Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Tenho uma dúvida acerca do ciclo do azoto...

Já vi em vários tópicos a dizerem que "agora e so esperar 2 semanas para colocar os peixes". O clico do azoto e feito em relação ao tempo ou quando os niveis de amonia e nitratos tiverem a zero?

Cumprimentos,

Lupper

Editado por Lupper
Publicado: (editado)

Olá Lupper,

A ciclagem do aquário não se dá através de um certo tempo em que o aquário fica "ciruclando água" e sim reverente ao controle dos organismos que "alimentam-se" da amônia, etc.

Eu faço assim: deixo o aquário durante 1 semana circulando água para sair o cloro da água, dentre outros. Depois adiciono um pouco de água usada de outro aquário ou um pouco de comida e apos 1 dia faço os testes de amonia, nitratos etc, e comparo com os feitos novamente dentro do período de uma semana. Quando os níveis baixam, adiciono novamente água usada e assim por diante, durante 1 mês e meio. Então adiciono grupos de no máximo 3 peixes a cada semana no aquário, sempre controlando os níveis de amônia, etc.

-OBS: eu faço 2 TPAs durante o 1 mês e meio, não sei se é correto, mas eu faço e tudo ocorre bem.

Espero ter ajudado.

SmylleAndré.

Editado por SmylleAndre
Publicado:

O tempo de ciclagem do nitrogénio/azoto é relativo.!!

Cada aquário é um caso, haverá alguns a demorar mais tempo que outros.

Para saber quando está concluído, é isso mesmo que disseste, quando todos os parâmetros estiverem a zero. ;)

TPA's se forem feitas com agua velha, acho que sim.. mas tenho entendido, e tb acho que se deve de evitar.. alias nem toda a gente tem possibilidades de adquirir água de outro aquário.

Publicado:

A água velha pouca influência irá ter sobre o ciclo do azoto, o que poderá trazer beneficio será na ausência de cloro e poderá (ou não) estar estável dependendo sempre do estado do aquário de onde se retirou.

Isto pq as bactérias encontram-se presentes nos filtros e areão e quase nada na água.

Só o nome do ciclo do Azoto diz tudo, não é um ciclo com inicio e fim, tem inicio mas será renovado constantemente, os peixes comem mais aumenta a amónia, criam-se mais bactérias para transformar a amónia em nitritos e mais bactérias para transformar nitritos em nitratos... morre um peixe, ou retiramos vários e não são precisas tantas bactérias para fazer esse trabalho e morrem algumas...

A questão é dar tempo para o volume de bactérias seja criado em quantidade suficiente para conseguir realizar as transformações necessárias no mais curto espaço de tempo de forma a não atingir a fauna. Daí se recomendar a introdução de poucos peixes de cada vez.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!