Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas acabei de trazer para casa um aquario de 125l.. ja estou registado a algum tempo e tenho andado a ler e vou montar o aquario vou precisar de todos os acessorios..

-bomba estava a pensar em externa que marca/modelo mais me recomendam?? se tiver com cotação qualidade/preço melhor ainda :)

- termostato e iluminação( luz branca preferencialmente)..

na desposição tava a pensar num plantado num dos lados e do outro lado um espaço aberto talvez só com musgo de java(ou outra planta mais rasa)

nos peixes estou a pensar em algo como:

-neons

-ramirezi

-limpa fundos pensei no Imperial pleco (adorei) mas penso que não vai ser fácil de arranjar pq nunca o vi a venda :)

-uns mollys

-guppys

-ottos

-e gostei do botia

aceitava duvidas e sugestões.. e principalmente se existe potencias problemas entre as especies de peixes que escolhi...

:)

Editado por ruipedro300
Publicado:

Olá Rui e bem-vindo…

Bomba?

Qual bomba?

Filtro? Será isso?

Se é isso, o filtro externo poderá ser melhor pois não ocupará espaço dentro do aquário e melhorará todo o conjunto, mantendo a qualidade da água por mais tempo.

Termóstato?

Se for externo, retiras mais um elemento do aquário, no entanto são caros.

Um de 100 W já resolverá a questão, mas ficará curto de a tua casa/local onde colocarás o aquário, for habitualmente frio ou se o mesmo for destapado.

Iluminação?

Plantas?

Que tipo de plantas?

Fácil manutenção?

Um tapete nunca o é.

Considera adicionar um substrato à lista.

A iluminação, aplica aquela dica do watt por litro, dará uma maior margem de manobra, a calha sairá mais cara.

Peixes?

Porque não montar tudo e depois vês como é que a tua água é ao nível de PH, GH, KH, etc. etc, e depois vês que peixes se adaptam “à tua água”?

Vá boa sorte.

Publicado:

antes de mais obrigado :)

fui a uma loja aqui na zona e de filtros externos só tinham um de 800l/h (penso que seja demasiado) e depois era de 250l/h (fica no minimo do recomendado) qual o l/h recomendado uns 350l/h sera bom??

ja comecei o tratamento dos meus troncos ;)

quanto as plantas sim preferencialmente umas de baixa manutenção.. entao para o "descampado" aconselhas-me alguma planta que seja rasa/pequena para colocar lá? sim, já tinha pensado num substrato qualquer subratrato serve?

o aquario tem calha logo só precisarei das lampadas

tenho um termostato de 100W que estava no aquario sem qualquer tipo de mautenção a uns 4 anos nao respeita o w/l. mas isso é relativamente barato nao?

e sim vou deixar os peixes para depois como é obvio é unicamente uma lista preferencial e vai depender das condições que vou conseguir ter :P

mais uma vez obrigado e venham dai sugestões.. estou mortinho para ver o aqua com vida :)

Publicado:

Boas,

Boa Sorte com o aquario. E vai dando noticias de como vai evoluindo.

Bem, respondendo as tuas perguntas.

fui a uma loja aqui na zona e de filtros externos só tinham um de 800l/h (penso que seja demasiado) e depois era de 250l/h (fica no minimo do recomendado) qual o l/h recomendado uns 350l/h sera bom??

Recomenda-se umas 2/3 vezes mais por hora que a litragem do aquario. Sim esses 350l/h acho que seria o suficiente.

quanto as plantas sim preferencialmente umas de baixa manutenção.. entao para o "descampado" aconselhas-me alguma planta que seja rasa/pequena para colocar lá? sim, já tinha pensado num substrato qualquer subratrato serve?

Pesquisa aqui. Está tudo o que precisas nesse link.

Publicado:

Só para acrescentar alguns alertas:

1 - Calma. As coisas melhores na vida sõa levadas com calma.

