7- OUT Faz-te falta um osmoregulador,refratometro e um reactor de kalkwasser,e uma osmose . o filto uv ´so o deves ligar quando introduzires algum peixe e só 4 ou 5 horas dia. Espero ter ajudado,e bem vindo aos salgados desde já obrigado pela ajuda Editado Outubro 29, 2010 por Laranjeira
octopus Publicado: Outubro 28, 2010 Publicado: Outubro 28, 2010 Boas, No domingo fui ao Guincho buscar mais 150 litros água, medi a salinidade e completei com 30 litros de água destilada. Desculpa a franqueza, mas,.... erro nº 1. Nunca uses água destilada, visto que esta água é destilada em serpentina de cobre. Logo, estás a " acender o rastilho de uma bomba ". É sabido que o cobre em aquário é puro veneno, especialmente para invertebrados. Quando precisares adicionar àgua doce, usa àgua de osmose. Abraço, Paulo
Laranjeira Publicado: Outubro 29, 2010 Autor Publicado: Outubro 29, 2010 como ainda não adquiri a osmose, falaram-me em usar a água destilada para remediar. Neste momento os habitante são apenas diminuta equipa dse limpeza que vinha a povoar o areão. Boas, Desculpa a franqueza, mas,.... erro nº 1. Nunca uses água destilada, visto que esta água é destilada em serpentina de cobre. Logo, estás a " acender o rastilho de uma bomba ". É sabido que o cobre em aquário é puro veneno, especialmente para invertebrados. Quando precisares adicionar àgua doce, usa àgua de osmose. Abraço, Paulo
octopus Publicado: Outubro 29, 2010 Publicado: Outubro 29, 2010 (editado) Neste momento os habitante são apenas diminuta equipa dse limpeza que vinha a povoar o areão. O cobre ficará presente na àgua durante bastante tempo, até que as várias Tpa`s, ( muitas ), removam a totalidade da àgua com cobre. Além de ser nocivo para invertebrados, afecta também as bactérias. Abraço, Paulo Editado Outubro 29, 2010 por octopus
Laranjeira Publicado: Novembro 10, 2010 Autor Publicado: Novembro 10, 2010 NOVA ACTUALIZAÇÃO.... SETUP EQUIPAMENTO Aquário 140x60x60 Móvel inox Sump (2 estágios + deposito para agua doce de reposição) Refrigerador Teco Tr20 Filtro UV 25w Barry Whyte Escumador Bubble king Super Marine 250 CIRCULAÇÃO Bomba de circulação SunSun Bomba Vortech mp40w ILUMINAÇÃO 1 TMC Aquabeam 1000 2 TMC Aquabeam 1500 1 TMC Aquaray bleds reef blue 1 TMC AQUARAY MULTICONTROLER BASE 36 kilos de areao "maturado" recheado de equipa de limpeza 25 kilos de rocha viva VIVOS 2 Palhaços “AMPHIPRION OCELARIS” 1 Zebrasomas amarelo 1 Anémona “HETERACTIS MAGNIFICA” 1 Anémona “ENTACMEA QUADRICOLOR” verde 1 Caulastrea furcata 1 Caulastrea furcata verde fluorescente 1 Sinularia polydactyla 1 Sinularia sp. 1 Zoanthus sp. verdes com centro azul 1 Briareum sp. verde fluorecente 1 Xenia sp. branca 1 Sarcophyton ehrenbergi 1 Palyothoa castanhos com fundo verde 2 Sarcophyton 1 sarcophyton FOTOS A CAMINHO....
Jorge Gonçalves Publicado: Novembro 10, 2010 Publicado: Novembro 10, 2010 FOTOS A CAMINHO.... Isso é que está mesmo a faltar! Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
Laranjeira Publicado: Novembro 10, 2010 Autor Publicado: Novembro 10, 2010 Isso é que está mesmo a faltar! BOA TARDE... VOU VER SE CONSIGO POR FOTOS AINDA ESTA NOITE.... NESTE MOMENTO TENHO UM DILEMA ACERCA DO METODO BALLING, REACTOR CALCIO.... PARA UMA PESSOA INEXPERIENTE, COM POUCO CONHECIMENTO DE QUIMICA E SOLUÇÕES FARMACEUTICAS, O QUE ACONSELHAS????
Jorge Gonçalves Publicado: Novembro 10, 2010 Publicado: Novembro 10, 2010 O uso do Balling não é nada complicado. Vê este artigo, que descreve de forma bem simples o funcionamento do mesmo: Balling Light - A minha experiência Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
Laranjeira Publicado: Novembro 10, 2010 Autor Publicado: Novembro 10, 2010 Aqui estão as 1ªs fotos... GaleriA ESPERO CRITICAS, ELOGIOS, CONSELHOS....
Laranjeira Publicado: Novembro 10, 2010 Autor Publicado: Novembro 10, 2010 ÁLGUÉM PODE INFORMAR OU OPINAR, O QUE É ESTA "ESPONJA" PRETA NA ROCHA???
Laranjeira Publicado: Novembro 11, 2010 Autor Publicado: Novembro 11, 2010 Mais fotos: ILUMINAÇÃO: FOTO GERAL: FOTOS LATERAIS: FOTOS PROMENORES: METADE DIREITA- METADE ESQUERDA- ELEMENTO SURPRESA: ÁLGUÉM SABE O QUE É ISTO???? "ESPONJA PRETA"
Luis Rodrigues Publicado: Novembro 11, 2010 Publicado: Novembro 11, 2010 Boas na minha opnião todo o material está 5*****, tirando a iluminação. Se quiseres vir a ter duros, como a tua pergunta sobre metodos de aditivação sugere, leds, para mim, ainda não são opção. se for para moles podes ate nem ter reactores ou bombas doseadoras e simplesmente usar aditivos 2 componentes que se põem á mão. abraço
Recommended Posts