armcunha Publicado Outubro 21, 2010 Publicado Outubro 21, 2010 (editado) Tenho uma propriedade em Cristelo (Caminha) e penso dedicá-la a um projecto turístico (Alojamento Local). É constituída por duas partes, uma com possibilidade de construção com 1.000 m2 (vai ter duas habitações T2) e a outra agrícola com 3.000 m2 destinada a pequena floresta e pomar. Chamei à propriedade, A HORTA DAS RÃS visto andarem por lá (por vezes) algumas rãs!!! Ora, sendo a Horta das Rãs, havia necessidade de construir um habitat adequado... Nasceu daí a ideia do lago, mais ou menos a meio da horta. Tem 12 m x 11m x 1,2 m (na parte mais funda). Depois das máquinas abrirem "o buraco" (por esquecimento não há fotos) começou a montagem... Os operários? Eu e minha mulher... Bom, também por lá andou o eng. Lucarelli... Início da montagem e desenho. Já com alguma água para esticar a tela A tela ficou um bocado enrugada... Nesta altura... apareceu por lá uma râ pequenina a olhar para nós como que a pedir licença para ficar... No dia seguinte ... tinha desaparecido, para grande tristeza nossa!!! Colocação de pedras no canto onde ficará a alimentação de água de compensação A água virá, preferencialmente, da chuva. No entanto, está prevista alimentação de compensação no verão por causa da evaporação. Esta alimentação é feita a partir de um furo existente na propriedade. Num dos cantos, foi construído um "dreno" para o excesso da água de chuva. O eng. Lucarelli (Luca para os amigos) supervisiona os trabalhos e trabalhadores Começa a ganhar forma! Gravilha, que depois levará godo por cima, para tapar a tela O Luca controla a qualidade e sabor da água (nesta fase apenas alimentada a partir do furo) Outra vista Já tem algumas plantas e começa a ser um lago decorativo... Falta ainda fazer os arranjos circundantes do lago, basicamente com plantas para diminuir a presença de mosquitos (alfazemas, alecrins, verbenas, lantanas, etc.) É minha ideia que o lago seria para rãs! Amigos meus dizem-me para pôr peixes, também. A ideia que eu tenho é de que os peixes comem os girinos e acabam com as rãs!!! Será verdade? Uma ajudinha vinha mesmo a calhar... Outro problema com que me deparo é o seguinte: que plantas pôr no lago e como as pôr... São benvindas sugestões dos "experts" Editado Outubro 21, 2010 por armcunha
tmaster Publicado: Outubro 21, 2010 Publicado: Outubro 21, 2010 boas. grande projecto. existe espaço suficiente para um cardume de peixes bem grandinho.. bem os peixes até podem comer alguns girinos mas num lago desse tamanho escapam sempre muitos. se não colocares peixes vais te pragas de insectos tal como melgas e coisas assim. mesmo que queiras subir a população das rans ,elas sao muito territoriais(os machos) e correm umas com as outras e acabam por só ficar algumas. sem duvida que deveras por peixes ai. coloridos para serem vistos.. Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
armcunha Publicado: Outubro 21, 2010 Autor Publicado: Outubro 21, 2010 boas. grande projecto. existe espaço suficiente para um cardume de peixes bem grandinho.. bem os peixes até podem comer alguns girinos mas num lago desse tamanho escapam sempre muitos. se não colocares peixes vais te pragas de insectos tal como melgas e coisas assim. mesmo que queiras subir a população das rans ,elas sao muito territoriais(os machos) e correm umas com as outras e acabam por só ficar algumas. sem duvida que deveras por peixes ai. coloridos para serem vistos.. Viva Sim, é grandito mas diferente dos lagos de jardim que por aqui se vêm! Que peixes e plantas? abrs
labutes77 Publicado: Outubro 22, 2010 Publicado: Outubro 22, 2010 grande projecto. muito bonito. ha varias especies de peixes bem bonitos que podes adicionar ao lago. visita outros topicos aqui em lagos e peixes de agua fria, encontras de certeza. se tiver um molhos de plantas espalhados , há sempre girinos que ficam protegidos ate serem rãs. uns menufares ai no meio iam ficar um espanto. cumps. " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Luis Alves Publicado: Outubro 22, 2010 Publicado: Outubro 22, 2010 boas sem duvidas ..... isso precisa de uns nenufares... bastantes ate mais plantas.... sim tambem... quanto a por ou nao peixes.... bem o que eu dava para ter um lago desse tamanho para poder meter umas koi's bonitinhas. sinceramente acho que um lago desses so para ras é um desperdicio é como o tmaster disse... os girinos ... bem alguns sao comidos outros vao vingar.... certamente tambem nao queres ai centenas de ras.... penso eu
armcunha Publicado: Outubro 22, 2010 Autor Publicado: Outubro 22, 2010 boas mais plantas.... sim tambem... quanto a por ou nao peixes.... bem o que eu dava para ter um lago desse tamanho para poder meter umas koi's bonitinhas. Nenúfares, já me disseram ser melhor esperar pela primavera... Koi's ? Bom, está visto que tenho de ir a uma loja informar-me sobre peixes... E, acima de tudo, sobre os que aguentam bem um inverno frio... sim, que cá por cima faz mesmo frio!!! abrs
Luis Alves Publicado: Outubro 22, 2010 Publicado: Outubro 22, 2010 Nenúfares, já me disseram ser melhor esperar pela primavera...Koi's ? Bom, está visto que tenho de ir a uma loja informar-me sobre peixes... E, acima de tudo, sobre os que aguentam bem um inverno frio... sim, que cá por cima faz mesmo frio!!! abrs sim nenufares podes esperar ate porque agora nao se mostram muito... tipo se tiveres algum ''bidao'' grande e o puderes meter sei la numa garagem ou assim, podes sempre comprar agora os nenufares e coloca-los em vaso e tal e como vao estar mais protegidos do tempo ja vao começar a lançar raizes e tal... assim na primavera verao vais ter nenufares mais bonitos. mas nao é por ai..... peixes para aguentar o inverno... koi's claro esta e ha mais.... tipo as koi's e restantes peixes de agua fria dizem que tem de ter pelo menos 1m no lago para ficarem la parados o tempo todo. ora bem o meu deve ter na zona mais funda uns 70/80 cm ... e tive koi's e peixes vermelhos la o ano passado e nao perdi nenhum... e a agua a superficie chegou a congelar... acabei por perder todos no final do verao.... penso que talvez tenha sido a virose das carpas, porque introduzi carpas novas e alguma devia vir infectada... tens 1.20m de profundidade nao deves ter problemas.
Ricardo Fonseca Publicado: Outubro 22, 2010 Publicado: Outubro 22, 2010 Nenúfares, já me disseram ser melhor esperar pela primavera...Koi's ? Bom, está visto que tenho de ir a uma loja informar-me sobre peixes... E, acima de tudo, sobre os que aguentam bem um inverno frio... sim, que cá por cima faz mesmo frio!!! abrs Atendendo à natureza do projecto eu optaria por algo radicalmente diferente... em vez de recorrer às Kois, eu tentaria colocar nesse lago alguma fauna nacional endémica. Mas se se for para o exotismo, então porque não encher esse lago com alguns peixes originários da Argentina e Uruguai?! As dimensões, inclusive, permitem a colcação de uma Crenicichlas de maior porte, alguns Australoherus, Gymnogeophagus e peixes gato da zona... é uma sugestão já que eu, pessoalmente, acho as kois manifestamente enfadonhas! Cumps Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
armcunha Publicado: Outubro 22, 2010 Autor Publicado: Outubro 22, 2010 tipo se tiveres algum ''bidao'' grande e o puderes meter sei la numa garagem ou assim, podes sempre comprar agora os nenufares e coloca-los em vaso e tal e como vao estar mais protegidos do tempo ja vao começar a lançar raizes e tal... assim na primavera verao vais ter nenufares mais bonitos. Boa sugestão! Obgdo abrs
armcunha Publicado: Outubro 22, 2010 Autor Publicado: Outubro 22, 2010 ... alguma fauna nacional endémica. .... Crenicichlas de maior porte, alguns Australoherus, Gymnogeophagus e peixes gato da zona... é uma sugestão já que eu, pessoalmente, acho as kois manifestamente enfadonhas! Eu agradeço a sugestão, mas ... pura e simplesmente não percebo nada disto e esses nomes todos fazem-me rir da minha ignorancia!!! Cá para cima, Viana a Caminha, onde se podem encontrar essas especies? abrs
Ricardo Fonseca Publicado: Outubro 22, 2010 Publicado: Outubro 22, 2010 Eu agradeço a sugestão, mas ... pura e simplesmente não percebo nada disto e esses nomes todos fazem-me rir da minha ignorancia!!!Cá para cima, Viana a Caminha, onde se podem encontrar essas especies? abrs Existem alguns importadores nacionais que poderão aceder a essas espécies originárias do Uruguai e Argentina e fazê-las chegar a Caminha. Aconselho que contacte a Fixexotic que, designadamente, tem produção própria de algumas delas e outras poderá conseguir importar. As espécies endémicas podem ser capturadas nos nossos rios desde que respeitada a legislação da pesca e, eventualmente, de protecção da natureza. Com ambas as soluções, a nacional e a uruguaia/argentina (ou até com mistura de ambas) poderá criar um ambiente aquático mais estimulante e interessante, na minha opinão. Cumps. Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
jorgepedro Publicado: Outubro 22, 2010 Publicado: Outubro 22, 2010 Boas bonito ! peixes "vermelhos" de água fria e algumas Kois,e basta !!! tenho é curiosidade sobre a tela e o tamanho ? peça única,espessura e se puder ser o preço e local onde possa arranjar ? sorte com esse esquema...
armcunha Publicado: Outubro 22, 2010 Autor Publicado: Outubro 22, 2010 Boasbonito ! peixes "vermelhos" de água fria e algumas Kois,e basta !!! tenho é curiosidade sobre a tela e o tamanho ? peça única,espessura e se puder ser o preço e local onde possa arranjar ? sorte com esse esquema... Viva A tela tem 14 x12. Foram vulcanizados diversos panos de 2,5 m de largo. Tentei conseguir uma que se vende no MaxMat mas não havia cola para ligar os panos. Por causa da vulcanização, acabou por ficar bastante cara: 700 €. Pelo que li depois da a mandar fazer, acho que a conseguia mais barata. Vamos là a ver como se comporta... abrs
armcunha Publicado: Outubro 24, 2010 Autor Publicado: Outubro 24, 2010 Viva Vindo directamente da China, o Lago da Horta das Râs foi invadido por um pato... Com ele, e com a mesma origem, vieram também alguns nenúfares... Aparte esta brincadeira, já chegaram ao lago 6 peixes vermelhos e 2 carpas.... Ninguém dá por eles!!!! abrs
tmaster Publicado: Outubro 24, 2010 Publicado: Outubro 24, 2010 lol. já vi esses patos a venda... as carpas são muito esquivas ao inicio..já os peixes vermelhos costumam ser mais sociaveis... isto num lago medio onde lhes damos comida.. agora num desse tamanho se tiverem alguma comida vem menos comer a mao... com o tempo eles aparecem mais Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
labutes77 Publicado: Outubro 24, 2010 Publicado: Outubro 24, 2010 boas. grande projecto ... eu quando falei em menufares estava a referir-me a uns verdadeiros e nao uns directamente da china , hahahahahahahaha. continua com o bom trabalho. cumps. " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
armcunha Publicado: Outubro 24, 2010 Autor Publicado: Outubro 24, 2010 Viva O pato é o máximo! Ainda vou acabar por lhe por um motor e helice, um leme e um radio comando... Já vi um assim num dos lagos do parque da cidade do Porto e é o máximo.... O pior é se vem algum "patudo" e mo leva do lago... lol lol Os nenúfares, como estamos em Outubro e não em Março, vieram de uma loja da amizade... para alegrar o lago ehehhehehe abrs
jorge rebelo Publicado: Outubro 25, 2010 Publicado: Outubro 25, 2010 VivaO pato é o máximo! Ainda vou acabar por lhe por um motor e helice, um leme e um radio comando... Já vi um assim num dos lagos do parque da cidade do Porto e é o máximo.... O pior é se vem algum "patudo" e mo leva do lago... lol lol Os nenúfares, como estamos em Outubro e não em Março, vieram de uma loja da amizade... para alegrar o lago ehehhehehe abrs bom trabalho amigo esta lindo mesmo JORGE REBELO TELF:918666517
armcunha Publicado: Outubro 25, 2010 Autor Publicado: Outubro 25, 2010 bom trabalho amigo esta lindo mesmo As minhas costas e as "cruzes" agradecem as palavras de estímulo.... lol lol abrs
Fabio_Fatal Publicado: Novembro 9, 2010 Publicado: Novembro 9, 2010 Nã se preocupe com a segurança dos girinos porque a maior parte das rãs abandona o lago principal para a postura e desovam em poças temporarias, longe dos predadores. Parabens pelo lago, quem me dera poder ter um desses :D O meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=180150
Julius Publicado: Novembro 9, 2010 Publicado: Novembro 9, 2010 Parabéns esta mesmo muito porreiro:) Lagos não são a minha praia, não tenho conhecimentos suficientes para dar opiniões válidas. Ia te sugerir nenúfares mas já te foram sugeridos por isso limito me a sonhar com ter um assim um dia:) Pode ser que ainda va visitar caminha um dia destes e passe por ai para ver isso. Grande abraço Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
armcunha Publicado: Novembro 9, 2010 Autor Publicado: Novembro 9, 2010 Sabe bem ouvir palavras boas... Vai ser difícil as rãs irem fazer a postura noutro sítio! Não há poças na zona... Aliás uma das coisas que já me dá prazer é ver os pássaros e as rolas irem beber e tomar banho no lago! Espero que as garças e gaivotas não o descubram senão ... vai ser um verdadeiro mercado abastecedor de peixes! lol lol lol Se vier por cá... basta um mail a combinar a hora... abrs
pumba Publicado: Dezembro 31, 2010 Publicado: Dezembro 31, 2010 na primavera tenta meter jacintos de agua, alface de agua e para a parte submersa mete elodeas na primavera as loja de animais custumam se encher de novas plantas esse lago esta mesmo fixe que inveja que tenho
Gonguinha Publicado: Janeiro 2, 2011 Publicado: Janeiro 2, 2011 Mesmo grande projecto, é preciso espaço e tempo, concordo que com uns peixinhos ficava com outra "cor". Cumps
zlinck Publicado: Janeiro 3, 2011 Publicado: Janeiro 3, 2011 Viva Vindo directamente da China, o Lago da Horta das Râs foi invadido por um pato... Com ele, e com a mesma origem, vieram também alguns nenúfares... Aparte esta brincadeira, já chegaram ao lago 6 peixes vermelhos e 2 carpas.... Ninguém dá por eles!!!! abrs Boas ond posso arranjar um pato desses? :D
Recommended Posts