Lampadas T8 ou T5?


Recommended Posts

Boas

 

Tenho 2 aquarios onde tenho uma mistura de lampadas, 1 T8 de 30w e 1 T5 de 21w.

O meu problema é que as T5 fundem-se facilmente os balastros eletronicos não sei se por estarem perto das lampadas parece que queimam, já pensei em por só T8 mas as outras mais pequenas dão muito mais jeito.

Será que alguem tem uma ideia do porquê destes problemas com as T5?

 

Obg

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T5 a fundirem-se com frequência ? Isso é uma novidade para mim!

 

Como deves saber, a iluminação com base em T8 está completamente ultrapassada. As T5 surgiram como substitutas, pois consomem menos e possuem uma relação Lumen/watt muito mais interessante!

 

Se fosse a ti revia as ligações e experimentava substituir o balastro, pois isso não é normal!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A única causa que estou a "ver" para esse resultado, é o balastro que alimenta a T5 estar sobre dimensionado. Deve ser para uma lâmpada de potência superior à que lá tens ligada, ou seja 21 Watts.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obg pelas respostas, mas as T5 que eu tenho até são daqueles kits já com tudo por isso não sei que balastro tem lá dentro mas penso que esteja adequado, será que o calor provocado pelo balastro da T8 é excessivo devido á proximidade (+ ou - 7 cm).

 

Abraço

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Kitts já com tudo? Daquelas armaduras que normalmente se colocam nas cozinhas? É que se forem dessas, o facto de estarem num "ambiente" fechado, e como dizes com uma fonte de calor próxima, o balastro das T8, é normal que estoirem! Essas armaduras não estão preparadas para esse tipo de ambiente.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sempre a aprender...

Sim são desses kits e como o plástico onde está o balastro fica queimado, dai a minha dedução de ser o balastro "a dar o berro".

Então se puderes explica-me uma coisa: existem balastros especificos para suportarem mais calor ou terei sempre de tirar a T8 e respectivo balastro para puder por T5 nas minhas calhas?

 

Obg

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Umas fotos davam jeito para perceber melhor a "coisa".

 

Assim a "frio", uma boa escolha seria trocares essa T8 por uma T5, e colocares um balastro electrónico 2x21Watts.

 

Melhor ainda: essas T5 que tens, são as chamadas HE, e têm 84,9 cms de comprimento. Com o mesmo tamanho tens as T5 HO, de 39 Watts. Duas T5 HO 39Watts e um balastro 2x39Watts e ficas bem servido. Claro está que tudo depende do espaço onde isso está colocado. Mais uma vez umas fotos davam jeito.

 

 

 

Lâmpadas T5HE 21Watts

 

Lâmpada T5HO 39Watts

 

Balastro 2x39Watts para T5

 

( Info retirada de da loja online do Ramirezi, patrocinador do Fórum )

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obg pelos conselhos e tenho espaço fisico para duas de 39w sim, sera por ai que vou mudar estas calhas.

 

Obg, abraço

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.