enfcoentrao Publicado Outubro 23, 2010 Publicado Outubro 23, 2010 Vou aumentar tamanho do aquario para 250L. Tenho um temostato do antigo com 150W que de certo nao chegará para o novo. Tenho ainda um com 100W da mesma marca. Colocar os 2 ou comprar um novo??? Os dois servem. E o orçamento estado familiar nao permite nova compra por isso tem de ser. Agora: Proximos um do outro ou junto??? Como obter maior rendimento. Obrigado Citar
Nuno F Mendes Publicado: Outubro 23, 2010 Publicado: Outubro 23, 2010 O melhor é mesmo comprares só um termostato com a potência acima do recomendado (para o teu aquario diria 300W). É que ao contrário do que eu também pensava os termostatos com mais potência poupam energia ao final do dia já que se ligam muitas vezes menos e durante menos tempo. Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Outubro 23, 2010 Publicado: Outubro 23, 2010 Olá Se o aquário estiver numa zona em que as temperaturas não variem muito, o termostato de 150W será suficiente. Se verificares que ele não é suficiente (o que eu duvido) colocas o segundo também dentro do aquário que os dois aguentam seguramente com os 250 litros de água. Em tempos de crise, ou não, não devemos desperdiçar recursos. Quanto à questão de ser mais económico um aquecedor mais potente, lamento mas não estou de acordo, pois essa afirmação não é correcta uma vez que para a mesma quantidade de calor libertado para a água, o custo da energia necessária é o mesmo (um aquecedor mais potente está ligado menos tempo mas com uma potência e portanto um consumo maior por unidade de tempo, e um aquecedor menos potente está mais tempo ligado e com uma potência e um conumo menor por unidade de tempo). Cumprimentos Citar
Nuno F Mendes Publicado: Outubro 23, 2010 Publicado: Outubro 23, 2010 Sim tem razão tive a ver posts sobre o problema de sobre-dimensionamento do termostato e a minha impressão não é correcta Eu tenho tarifa tri-horária e um temporizador digital aproveito as horas mais baratas (desliga-se no inverno das 8:55 às 10:35 e das 17:55 às 20:35) para ligar o termostato sem ter grandes oscilações de temperatura e fica mais barato e melhor para o ambiente mas pouco tem a ver com a potência e aí estava completamente errado. Citar
Rui Galrão Publicado: Outubro 23, 2010 Publicado: Outubro 23, 2010 eu por mim punha um em cada lado do aquário.. que é a norma em aquário de grande porte e/ou comprido, podes aplicar nesse.. Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
enfcoentrao Publicado: Outubro 24, 2010 Autor Publicado: Outubro 24, 2010 Entao como a crise aperta e visto que a maioria concorda vai um e cada lado. O mais potente perto da saida de agua e o mais fraco no local de entrada de agua para filtro Obrigado Citar
Fernando_regio Publicado: Outubro 28, 2010 Publicado: Outubro 28, 2010 É melhor ter dois aquecedores de menor potência, um em cada lado do aquário, por uma razão muito simples, os aquecedores avariam com regularidade, e em caso de avaria de um o outro assume o problema. Sendo que em 250 litros de aquário deves ficar com uns 200 de água ou até menos pode-se fazer bem isso, dois de 150w e não vais ter consumos exagerados, isto aprendi com prática a alguns anos, dois aquecedores, dois filtros etc... Citar
André Allen Publicado: Outubro 28, 2010 Publicado: Outubro 28, 2010 Boas, Santa crise ! Há alturas em que dá jeito! Como esta.... .png' alt=':biggn:'> Ficas mais bem servido com 2 termostatos! Como tens. Mesmo que com menos potencia. Assim, se um avariar, o outro não deixa descer tanto a temperatura! Citar Mega abração,ALLEN
Recommended Posts