Recommended Posts

Publicado

Ora boas!

 

Eu para o Natal estou pensar adquirir um aquário, num dos patrocinadores daqui, com dimensões 60 x 35 x 40 = 84 litros, iluminação 2x 15W T8, com um filtro EHEIM ECCO 2232.

Ora a minha ideia é fazer um plantado, algo denso mas nada de exigência muito grande visto que seria para eu aprender porque até agora só consigo manter anúbias. :S

 

Pois a minha ideia era fazer uma coisa bem feitinha logo do início, substrato fértil, uma cobertura de boa granulometria, um bom estudo de hardscape, e um sistema de CO2. Visto que eu tenho um bar, garrafas de CO2 das grandes é coisa de fácil acesso e recarga.

 

Agora a minha dúvida é será mais vantajoso adquirir o redutor e a válvula solenóide ( é assim que se chama a peça para desligar o gás durante a noite certo? ), o difusor/reactor e o conta gotas a parte? Isto partindo do princípio que a rosca é a mesma...

Publicado:

Boas! A minha também é uma botija da cerveja, e quando a comprei, o senhor fez-me um favor e vendeu-me também o redutor de pressão.

 

Agora, a válvula selenóide é algo que me falta, e... faz falta. Outra coisa que deves adquirir é um difusor. O conta-bolhas dispenso, pela saida do CO2 pelo difusor sei ver + ou - qual a quantidade que deve ser administrada no aqua.

 

Também é importante um teste de CO2 permanente.

 

No setup que delineaste, reparei na quantidade de luz. 30W para 80 litros de água é claramente insuficiente, tendo em conta que vais colocar um substrato fértil, CO2, etc. De modo a rentabilizares o CO2 que vais colocar no aqua, e até para fazer sentido colocares esse mesmo CO2, eu colocaria não menos que o dobro da iluminação que referiste (60 a 70W), e um bom reflector.

 

Não sei se é o teu primeiro aqua, mas se for parabéns, entraste num grande hobby! E não te esqueças:

- a pressa é inimiga da Natureza de um aquário. Quando montares o aqua, deixa no minimo um mês o mesmo a ciclar, apenas com as plantas e alguns caracois, que podes ir alimentando muito, muito pouco. Passado esse mês, testa a Amónia, se estiver a zero, faz uma tpa de 30% e mete os primeiros peixes, poucos de cada vez.

- Não cedas à tentação de encheres o aquário de peixes. Lembra-te que peixes de cardume precisam de no minimo 5 individuos, portanto opta por apenas uma espécie de cardume, uma espécie de fundo e outra de superficie. Para teres uma ideia, num aqua de 80L eu colocaria um cardume de 10 Cardinais, 5 Corydoras, três Ottocynclus, 2 Ancistrus e uma colónia de camarões. Não mais do que isto, está lotação esgotada. Nesse aqua eu não colocaria Escalares, Discus, Plecostumus,etc,etc, peixes que atingem dimensões elevadas.

- Os peixes são diferentes, e um dos parâmetros que devemos a todo custo respeitar é o PH. Cardinais (PH 6.0), não convivem com Guppys (PH 8.0). Como vais ter CO2, e consequentemente um PH ácido, escolhe peixes que prefiram PHs ácidos.

- Faz das tpa's algo sagrado. Nos primeiros meses uma tpa semanal de 25%, e quando o aqua estiver maturado uma tpa quinzenal de 30% são o garante da qualidade da água. Certifica-te que a água da tpa está +- à mesma temperatura da que está no aqua.

- E por último: lê muito antes de cada passo. Boa sorte!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.