estelap71 Publicado Outubro 21, 2010 Publicado Outubro 21, 2010 Boa Tarde, Tenho uma apistograma cacatuoides t.red e preciso de a passar para um aqua onde o PH está mais baixo em 0.5, ou seja, ela está com PH de 7.5 e terá de passar para um PH de 7, de resto os valores e temp são iguais. Será prejudicial? O que significa a diferença de 0.5? Obrigado Citar
dariomgsilva Publicado: Outubro 21, 2010 Publicado: Outubro 21, 2010 Boa Tarde,Tenho uma apistograma cacatuoides t.red e preciso de a passar para um aqua onde o PH está mais baixo em 0.5, ou seja, ela está com PH de 7.5 e terá de passar para um PH de 7, de resto os valores e temp são iguais. Será prejudicial? O que significa a diferença de 0.5? Obrigado é demasiado, para conseguires fazer isso terá de ser .03 em cada 24H Citar Meu Primeiro Aquário "QUIET EVENING", História do meu primeiro Aquário.
estelap71 Publicado: Outubro 21, 2010 Autor Publicado: Outubro 21, 2010 (editado) é demasiado, para conseguires fazer isso terá de ser .03 em cada 24H .03 em cada 24H??????? Desculpa a ignorância mas o que significam as 24H Editado Outubro 21, 2010 por estelap71 Citar
dariomgsilva Publicado: Outubro 21, 2010 Publicado: Outubro 21, 2010 .03 em cada 24H???????Desculpa a ignorância mas o que significam as 24H Peço desculpa errei pus mal o valor .... " ... Para que tem peixes, dois aspectos do pH são importantes. Primeiro, mudanças rápidas no pH são perturbadoras para os peixes e devem ser evitadas. Sabe-se que mudar o pH mais de 0,3 unidades por dia causa perturbação nos peixes. Assim, é importante que o pH do seu aquário permaneça constante e estável durante muito tempo. Em segundo lugar, os peixes adaptaram-se a sobreviver num dado (por vezes pequeno) intervalo da escala de pH. Deve ter a certeza que o pH do seu aquário é compatível com as necessidades especificas dos peixes que mantém. ..." http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-chem.html#reference Citar Meu Primeiro Aquário "QUIET EVENING", História do meu primeiro Aquário.
estelap71 Publicado: Outubro 21, 2010 Autor Publicado: Outubro 21, 2010 Como é que baixo então o Ph só .02? Se a diferança de .03 é aceitável e se tenho .05, então só necessito de baixar o Ph da apista em .02 Citar
Simão Santos Publicado: Outubro 21, 2010 Publicado: Outubro 21, 2010 Boas, para isso podes: usar turfa no filtro, atraves de quimicos (acidificadores), os troncos naturais tbm podem ajudar, são as soluçoes que me lembro assim de repente Nota: para perceberes o stress que causa num peixe a variação de 0,5 do ph, basta pensar que a escala do ph é uma escala logaritima (de base 10) ou seja, por exemplo, a descida em 1 valor do ph equivale à água ficar 10 vezes mais acida. Por isso é k não é aconselhado mudanças muitos grandes de uma só vez (desceres o ph em 0,5 equivale a tornares a agua 5 vezes mais ácida, o que no entanto é possivel ser feito mas não de uma só vez como disse o dario) Cumps Citar
Fernando_regio Publicado: Outubro 22, 2010 Publicado: Outubro 22, 2010 Por experiência própria não vejo grande problema, o importante é acondicionar bem os peixes, o maior problema mesmo é a temperatura, nada na natureza é estável, e mesmo peixes que especificamente se pensa serem por exemplo de ph na ordem de 6,5 na realidade vivem numa larga margem de ph, desde que a variação de ph não seja por exemplo de 5 para 8 não vejo grande problema, a maior parte das baixas são peixes debilitados de saúde, idade avançada ou no extremo oposto muito novos ainda para terem o sistema imunitário a funcionar (como acontece nas crias do bicho homem também LOL), mau cuidado com capturas, transporte, alimentação e temperatura talvez seja o maior de todos os problemas, ninguém gosta de estar a 26 graus e ir para um local oposto com 26 negativos não é? Etc... agora ph? Não creio que seja assim tão linear, a sobrevivência é uma coisa fantástica, que o diga o platy mickey que tenho que já passou por 3 ciclagens de aquário com produtos de bactérias (que é um deus nos acuda para muito pessoal) e continua de saúde, sem sinais de absolutamente nada, numa tranquilidade invejável (até para um bicho homem). Citar
estelap71 Publicado: Outubro 22, 2010 Autor Publicado: Outubro 22, 2010 É obvio que temos de ter cuidado pois não queremos q aconteça nada aos nossos peixinhos, mas vamos ver, a grande maioria tem Discus, Escalares e até Apistogramas todos eles vindos de rios da Amazonia, se virmos o que se passa lá teremos muitas respostas pois eles sofrem diferenças enormes de 6/6 meses nas águas onde habitam, basta verem o video postado pelo membro Alcaide "Equator - Rivers of the sun" - Rios de Sol que aconselho todos verem, tem 6 partes e está no You Tube. Todos nós e entre nós vendemos e compramos peixes, garantidamente não temos todos o mesmo Ph nem todos a mesma temperatura e penso que não haja muita mortalidade. Não quero com isto dizer que tenhamos que ter cuidado daí eu ter feito a pergunta para saber lidar c a situação. Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Outubro 22, 2010 Publicado: Outubro 22, 2010 Se a diferença for de realmente meio grau de pH não terás problemas em fazer a troca. Faz a aclimatização como se tivesses comprado os peixes juntando num recipiente à parte, faseadamente, água do novo aqua. Boa sorte Ricardo Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
estelap71 Publicado: Outubro 22, 2010 Autor Publicado: Outubro 22, 2010 Já agora aproveito para, se souberes responder (Ricardo) como é que faço a aclimatização num recipiente, é que sempre que compro peixes ou os mudo meto o saco dentro do aqua e vou colocando água lá para dentro e isso n me agrada nada. Então coloco-os num balde? e vou colocando água do aqua lá para dentro? e durante qto tempo? o problema de nunca ter feito assim é o medo q tenho da água arrefecer. A água n fica fria? Obrigado Citar
Lta075 Publicado: Outubro 22, 2010 Publicado: Outubro 22, 2010 põe o cacatuóides em um saco de plástico e deixe dentro do aquario para equalizar a temperatura 15 minutos. Citar Aquarismo, um pedaço da natureza em sua casa. http://aquabloglt.blogspot.com
Recommended Posts