Recommended Posts

Publicado

Vou aumentar tamanho do aquario para 250L.

Tenho um temostato do antigo com 150W que de certo nao chegará para o novo.

Tenho ainda um com 100W da mesma marca.

Colocar os 2 ou comprar um novo??? Os dois servem. E o orçamento estado familiar nao permite nova compra por isso tem de ser. Agora:

Proximos um do outro ou junto???

Como obter maior rendimento.

Obrigado

Publicado:

O melhor é mesmo comprares só um termostato com a potência acima do recomendado (para o teu aquario diria 300W). É que ao contrário do que eu também pensava os termostatos com mais potência poupam energia ao final do dia já que se ligam muitas vezes menos e durante menos tempo.

Publicado:

Olá

Se o aquário estiver numa zona em que as temperaturas não variem muito, o termostato de 150W será suficiente. Se verificares que ele não é suficiente (o que eu duvido) colocas o segundo também dentro do aquário que os dois aguentam seguramente com os 250 litros de água. Em tempos de crise, ou não, não devemos desperdiçar recursos. Quanto à questão de ser mais económico um aquecedor mais potente, lamento mas não estou de acordo, pois essa afirmação não é correcta uma vez que para a mesma quantidade de calor libertado para a água, o custo da energia necessária é o mesmo (um aquecedor mais potente está ligado menos tempo mas com uma potência e portanto um consumo maior por unidade de tempo, e um aquecedor menos potente está mais tempo ligado e com uma potência e um conumo menor por unidade de tempo).

Cumprimentos

Publicado:

Sim tem razão tive a ver posts sobre o problema de sobre-dimensionamento do termostato e a minha impressão não é correcta :) Eu tenho tarifa tri-horária e um temporizador digital aproveito as horas mais baratas (desliga-se no inverno das 8:55 às 10:35 e das 17:55 às 20:35) para ligar o termostato sem ter grandes oscilações de temperatura e fica mais barato e melhor para o ambiente mas pouco tem a ver com a potência e aí estava completamente errado. :)

Publicado:

Entao como a crise aperta e visto que a maioria concorda vai um e cada lado.

O mais potente perto da saida de agua e o mais fraco no local de entrada de agua para filtro

Obrigado

Publicado:

É melhor ter dois aquecedores de menor potência, um em cada lado do aquário, por uma razão muito simples, os aquecedores avariam com regularidade, e em caso de avaria de um o outro assume o problema. Sendo que em 250 litros de aquário deves ficar com uns 200 de água ou até menos pode-se fazer bem isso, dois de 150w e não vais ter consumos exagerados, isto aprendi com prática a alguns anos, dois aquecedores, dois filtros etc...

Publicado:

Boas,

Santa crise ! Há alturas em que dá jeito! Como esta.... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Ficas mais bem servido com 2 termostatos! Como tens. Mesmo que com menos potencia.

Assim, se um avariar, o outro não deixa descer tanto a temperatura!

Mega abração,
ALLEN

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!