Solrac_lx Publicado Outubro 23, 2010 Publicado Outubro 23, 2010 Ora boas! Eu para o Natal estou pensar adquirir um aquário, num dos patrocinadores daqui, com dimensões 60 x 35 x 40 = 84 litros, iluminação 2x 15W T8, com um filtro EHEIM ECCO 2232. Ora a minha ideia é fazer um plantado, algo denso mas nada de exigência muito grande visto que seria para eu aprender porque até agora só consigo manter anúbias. :S Pois a minha ideia era fazer uma coisa bem feitinha logo do início, substrato fértil, uma cobertura de boa granulometria, um bom estudo de hardscape, e um sistema de CO2. Visto que eu tenho um bar, garrafas de CO2 das grandes é coisa de fácil acesso e recarga. Agora a minha dúvida é será mais vantajoso adquirir o redutor e a válvula solenóide ( é assim que se chama a peça para desligar o gás durante a noite certo? ), o difusor/reactor e o conta gotas a parte? Isto partindo do princípio que a rosca é a mesma... Citar
Vasco Matos Publicado: Outubro 23, 2010 Publicado: Outubro 23, 2010 Boas! A minha também é uma botija da cerveja, e quando a comprei, o senhor fez-me um favor e vendeu-me também o redutor de pressão. Agora, a válvula selenóide é algo que me falta, e... faz falta. Outra coisa que deves adquirir é um difusor. O conta-bolhas dispenso, pela saida do CO2 pelo difusor sei ver + ou - qual a quantidade que deve ser administrada no aqua. Também é importante um teste de CO2 permanente. No setup que delineaste, reparei na quantidade de luz. 30W para 80 litros de água é claramente insuficiente, tendo em conta que vais colocar um substrato fértil, CO2, etc. De modo a rentabilizares o CO2 que vais colocar no aqua, e até para fazer sentido colocares esse mesmo CO2, eu colocaria não menos que o dobro da iluminação que referiste (60 a 70W), e um bom reflector. Não sei se é o teu primeiro aqua, mas se for parabéns, entraste num grande hobby! E não te esqueças: - a pressa é inimiga da Natureza de um aquário. Quando montares o aqua, deixa no minimo um mês o mesmo a ciclar, apenas com as plantas e alguns caracois, que podes ir alimentando muito, muito pouco. Passado esse mês, testa a Amónia, se estiver a zero, faz uma tpa de 30% e mete os primeiros peixes, poucos de cada vez. - Não cedas à tentação de encheres o aquário de peixes. Lembra-te que peixes de cardume precisam de no minimo 5 individuos, portanto opta por apenas uma espécie de cardume, uma espécie de fundo e outra de superficie. Para teres uma ideia, num aqua de 80L eu colocaria um cardume de 10 Cardinais, 5 Corydoras, três Ottocynclus, 2 Ancistrus e uma colónia de camarões. Não mais do que isto, está lotação esgotada. Nesse aqua eu não colocaria Escalares, Discus, Plecostumus,etc,etc, peixes que atingem dimensões elevadas. - Os peixes são diferentes, e um dos parâmetros que devemos a todo custo respeitar é o PH. Cardinais (PH 6.0), não convivem com Guppys (PH 8.0). Como vais ter CO2, e consequentemente um PH ácido, escolhe peixes que prefiram PHs ácidos. - Faz das tpa's algo sagrado. Nos primeiros meses uma tpa semanal de 25%, e quando o aqua estiver maturado uma tpa quinzenal de 30% são o garante da qualidade da água. Certifica-te que a água da tpa está +- à mesma temperatura da que está no aqua. - E por último: lê muito antes de cada passo. Boa sorte! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts