Recommended Posts

Publicado

Acabei de montar um aquário novo com cerca de 300L para os ciclídeos do Malawi que tinha e vou ficar com um aquário de 200L (80,50,50) livre.

Estou indeciso entre fazer um plantado, mas acho que para 1ª tentativa nos plantados 200L talvez seja demasiada areia para a minha camionete, ou então fazer o plantado num aqua de 70L, que tenho desactivado, e montar o de 200L para ciclídeos do Tanganica.

Precisava das vossas opiniões e experiências e já agora se alguém me pudesse dar o setup de aquários com capacidade semelhante...

Publicado:

Bem talvez fazeres 70L o plantado e nos 200L os tanga matavas 2 coelhos :(

Neste momento estou a fazer um tanga de 200L (100*40*50*) setup:

Volume 200Lts (100*40*50)

Filtro EHEIM 2215

Aquecimento * 300W

Iluminação 25WSolar Tropic & 25W Solar Natur

Será um Casal de Juli * Breveris * Occeallatus e Cyprichormis mas isto são as minhas opções agora existem inumeras : )

¸.·´¯`·.¸><((((º> Carlos Escórcio

Publicado:

Olá, sem dúvida um plantado, só tens que ter atenção a um promenor, 50cm de alto tens que ter boa iluminação. Podes ter uma camada grande de areão e matas dois coelhos de uma vez só.

Por outro lado a favor tens uns excelentes 50 cm de fundo, que irá dar uma boa profundidade.

26675160.img.jpg

Publicado:

Obrigado pelas vossas opiniões, Sérgio realmente preferia um plantado, especialmente depois de ver ao vivo, na Aquadecor, o teu aquário e a lição de como montar um plantado.

Já que apareceste por aqui, umas perguntas:

1- Que quantidade de luz?? 200W, menos?

2- Que tipo de iluminação? HQI? fluorescentes?

3- No aquário que montaste na Aquadecor colcaste uma camada de areão mais grosso por baixo e cobriste de areia, mas segundo me lembro na altura disseste que a areia não era o mais indicado. Que tipo de substrato costumas colocar por cima desse arão mais grosso?

3- Arranjei uns troncos de videira que estou a "tratar", achas que os posso colocar?

Para além disso tenho muitas dúvidas das minhas capacidades de aquascaping.

Publicado:

Olá, respondendo às perguntas:

Eu colocaria 200W no mínimo, sabendo que posteriormente iria querer plantas mas exigentes, poupas no filtro e gastas na iluminação.

Definitivamente flourescentes! HQI nesse caso ficariam muito próximas uma da outra. E ter só um foco terias uma zona muito iluminada e outras de sombra.

Podes fazer isso, ou podes não fazer. O areão que viste no aquário do stand é areão normal comprado ao peso, o que se passou foi que ao longo dos tempos achei que tinha pouco areão e fui colocando outras camadas, e não foram de areão parecido, por isso parece uma coisa intencional. De qualquer forma uma boa camada de areão é sempre bom para desnitrificação, realmente pode ajudar se tiver uma granolumetria maior no fundo, mas atenção existem areões porosos que são indicados para este efeito, a desvantagem é que são muito leves e de pouca densidade e acabam “migrar” para o topo do areão. Desaconselho portanto este tipo de areão.

O teu problema com eses troncos é a flutuação? No aquário de concurso lá da aquadecor os troncos depois de fervidos, ainda flutuavam. O que fiz foi peguei nuns parafusos com a “cabeça” larga e peguei numas ventosas e foi só encaixar, só depois é que meti o areão.

Quanto à última pergunta, é muito simples, tudo o que nós aprendemos é imitando, só tens que fazer o mesmo.

26675160.img.jpg

Publicado:

Ja agora aproveito a deixa :)

Quando se fala de plantados toda a atenção vai para a iluminação mas não penso que a filtragem seja de menosprezar... claro que não é tao importante como num aquario de ciclideos africanos... estarei errado?

Sergio que tipo de filtro, caudal e materias filtrantes aconselhas para esse aquario por exemplo?

Um Abraço

Um Abraço

Publicado:
Quando se fala de plantados toda a atenção vai para a iluminação mas não penso que a filtragem seja de menosprezar...

Claro...

A utilização de sistemas de filtragem que criem muita movimentação na água (estilo seco-humido) devem ser evitados... já que retiram o preciso CO2 dissolvido na agua.

:)

Publicado:

podes sempre plantar um tanganyika! o meu está quase plantado! ha ai um link de um espectacular de mbunas! vou a procura do link para veres...

Publicado:

Já que ja tens um de CA´s, vai para um plantado a serio. Tens mais opcões (a atenção naõ fica só concentrada nos peixes, mas tambem nas plantas) e podes sempre colocar uns 4 discos :shock:

dfelix: no caso de um aquario densamente plantado, as proprias plantas filtram a agua.

Abraço