Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Há alguns dias comprei um casal de mollys. Um pouco depois de os colocar no aquário notei que a fémea apresentava um comportamento muito agressivo em relação ao macho não deixando-o sair dum canto no fundo do aquário mesmo quando comia....e aí ficou ele até morrer dois dias depois! Será este comportamento normal/habitual?

Com os outros peixes não mostra qualquer agressividade.

Cumprimentos,

Luís Almeida

Publicado:

Boas,

Também tenho um casal de mollys. As minhas são negras.

Também noto um comportamento super agressivo nestes peixes mas no meu caso é o macho que carrega a fêmea. Isto explica-se pelo facto da fêmea estar grávida e não estar disponivel para acasalar. E para que é que o macho a quer se não for para fecundar?pra nada... por isso sempre que ela fica grávida é uma correria.

No teu caso não encontro nenhuma explicação lógica. Talvez a fêmea estivesse receptiva ao acasalamento e por sentir que aquele macho não era o ideal ela expulsou-o. Ele já devia estar doente ou fraco. Ela sentiu isso e arrumou-o pra canto :(

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Viva Nuno,

Tem lógica o que dizes...é que realmente esse comportamento só se verificou com o macho. Ela não se meteu com mais nenhum peixe do aquário! Vou ter que arranjar um macho em forma! :roll:

Tks,

Luís Almeida

Publicado:

A minha molly negra é agressiva para todos os peixes em geral e particularmente para o Panchax.. faz-me lembrar a minha ex :oops:

Publicado:

Caros amigos,

Na minha experiência com Molinésias tive oportunidade de constatar que tendencialmente esta espécie pode tornar-se agressiva para com membros da sua própria espécie se o aquário for pequeno ( para as necessidades destes animais ).

As Molinésias são peixes exigentes quanto ao espaço ( e não só ).

A agressividade depende do grau de stress e da linhagem genética.

Tendo necessidade de experimentar a resistência às baixas temperaturas consegui reunir exemplares de pelo menos 6 origens territoriais diferentes comprovadas pelo meu fornecedor que as trazia consigo dos Estados Unidos.

O grau de agressividade era sem dúvida bastante distinto e se os animais tivessem sido colhidos na natureza então é que nem um aquário de 2 metros chegava, ( especialmente se fossem poucos exemplares ).

Testemunhei casos de ataques mortais de fêmeas e de machos, sendo mais vulgares os segundos e sem consequências tão dramáticas.

Para quem tenha uma experiência destas, o meu conselho é aumentar se possível os locais de abrigo ( plantas ), introduzir mais alguns exemplares no aquário e se tudo estiver no seu lugar ( salinidade, PH, dureza, temperatura e níveis de pureza da água ) o problema será ultrapassado em breve.

Se os sintomas persistirem, só há um remédio... tratem as vossas Molinésias agressivas como Ciclídeos do Lago Malawi ( Niassa ).

Para quem tenha um pouco de terreno, em meados de Abril ponham as vossas Molinésias fora de casa ( basta um lago bem plantado com 10 m3 ). Em Setembro, se tiverem alimentado bem os vossos veraneantes verão a quantidade de peixes com que a natureza vos presenteará e o tamanho das barbatanas dorsais dos novos machos nascidos ao ar livre !!!

Preparem-se para verem exemplares de certas variedades atingirem os 15 cm ( às vezes um pouco mais, isto se não houver grande consanguinidade entre elas claro ).

Boa sorte !

Com as minhas melhores saudações

Miguel Andrade

http://www.viviparos.com

Publicado:

Viva Cyprinodon,

Essa dos Ciclídeos foi boa :lol: ....tratamento de choque presumo!

Realmente o espaço não abunda pois tenho um aquário de apenas 120 litros....no entanto em relação a isso pouco posso fazer. Ao contrário do que relatei no primeiro "post" agora constacto que efectivamente a agressividade também existe com alguns outros peixes. Ontem quando coloquei a pastilha para os peixes de fundo a danada agarrou-se à dita e não deixava as desgraçadas das coridoras nem o cascudo aproximarem-se. Acho que vou ter que arranjar um macho tamanho XL todo musculado para por ordem na coisa!....vamos lá a ver :shock:

Cumprimentos,

Luís Almeida