2 - A iluminação que colocares terá que obedecer ao balastro que lá tens, por exemplo: se for 1x24 é claro que não irás comprar uma lampada por exemplo de 36 W.

3 - Substrato são imensos: económicos (humus de minhoca, terra 100% orgânica), normais e caros. Atenção aos económicos, pois exigem alguma preparação prévia.

4 - No site que te indicaram (tropica) tens lá muitas ideias sobre plantas para pequenos plantados. É uma optima opção quando ou o conhecimento é pouco ou o guito não abunda. O meu favorito portanto.

5 - Quanto ao termoestato, verifica se o mesmo está a funcionar bem, se não se forma humidade dentro do vidro do mesmo. O aquário, como é de 125 litros, mas com as decorações irá sempre baixar, o que aproximará do valor que tens.

Publicado:

Filtro EHEIM Classic 2213 +Plus

acham que é uma boa opçao?? é que tudo o que tenho encontrado esta entre 100-150€ lojas aqui por avr.. e este penso que será suficiente e agradou.me mais o preço.. =D

tive a ver no site e ja fui cobiçar umas anubias anas na loja :animal_fish:

O termostato ja esta dentro de um balde(foi o que se arranjou) para ver se ta a funcionar minimamente bem

depois ponho aqui umas fotos com a evolução da coisa =D

Publicado:

Olá

Apesar de nunca ter tido filtros externos Eheim, reconheço a sua qualidade.

Para inicares é uma boa compra e continuará a ser uma optima escolha, tanto ao nivel do consumo, tanto ao nivel do material, pois acho que esse já trás as torneiras e restante material.

As anubias são um bom começo, pois a sua exigência é reduzida o que não quer dizer que tenham que ter algum cuidado.

Estás a experimentar o termoestato com um termometro certo? Para veres se não há muita diferença...

Vai actualizando.

Publicado: (editado)

acabei de comprar o eheim ecco pro 130 500l/h e ja traz materia

e comprei um tronco tenho outro semi tratado vou ter d o ferver pelo menos mais uma vez ..preciso do areao para comecar a trabalhar o layout.. Para no fim d semana tentar ja por agua =D

Eu vi uma areia muito fina a venda mas normalment vejo em pequenas pedras.. Qual a diferença se é que existe?

mais uma vez agradeço a ajuda.. Aproveitar enquanto o socrates nao pede imposto =D

Editado por ruipedro300
Publicado:

boas.. Falei com um amigo k da uns toques em componentes eletricas e ele pos a calha a funcionar.. Mas reparei que tem potenci d 1x35w e 1x20w.. Logo pela logica so consigo ter 55w total.. Existe alguma solucao mais barata que nao seja comprar uma calha nova? Cumprimentos

Substituir os dois balastros por um que dê para lâmpadas mais potentes e que caibam aí dentro da calha.

Por exemplo 2x45W, lâmpadas T5, acho que andam à volta dos 80 cm de cumprimento. Se couberem...deves ter 100 cm de cumprimento no aquário não?

Ficas com 90 W para os 125 litros brutos do aquário. É mais do que suficiente na minha opinião...e com mais 35 W, a questão é se cabe dentro da tua calha...

Existem outras alternativas, menos potentes e mais baratas com certeza. Esta é só uma ideia...

Esse aquário têm dois balastro diferentes é isso?

Editado por João Paulo Viegas
Publicado:

boas.. a minha calha de iluminação foi para reparação para aproveitar a caixa visto que suportes de lampadas e arrancadores ja andavam estalados daqui a uns tempos ia ter tudo partido. em principio amanha ja tenho tudo..

Vão-me oferecer uns fetos de java e o areao preto que estao num aquario só habitado por caracois neste momento. que tratamento devo dar as plantas para nao ter ja uma "manada" de caracois no aquario novo? fui a uma loja de animais e só tinham fertilizante.. se alguem souber o que posso fazer agradecia :(

obrigado cabecadura

Publicado:
boas.. a minha calha de iluminação foi para reparação para aproveitar a caixa visto que suportes de lampadas e arrancadores ja andavam estalados daqui a uns tempos ia ter tudo partido. em principio amanha ja tenho tudo..

