Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

Numa época em que os plantados explodiram e em que surgem tantas novas propostas no mercado dedicadas exclusivamente aos "Jardineiros Aquáticos", creio que é importante perguntar:

Existe o substrato ideal?

Devemos gastar fortunas num Powersand ou apanhar cascalho de 3mm num rio qualquer ao pé de casa? :roll:

O resultado será assim tão diferente?

Fica a pergunta. Quem tiver opinião formada que responda ;)

Abraços,

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Publicado:

-Quanta powersand e quantas plantas tem o rio onde apanhas o areão...

-O estilo takashi amano teoricamente é um estilo "n_ _ _ _ _" ...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Ok,

Então dêem-me a vossa opinião:

Para um plantado de 170X60X65 estou a pensar pôr 2cm de Power Sand ADA e 5 cms de fluorite Seachem. Só.

Acham bem ? Será o melhor?

Abraços,

Miguel

Publicado:

Olá, eu poupava mesmo ai, comprava areão ao quilo e juntava-lhe algumas pastilhas. Mas isto é a minha opinião, se te sentes mais confiante assim.

A verdade é que o areão que temos no aquário já com um certo tempo tem tanto para dar às plantas como um desses de marca. Supostamente o areão é para esconder! Só nos casos em que é para estar visível é que se deve ter o aspecto em consideração, desde que seja inerte e tenha um tamanho bom para as raizes, nem muito grande nem muito pequeno, por mim é o mais barato que houver.

26675160.img.jpg

Publicado:

Olá Sérgio,

Mas isto é a minha opinião, se te sentes mais confiante assim.  
:arrow::arrow:

Eu não me quero sentir confiante, quero é ter um bom plantado :arrow::wink::P

Achas então que esqueço a Power Sand, esqueço a fluorite e compro só 150Kgs de areão de rio com 3mm de granolumetria. Junto uns sticks... e já está?

(Se me disseres que sim, essa é a melhor notícia que recebo nos últimos tempos - tenho gasto tanto dinheiro nisto...)

Abraços,

Miguel

Publicado:

Olá, já ta podia ter dado, :arrow: há mais tempo!

Olha a conclusão que cheguei com o uso de substratos, mesmo alguns de marca que tenho nos meus aquários, é que não compensa. Há muita malta que vai contrapor o que estou a dizer. Tenho o Seachem fourite, e o Florabase da Red Sea, em aquários diferentes, o florabase então é muito bonito mas é para esqueçer, mexer um pouco no fundo e ficas logo com a água toda turva, outro aspecto é que aquilo parece que não consegue suster as plantas, no meu caso tal como em outros aquários que faço manutenção, verifiquei que as plantas se enterram!! Eu cheguei a retirar imensos rebentos de Glossostigma que estavam enterradas. Caso optes vai pelo da Seachem que tem produtos muito bons para plantas, ou vai mesmo para esse areão que dizes, com 3 mm.

Poupas ai e compras fertilizante liquido, a gama da seachem ou da kent tem prudutos com nutrientes em separado de excelente qualidade.

26675160.img.jpg

Publicado:

OK Sérgio,

Partindo do princípio que me quero sentir só um bocadinho confiante :D , o que achas de misturar então a Fluorite Seachem com o areão de 3mm?

E achas que resultará melhor em mistura, ou em camadas tipo Amano?

Que proporção usarias?

Abraços,

Miguel