Vão-me oferecer uns fetos de java e o areao preto que estao num aquario só habitado por caracois neste momento. que tratamento devo dar as plantas para nao ter ja uma "manada" de caracois no aquario novo? fui a uma loja de animais e só tinham fertilizante.. se alguem souber o que posso fazer agradecia ;)

obrigado :)

Sendo que os caracóis depositam ovos nas plantas em breve vais ter bastantes inquilinos no teu aquário;)

Esquece os fertilizantes líquidos que se vendem nas lojas, se queres usar fertilizante usa CO2 e substrato.

Aconselho te os fetos de java que indicaste, são muito resistentes, e reproduzem se bem além de serem de crescimento rápido, e para plantas mais pequenas tens as anubias que são ainda mais resistentes mas de crescimento lento.

Neste caso até te digo que basta teres uma boa iluminação para elas(anubias e fetos de java) ficarem bem:)

Espero que já saibas o que é o ciclo do azoto, se não souberes procura pelo fórum e informa-te para não teres surpresas tristes.

Relativamente aos peixes que falaste, conforme já te disseram, vai com calma e depois de tudo muito bem preparado e de teres a água bem ciclada é que deves preocupar te com isso mas desde já se queres ter guppies e mollys, esquece os ramirezis davam te cabo das criações para além de que são animais bastante sensíveis que para iniciantes não recomendo;)

Qualquer coisa apita.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Bem.. acabei de encher o aqua :D filtro e termostato a funcionar.. substrato.. areao.. 3 troncos e algumas plantas amanha ja acresto mais..

amanha ponho ja umas fotos :)

ph - 7.0 a fugir para o 7.5

no2 - 0.0 fiquei admirado.. nao era suposto eu ter que atingir o zero para ter bicharada?? acabei de encher e foi o resultado que obtive :s

cansado depois de umas horas a volta do aquario, mas valeu a pena :)

Editado por ruipedro300
Publicado:

Boas!

Desde já bem vindo à maluquice!

Neste momento não tens nitritos, NO2, pois ainda não existe nehuma colónia de bactérias establecida para te transformar a amónia NH3 em nitritos... Daí estes estarem a zero!

Vai adicionando um pouco de comida todos os dias, ou dia sim dia não para criares amónia na agua e começares a establecer uma colónia de bactérias!

Publicado:

Já te responderam a questão:)

Mete dois ou três flocos dia sim dia não para isso começar a fermentar ehehehe.

Depois é ires fazendo os testes para acompanhar a evolução do ciclo e tudo irá correr bem.

Lembra te sempre que a paciência é uma virtude por isso nada de pressas.

Grande abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

boas..

estive ausente uns dias em trabalho. o aquario ficou um bocadinho ao "abandono" so me vieram colocar a comida de 2 em 2 dias ontem tive que retirar um dos troncos porque estava a sair uma espuma branca ou bolor. retirei-o logo e ja esta a levar novo tratamento ;) os vidro esta bastante riscado mas pelo que vi não é facil tirar os riscos :D penso que vou ter de me contentar com eles

e so hoje fiz mais testes ao meu aqua que obtive os seguintes resultados:

-temperatura = 26º

-ph = 7.5

-No2 = 0

-No3 = 10mg/l

- Nh3+NH2 = 1,0 mg/L

sugestoes e dicas são sempre bem vindas :)

algumas fotos depois de montado.. hoje encontrei 1 caracol a passear pelo tronco da 3ª imagem

as plantas são as que me ofereceram mas ja levaram um pequeno upgrade :^p

13207966.jpg

16873083.jpg

82493496.jpg

Editado por ruipedro300
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!